GUIA SELO 7 SOMMELIERS

Nosso colunista Marcio Morena, participou da avaliação de vinhos espanhóis para o Guia Selo7 Sommeliers e conta tudo no Conceito de Luxo .

 

Essa semana participamos da degustação para avaliar vinhos provenientes da Espanha para o Guia Selo7 Sommeliers. São apenas vinhos que estão disponíveis no mercado brasileiro. No total foram quatro rótulos brancos e dez tintos, de diversas apelações da Espanha.

O evento ocorreu na charmosa Casa da Travessa, da querida sommeliére internacional Daniella Romano. Ao final da degustação foi apresentada uma deliciosa proposta de harmonização com dois tipos de risotos, elaborados pelo chef César Adames.

O Guia Selo 7 Sommeliers começou em 2012, com uma primeira reunião em volta da mesa de um restaurante francês para provar alguns vinhos da varietal Sauvignon Blanc que estavam à venda no Brasil. Um grupo animado de degustadores, com uma ideia na cabeça e muitos sonhos no coração, pensaram então em fazer um guia no qual pudessem contar às pessoas todas as deliciosas sensações e descobertas sobre os rótulos que estávamos provando.Desde a sua concepção inicial até hoje, muita coisa aconteceu, e o Selo 7 Sommeliers tornou-se um Guia de vinhos referência nacional para o consumidor, para os profissionais, e para todo o mercado de vinhos brasileiro e estrangeiro, em geral.

O Guia Selo7 tem sua versão impressa e online, sendo super acessível portanto a todos. Suas últimas avaliações foram de rótulos da região de  Bordeaux e rótulos de apelações da Itália.

A degustação ocorre sempre às cegas, garantindo total imparcialidade dos avaliadores. Como já é costume, são organizados dois painéis: um par e outro ímpar, e os profissionais convidados se debruçam para analisar sensorialmente cada um dos rótulos, fazendo, inclusive, sugestões de harmonizações para descobrir quais as melhores combinações!

É preciso lembrar aos amantes do vinho que a Espanha é um dos países com um grande rol de opções de bons vinhos, oferecendo tintos, brancos e rosados com uma grande variedade de preços e estilos. O país é dotado da maior área plantada de vinhedos do mundo; são cerca de 1,2 milhão de hectares bem distribuídos por todo seu território, o que o torna um dos maiores produtores de vinhos do mundo, ficando atrás apenas de França e Itália.

 

O clima da Espanha também ajuda muito, pois o país está localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, sendo beneficiado pelo clima e por solos peculiares que se distinguem de região para região, tornando possível a elaboração de vinhos com peculiaridades próprias.

A indústria vitivinícola espanhola une tradição e modernidade, como as regiões de La Rioja e do Priorato bem comprovam! E no último século, a Espanha recebeu um montante significativo de investimentos nas zonas vinícolas, o que possibilitou a ampliação e variedade de sua oferta de rótulos, que vão desde vinhos bastante tradicionais – como os elaborados na Rioja -, até vinhos modernos, cheios de fruta e complexidade, como os grandes vinhos da região do Priorato.

Quem ainda não conhece os vinhos espanhóis, em breve terá uma boa referência do Guia Selo7s para degustar alguns rótulos disponíveis no mercado brasileiro! O Guia Selo 7 é, sem dúvida, o melhor e mais acessível Guia para o consumidor de vinhos do Brasil.

Um beijo e um brinde!

Marcio Morena/Enófilo

 

 

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*