JANTAR DO SHABBAT PARA TURISTAS EM JERUSALÉM

Você turista brasileiro que resolver visitar Israel poderá desfrutar de um autêntico jantar do shabbat “Jantar de Sexta-Feira” com hospitalidade e comida caseira nas residências moradores locais, em Jerusalém.

IMG_9971

Segundo informações, há pouco tempo, turistas só poderiam experimentar o “Jantar de Sexta-Feira” em um hotel, onde basicamente haveria uma canja e os kneidelach (uma espécie de bolinho de massa) no menu. Mas agora, com o objetivo de introduzir a cultura e os costumes judaicos e de Israel aos visitantes estrangeiros, o “Jantar de Sexta-Feira” é oferecido na casa dos locais de Jerusalém.

O dia judaico começa quando o sol se põe na sexta-feira e o Shabbat, assim chamado, é comemorado como o término da semana. O sábado se inicia então uma hora antes do pôr do sol da sexta-feira e acaba quando as primeiras estrelas aparecem no céu na próxima noite. Para muitos, a refeição mais importante do Shabbat é aquela que ocorre na noite de sexta-feira. Em Israel ainda se encontram muitas reuniões familiares realizadas na ocasião independentemente da origem cultural ou crença religiosa da família.

Em Jerusalém existem pelo menos três programas. O Shabbat do programa Lifetime oferece uma oportunidade para os turistas que chegam de todas as partes experimentarem um Shabbat autêntico na casa de uma família em Jerusalém, no bairro de Nachlaot. Os participantes desse programa recebem instruções e explicações a respeito do Shabbat enquanto saboreiam os cinco pratos com seus anfitriões. O jantar é feito em inglês, embora muitas vezes dá para ouvir uma infinidade de outros idiomas na mesa.

Para mais informações acesse: http://shabbatofalifetime.com/

Bom, do outro lado de Jerusalém, nos bairros ao sul, há duas outras iniciativas:

Danby Meital abriu sua cozinha e sua casa, localizada em East Talpiot, nas noites de sexta-feira. Meital convida seus hóspedes para desfrutarem do jantar em uma sinagoga nas proximidades e, sempre que possível, tenta convidar amigos ou familiares para que seus clientes realmente sintam e desfrutem de uma autêntica noite de sexta-feira.

Para mais informações acesse. https://www.facebook.com/Jerusalem-Friday-Night-Shabbat-Experience-492258937535188/

Já nas proximidades da aldeia de Abu Tor, Ruth Yudekovitz também oferece o Shabbat para turistas.  Ruth também faz o kiddush, uma benção tradicional com um copo de vinho. No entanto, se o grupo é formado por judeus ou se houver um judeu no grupo que possa fazer o kiddush, ela tem o prazer de oferecer a honra para fazer a benção.

Para mais informações a respeito do jantar de Ruth Yudekovitz, entre em contato diretamente com ela pelo site: http://www.shukandcook.com

www.goisrael.com.br/

Da redação 

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*