ALUNO DE GASTRONOMIA * REPRESENTA O BRASIL NO CONGRESSO INTERNACIONAL

O Brasil será representado na gastronomia por Natalino dos Santos, acreano, um jovem de apenas 21 anos de idade no congresso internacional e o Conceito de Luxo apoia essa iniciativa.

 

Risoto no caldo de tucupi com carré de tambaqui assado na folha da bananeira. Com ingredientes tipicamente amazônicos, o jovem estudante de gastronomia do curso de Educação a Distância (EAD) da Unicesumar, Natalino dos Santos, de 21 anos, representará o Brasil no 1º Congresso Integração Culinária do Vale, que acontecerá em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 7 e 9 de julho.

O evento reunirá importantes nomes da gastronomia de diversos países – Itália, França, Espanha, Coréia, Peru, Estados Unidos, Colômbia e Brasil. Convidado por um dos chefs organizadores do evento, que conheceu seu trabalho por meio das redes sociais, o objetivo do estudante e chef é apresentar a culinária e os ingredientes do norte do Brasil principalmente para os representantes de todo o mundo.

Natalino dos Santos, trabalha como chef de cozinha em um grande hotel de Rio Branco, sabe que o mercado exige cada vez mais a qualificação dos profissionais e, por isso, decidiu fazer uma graduação. Segundo Natalino, “no Acre, até pouco tempo, não existia faculdade de gastronomia. Agora com a Unicesumar, com o melhor plano de Ensino a Distância em Gastronomia, além dos melhores professores. Foi uma benção para poder cursar.

Para o coordenador do curso de Gastronomia da EAD Unicesumar, Alexandre Gimenes, “é um orgulho imenso ter um de nossos alunos representando o Brasil em um congresso internacional. A troca de experiências e o contato com outros profissionais da área com certeza colocarão o trabalho dele em evidência”.

O jovem chef conta que não é fácil consolidar o tempo com os estudos. “Mas a plataforma de ensino a distância da Unicesumar é muito interativa. “Eu saio bem cedo para trabalhar e só volto a noite, então levo os livros na bolsa para ler e assisto às vídeos-aula em meu horário de almoço. Com esse método das aulas gravadas, torna-se bem mais fácil o aprendizado”.

Aos 21 anos, Santos é o mais jovem chef de cozinha da região norte do Brasil. Começou sua carreira aos 10 anos como auxiliar de chapa em uma lanchonete de Rio Branco. Foi então que se apaixonou pela arte de cozinhar. É autor de duas receitas famosas na região: o pastel de açaí e a pizza de nata. Atualmente, é chef de cozinha de um grande hotel, instrutor culinário e tem um projeto solidário, onde ministra cursos gratuitos para pessoas carentes.

“Comecei aos 7 anos a trabalhar como engraxate. Aos 10, um senhor me deu a oportunidade de ser auxiliar de “chapeiro”. Fui abandonado ainda criança pela minha mãe. Com o tempo, fui me apaixonando pela gastronomia e aos 16 anos me tornei chef de cozinha. Fiz participações em vários programas de TV aqui no Estado e tenho receitas divulgadas em revistas especializadas. Nos cursos gratuitos ensino as pessoas a abrir seu próprio negócio como comida é assim sair da miséria”, conta Natalino dos Santos.

Da redação

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*