“ESPECIAL – RIVIERA NAYARIT” destino de luxo no MÉXICO

A Riviera Nayarit está localizada no Estado de Nayarit e estende-se do Rio Ameca, na divisa com Puerto Vallarta (em Jalisco), até a divisa ao norte com Boca de Teacapán (Sinaloa), somando 307 quilômetros de litoral na costa do Pacífico.
 
A Riviera Nayarit é o mais novo destino turístico do México com uma paisagem espetacular de montanhas e fica poucos minutos ao norte do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta.
 
 
Integra uma das maiores baías do mundo e ostenta cenários impressionantes, com charmosas praias, campos de golfe reconhecidos mundialmente, spas, pesca, atividades para toda a família, assim como uma gastronomia de excelência e hotéis e resorts que são simplesmente um sonho e fazem você ter uma viagem inesquecível.
 
O lugar realmente é um paraíso de luxo e bom gosto, os resorts são muito bem equipados, serviço de primeira classe e o hóspede senti a diferença no tratamento neste paraíso tropical.
 
 
Um dos pontos mais interessantes no turismo local é você ter a experiência e vivenciar o nado com golfinhos. É inesquecível, maravilhoso e impossível não participar.
 
 
Também os passeios de barco que são um convite ao delicioso banho de mar com visão dos peixes a olho nu, ou, snorkel, mergulho, também visitas às comunidades locais e centros turísticos costeiros.
 
A gastronomia local é outra grande riqueza mexicana, são tantas opções que você terá que ter muito tempo de viagem para provar as delicias que este país oferece. Tudo de muito bom gosto, preparo com tamanha delicadeza, os temperos e condimentos na medida certa. No México, você tem que ter a experiência de vivenciar a comida do país, será uma experiência única e inigualável.
 
Punta Mita é uma região que encanta os visitantes. As Islas Marietas estão na ponta norte da Bahía de Banderas e abrigam centenas de espécies de aves, algumas das quais sob risco de extinção. É um verdadeiro santuário ecológico com arrecifes de coral e declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Destacam-se também as ilhas de Sayulita, San Francisco e Lo de Marcos.
 
Riviera Nayarit conta ainda com uma rica diversidade de praias, como Nuevo Vallarta, Destiladeras, El Anclote, El Novillero e as já mencionadas Punta de Mita, San Francisco, Bucerías e Sayulita.
 
 
Outra característica do destino é a presença de luxuosos templos de férias e hotéis butique. Áreas turísticas belíssimas como Nuevo Vallarta, Bucerías, Flamingos, La Cruz de Huanacaxtle, Punta de Mita, Islas Marietas, San Francisco, Sayulita, Lo de Marcos, Destiladeras, Rincón de Guayabitos e San Blas, entre outras, contemplam o visitante com uma gama de atividades para fazer de Riviera Nayarit um destino múltiplo de ecoturismo, turismo cultural, de aventura, golfe profissional, uma exuberante vida silvestre, observação de baleias e tartarugas, pesca esportiva, gastronomia, tirolesa, mergulho, nado com golfinhos, convenções, festivais e milhares de quilômetros de praias tranquilas e únicas.
 
O destino é o segundo no México em quantidade de empreendimentos premiados pela AAA, incluindo três hotéis cinco estrelas – Four Seasons Punta Mita, The St. Regis Punta Mita Resort (ambos em Punta Mita) e Grand Velas Riviera Nayarit (Nuevo Vallarta), além de quatro hotéis quatro estrelas: Hotel Cinco (na praia El Anclote) e Casa de Mita (na praia Careceros, localizada em Punta de Mita; Villa La Estancia e Riu Palace Pacifico, em Flamingos; Marival Residences, Dreams Villa Magna, Hard Rock Hotel e The Grand Mayan, em Nuevo Vallarta.
 
A Riviera Nayarit é o destino ideal para os golfistas em busca dos melhores campos e instalações. Já os apreciadores de spas, o destino oferece uma grande variedade de espaços para relaxamento. Além do Spa Reméde no Hotel St. Regis e do Apuane Spa no Four Seasons, ambos em Punta Mita, os visitantes encontram opções como o Grand Velas Riviera Nayarit, em Nuevo Vallarta, onde está um dos maiores spas da região.
 
Outro elemento de luxo e surpreendente em Riviera Nayarit é o polo. Na comunidade de San Pancho, está localizado o reconhecido Clube de Polo La Patrona, sede de uma série de competições entre novembro e maio.
 
RIVIERA NAYARIT: PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
 
Nuevo Vallarta – Ao norte do Rio Ameca, é o lugar mais próximo de Nayarit, na divisa com Jalisco e dentro da Baía de Banderas. Conta com as praias mais extensas da costa da baía.
 
Flamingos – Ao norte de Nuevo Vallarta, é uma região elevada ao redor do campo de golfe. Uma região altamente desenvolvida, com condomínios e empreendimentos hoteleiros de alta categoria.
 
Bucerías – Está charmosa cidadezinha é o um dos locais onde se deve visitar no México. São pequenas ruas de pedras que nos lembra muito a cidade de Parati no Brasil.
 
 
Um local bom de se comprar peças de louças, as charmosas caveiras mexicanas, adereços artesanais que representam bem o trabalho delicado e interessante deste simpático povo. A praça principal, tipicamente mexicana, está a poucos metros da praia e exibe numerosos restaurantes para degustação de mariscos, e clubes junto ao mar que possibilitam comer e relaxar com música ao vivo.
 
 
 
La Cruz de Huanacaxtle – População pesqueira tradicional que convive com uma moderna infraestrutura. É sede da Marina Riviera Nayarit, com capacidade para mais de 380 embarcações, inclusive de grande porte.
 
Punta Mita – Punta, ou Ponta,  é a extremidade norte da Baía de Banderas, a segunda maior da América do Norte. A grande atração da região, portanto, são suas areias e águas, que formam mais de 50 quilômetros de praias sucessivas, muitas elas desertas. Punta Mita fica a 42 quilômetros de Puerto Vallarta, uma das cidades mais animadas do México e o porto de cruzeiro mais famoso do país. Punta Mita é também conhecido como o velho México e um vilarejo praiano descontraído. Já Porto Vallarta já tem um longo calçadão para pedestres com a praia de um lado e grande infinidade de lojas e restauras do outro.
 
Islas Marietas – Situadas na Baía de Banderas, em frente à Punta de Mita. Trata-se de um santuário ecológico com aves sob risco de extinção, arrecifes de coral que propiciam uma vista espetacular para os praticantes de mergulho e ainda permitem observar a arraia gigante. Foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.
 
Sayulita – Reconhecido internacionalmente como um lugar para a prática do surfe. Todo o mês de dezembro, é palco de uma competição mundial de surfe. Possui uma grande diversidade de restaurantes, cafés e bares junto ao mar – estabelecimentos simples e até da alta gastronomia.
 
San Francisco (San Pancho) – Pequeno povoado junto ao mar, sede do Clube de Pólo cuja temporada se estende de novembro a maio. Possibilita passeios a cavalo, mergulho, alpinismo, yoga e excursões pela selva em contato direto com a natureza. Exibe um hotel butique com restaurante de alta categoria. A região experimenta um rápido incremento na oferta hoteleira e construções residenciais. Uma deliciosa cidadezinha para passeios e também a o artesanato local é uma boa opção de compras.
 
 
 
Lo de Marcos – Seu principal atrativo sempre foi sua linda praia, muito ampla e ao mesmo tempo tranquila. Este pequeno povoado assegura uma atmosfera altamente positiva que conquista seus visitantes e os estimula a sempre frequentar seus restaurantes e bares com autêntica comida local.
 
Rincón de Guayabitos – Definida como a Pérola Escondida, caracteriza-se por sua colorida popularidade e apresenta moderna infraestrutura, cenários tradicionais e uma excelente opção para pesca e mergulho.
 
San Blas – Destino cuja beleza natural conserva um grande acervo cultural, resultado de históricas expedições piratas, conquistas coloniais e batalhas vitoriosas pela Independência do México. Como parte de seus atrativos, conta com praias isoladas de águas tranquilas e ondas suaves, vegetação tropical exuberante, uma abundante população de aves, serviços e instalações turísticas de alto nível e vistas panorâmicas que o transformam em cenário perfeito para as férias dos sonhos.
 
Mexcaltitán – Uma pequena ilha de mangues e pântanos flutuantes que carrega a fama de ter sido a legendária Aztlán, lugar onde nasceu e se desenvolveu a civilização azteca. Um povo mágico que resiste ao tempo e que mantém sua tradição cultural.
 
Rivera Nayarit: principais atividades
 
Golfe – A Riviera Nayarit conta com uma ampla oferta de spas e centros de relaxamento. Muitos deles estão situados em grandes hotéis, em espaços independentes ou refúgios naturais.
 
Atualmente, os spas dispõem das terapias e massagens mais modernas em nível mundial. A lista abrange a colocação de algas ou lama maia pelo corpo, pedras quentes, terapia com chocolate e tratamentos tradicionais. Também promove a Temascal, uma experiência conduzida por um guia que aplica uma série de práticas e rituais terapêuticos: massagem, hidroterapia, aromaterapia, cantos e exercicios de meditação que orientam as reações e dinâmicas do grupo. O temascal é universalmente reconhecido como um centro ritualístico que melhora a saúde física, emocional, mental e espiritual…
 
Mergulho – As águas claras, tranquilas e quentes do Pacífico Mexicano, na Baía de Banderas, formam o cenário ideal para mergulhadores experimentados e principiantes. Sob instrução de profissionais altamente qualificados, é possível viver emocionantes aventuras na profundidade do oceano, por meio de tours, passeios privativos e até cursos profissionalizantes com certificação.
 
Snorkel – Uma divertida experiência para toda a família, que possibilita plena aventura, aprendizagem e diversão pelas águas da Baía de Banderas, repletas de vida marinha excitante e abundante. A exploração dos ecossistemas tropicais em ilhas e praias desertas, assistida por guias e equipamento profissionais, é uma das atividades prediletas de muitos visitantes. A aventura começa com uma viagem a bordo de um catamarã de primeira classe pelas Islas Marietas e pelas relaxantes praias de Las Caletas, com direito à prática de snorkel nas margens de Yelapa e Majahuitas.
 
Eventos e convenções na Riviera Nayarit
 
Riviera Nayarit pode ser palco de reuniões, convenções, exposições e viagens de incentivo de vários portes, perfis e orçamentos em alguns dos hotéis de luxo de frente para o mar – seja em seus espaços para eventos de primeiro nível ou em charmosas áreas ao ar livre. Com excelente clima durante todo o ano, tecnologia audiovisual de última geração e profissionais qualificados, os viajantes de negócios podem trabalhar e desfrutar de todas as alternativas oferecidas pelo destino.
 
A maioria dos hotéis com estrutura especial para grupos está situada em Nuevo Vallarta, a apenas dez minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta. Para eventos mais privativos e sofisticados, uma opção bastante procurada é Punta Mita, distante 45 minutos do aeroporto.
 
Abaixo quatro resorts que adorei, indico para você passar suas férias e lembrar que está no paraíso.
 
São eles:
 
GRAND VELAS RIVIERA NAYARIT, NUEVO VALLARTA
 
 
 
Perfil do Lugar – Membro do The Leading Hotels of the World e do The Leading Spas of the World
Prêmio Cinco Diamantes da AAA
2009 Platinum Choice Award (Eventos Inteligentes)
The 2009 Spirit of Excellence by Carlson Marketing
 
 
All – Inclusive  –  267 suítes, Cinco restaurantes (três deles reconhecidos com Quatro Diamantes em premiação da AAA) e de frente para o mar, Luxuoso spa com mais de 5 mil m², Três piscinas, Quadras de tênis. Instalações – 5.300 m² de espaços para eventos, com capacidade para 800 pessoas, incluindo: Sala Principal Marissa: 1.800 m², que podem ser divididos em cinco pequenas salas de 185 a 595 m², Sala Diego Rivera: 150 m², Sala Siqueiros: 174 m², Sala Tamayo: 760 m², que podem ser divididos em duas salas de pequeno porte, Jardim ao Ar Livre: 2.300 m² para 800 pessoas (em recepções) e mais de 600 pessoas em formato banquete, Terraço e Pátios, Anfiteatro ao ar livre para 200 pessoas.
 
 
 
Serviços/Amenidades  – Business center com computadores, internet de alta velocidade, equipamento de escritório, Equipamento audiovisual de alta tecnologia,  Serviços de transporte, Serviços de alimentação cinco estrelas e Festas Temáticas.
 
 
GASTRONOMIA: No GRAND VELAS RIVIERA NAYARIT, NUEVO VALLARTA, um dos marcos é a gastronomia e tivemos a oportunidade de participar de uma aula de gastronomia com o Chef Alejandro Goche e o Chef Claudio Hotter no restaurante Piaf no resort.
 
Alejando Goche, Chef do Restaurante Piaf – Suas criações são da mais alta gastronomia francesa e de mãos nascidas na costa do México. Passou por vários restaurantes de culinária italiana e francesa gourmet; por este motivo, ele foi convidado para fazer parte do elenco do restaurante e deixar os turistas maravilhados com o sabor de sua comida.
 
Já o Chef Claudio Hotter – Chef Executivo – Nascido perto de Innsbruck, no oeste da Áustria, começou sua carreira em uma das instituições gastronômicas mais reconhecidos do país, Zillertalen Hotel Filial School. Após completar seus estudos, ele desenvolveu seu talento em vários resorts na Suíça, aprendendo os diferentes estilos de cozinha da Europa Central. Seu interesse e desejo de aprender sobre outras culturas e suas tradições culinárias levá-lo para o sul para a costa de Murcia, La Manga, Espanha, onde ganhou experiência em cozinha mediterrânea. Sua próxima estação culinária foi o México; Cancun, Merida, a Riviera Maya, Puerto Vallarta e hoje, da a honra de assinar a cozinha do Grand Velas em Riviera Nayarit.
 
 
 
Nesta aula tivemos a satisfação de participar e provar nossas criações junto a esses dois talentos. Entrada – Salada de endívia com nozes caramelizadas e molho roquefort cremoso. Já o primeiro prato, um delicioso filé mignon grelhado sobre cogumelos selvagens, com creme de batata e molho mediterrâneo. E finalizando, uma sobremesa na medida certa, Fondue de chocolate decorado com creme e morango.
 
Almoço
 
 
 
FOUR SEASONS RESORT, PUNTA MITA
Perfil do Lugar – 141 apartamentos e 32 suítes
 
Um Resort 5 diamantes com quatro restaurantes, Praias de areia branca, Dois campos de golfe projetados por Jack Nicklaus, Serviço de luxo no Apuane Spa, Quadras de tênis, Lojas e Butiques,  Piscina para adultos “Tamai”, espaço com camarotes e um oásis de diversão para famílias com um tranquilo rio.
 
 
 
Instalações – Salão Eka: 114 m², Salão Ta: 108 m², Salão Tukarita: 108 m², Salão Principal Toki: 790 m². Pátio Takua (ao ar livre): 950 m², Serviços/Amenidades  – Espaços impressionantes ao ar livre para recepções e jantares,  Jantares privativos, Salas e equipamentos para videoconferências, Acesso a internet de alta velocidade e Suporte técnico especializado em comunicações.
 
 
GASTRONOMIA: No FOUR SEASONS RESORT, PUNTA MITA, você vai ter a oportunidade de conhecer muitos Pratos Mexicanos, pois a gastronomia do resort é também muito voltada a comida do pais. Alguns exemplos abaixo:
 
 
 
ST. REGIS, PUNTA MITA
Perfil do Lugar  – 120 apartamentos, entre os quais 31 luxuosas suítes, incluindo uma suíte presidencial com três apartamentos.
 
 
Três restaurantes premier e dois bares requintados, 3 mil m² no Remede Spa, com dez cabines de tratamentos, Dois campos de golfe projetados por Jack Nicklaus.
 
 
Instalações 1.150 m² com salas e espaços flexíveis, incluindo: 800 m² na Sala Astor, que pode ser dividida em três salas menores, Sala Magnolia: 175 m², que podem ser divididos em duas seções, Sala Azalea: 175 m², com uma mesa para reuniões mais exclusivas, para 14 pessoas, Espaços ao ar libre, Serviços/Amenidades  – Área de hospitalidade e espaço para escritório, Amenidades na chegada do grupo, Equipe especializada em grupos, Pódio, telas de projeção e flipcharts, Internet wi-fi no escritório do coordenador de grupos. O mais interessante do resort é que possui mordomo a disposição do hóspede e isso faz parte da diária e o atendimento é impecável, desde arrumar uma mala, passar uma roupa, resolver problemas de ordem do dia a dia, enfim, o mordomo está lá para lhe atender enquanto sua estada no  St. Regis.
 
 
 
GASTRONOMIA: No ST. REGIS, PUNTA MITA você tem a oportunidade de conhecer “Carolina Restaurant, St. Regis Punta Mita” um premiado restaurante de assinatura Winning The St. Regis Punta Mita Resort , oferece uma atraente combinação de serviço personalizado, luxo casual, vistas românticas do oceano e sabores distintos. O nome é uma homenagem a Carolina Caroline Astor. Participamos de um delicioso jantar com um vinho muito suave e de boa qualidade. Villa Maria – New Zealand / Sauvignon Blanc / Marlborough 2013.
 
 
 
No ST. REGIS, PUNTA MITA participamos de um almoço na praia e tivemos a oportunidade de conhecer muitos pratos que fazem parte da cultura mexicana, desde Guacamole, Tortilla , Taco, Nacho, Burritos entre outros. O  México utiliza a vegetação local, as especiarias e a carne para transformar seus pratos típicos em verdadeiros mosaicos de sabores. A comida mexicana, assim como de outros países da América, descende da maneira de cozinhar dos povos que viviam no território e dos que chegaram ali depois. As receitas possuem uma variedade de alimentos, que incluem temperos e legumes para destacar a apresentação, seja um prato de carne ou à base de vegetais. Todo mundo conhece, ou já ouviu falar das mais conhecidas receitas mexicanas. Posso afirmar que o México é um dos países mais rico em sabores e apresentação impecável de seus pratos.
 
 
 
 
MARIVAL RESIDENCES , NUEVO VALLARTA
 
 
 
 
Perfil do Lugar  – All – Inclusive
Cinco Estrelas, 495 apartamentos e suítes, Seis restaurantes e forno para pizzas, Quatro piscinas
 
Instalações – Centro de Convenções para mais de 1 mil pessoas, com: Sala Principal Grand Marival: 2.300 m² para 650-1 mi pessoas, Marival I, II e III: 780 m² para 150-300 pessoas, Marival IV: 174 m² para 20-40 pessoas, Di Pietro: 380 m² para 45- 80 pessoas, Patio: 540 m² para 100-200 pessoas.
 
 
GASTRONOMIA:  No Marival Residences a gastronomia é um ponto muito forte. Em um jantar de três tempos tivemos a oportunidade de conhecer muito do que os seus hóspedes tem no dia a dia. Tudo muito bem preparado, sabores marcantes, pratos elaborados com carinho e a identidade da comida mexicana muito forte.
 
 
 
 
 
 
A Riviera Nayarit é um destino de luxo, um dos mais lindos do México, deve ser visitado com um tempo razoável pra se vivenciar esta Cultura e Gastronomia que é o máximo neste país .
 
Vá e comprove!
O editor viajou para o destino
SELO – CLM

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

16 Comentários sobre este post

  1. Eu ainda visito Riviera Nayarit

    Carlos / Responder
  2. Esta diversidade de praias, não existe igual. parabéns pela matéria.

    Marcos / Responder
  3. A Riviera Nayarit é o destino ideal para os golfistas em busca dos melhores campos e instalações

    Sandro / Responder
  4. Já estive no “Carolina Restaurant, St. Regis Punta Mita” e aprovo

    Leandro / Responder
  5. A maioria dos hotéis com estrutura especial para grupos está situada em Nuevo Vallarta, a apenas dez minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta.

    Lais / Responder
  6. Lo de Marcos – Seu principal atrativo sempre foi sua linda praia, muito ampla e ao mesmo tempo tranquila.

    Robson / Responder
  7. Muito bom conhecer RIVIERA NAYARIT E SEUS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

    Robson / Responder
  8. Islas Marietas – Situadas na Baía de Banderas, em frente à Punta de Mita.

    Robson / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*