EVENTO: “VINHOS DO TEJO” AMANHÃ DIA 29 DE MARÇO

A quarta edição da VINOTEJO – ‘Grande Prova de Vinhos do Tejo 2017’ – que é o evento para apresentação dos rótulos dos principais produtores da região – será amanhã dia 29 de março, no ‘Clube Athletico Paulistano’ (Rua Honduras, 1.400 – Jd. América) em São Paulo.

.

.

Este ano o evento conta com a Master Class ‘Os Grandes Vinhos do Tejo’, conduzida por Diego Arrebola – considerado um dos melhores sommeliers do mundo e o melhor do Brasil – entrega de prêmios às melhores receitas harmonizadas com vinhos do Tejo e uma apresentação musical no final do evento.

Diego Arrebola 4

Durante a ‘Grande Prova’, produtores de vinho do Tejo, em Portugal, trarão ao público brasileiro uma gama variada de rótulos, dentre brancos, rosados (rosés), tintos e espumantes. São todos vinhos  reconhecidos, premiados e selecionados pela CVR Tejo (Comissão Vitivinícola da Região do Tejo | www.vinhosdotejo.com ), entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região vitivinícola portuguesa.

Andre Guilherme Magalhaes

Andre Guilherme Magalhaes

TEJO é a 3ª região portuguesa mais desejada pelos Brasileiros:

Recentemente a ‘Wine Intelligence’ –  conceituada empresa inglesa de Consultoria de Negócio do Vinho  (www.wineintelligence.com) –  elaborou uma detalhada análise sobre o grau de reputação das Regiões Vitivinícolas Mundiais para o consumidor brasileiro.

.

.

A Região Tejo é, neste momento, a terceira Região Vitivinícola Portuguesa com maior notoriedade no Brasil. “De fato este nível de prestígio dos vinhos do Tejo é bastante alto e se beneficia do trabalho efetuado pela Região e seus Produtores para divulgar seus rótulos neste mercado nos últimos anos.”,  afirma Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo.

.

.

Region of Origin awareness (Tabela *Wine Intelligence):

Bordeaux   52%

Vale dos Vinhedos   50%

Champagne  48%

Mendoza    44%

Prosecco    36%

Rio Sao Francisco   36%

Provence  34%

Vinho Verde   31%

Alentejo     29%

Tejo  27%

Bourgogne 27%

Tejo – tradição aliada à tecnologia:

Andre Guilherme Magalhaes

Andre Guilherme Magalhaes

  • A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 13,5 mil hectares que produzem, anualmente, cerca de 550 mil hectolitros de vinho. Desde 2013 a Polônia e o Brasil fazem parte dos melhores mercados externos da região.
  • A região do Tejo – que corresponde a 10% do território total de Portugal – é a única comunidade vitivinícola baseada em torno do mais extenso rio da Península Ibérica, o Tejo – que percorre o País desde seu interior até Lisboa –  e oferece ótimas condições edafoclimáticas  (clima sub-mediterrâneo) para o cultivo das uvas, tanto portuguesas como estrangeiras.
  • O Rio Tejo separa três terroirs distintos na produção de uvas: Bairro, Campo e Charneca.
  • A Região é conhecida por seus vinhos de corte com castas portuguesas como Touriga Nacional, Castelão e Trincadeira (tintas), Fernão Pires e Arinto (brancas) e variedades internacionais como Cabernet Sauvignon,  Sauvignon Blanc  e Chardonnay, que produzem excelentes brancos, tintos e rosados. Saiba mais sobre o Tejo:  http://www.cvrtejo.pt/

Produtores participantes:

AGRO-BATORÉU –  www.batoreu.com

ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO – www.adegacartaxo.pt

CASAL BRANCO – www.casalbranco.com

CASAL DA COELHEIRA – www.casaldacoelheira.com

CASAL DO CONDE – www.sacasaldoconde.com

QUINTA DO CASAL MONTEIRO – www.casalmonteiro.pt

FIÚZA & BRIGHT – www.fiuzabright.pt

QUINTA DA ALORNA – www.alorna.pt

ENOPORT – UNITED WINES – www.enoport.pt

QUINTA DA RIBEIRINHA – www.quintadaribeirinha.com

Evento: VINOTEJO ‘Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo’

Local: ‘Clube Athletico Paulistano’:  Rua Honduras, 1.400 – Jd. América

Mais informações: http://www.caravanadosvinhosdotejo.com.br/

Da redação

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*