RECEITA: BACALHOADA À MODA PORTUGUESA

O próximo feriado de finados está se aproximando e está na hora de todos aprenderem a cozinhar um delicioso bacalhau a portuguesa para seus amigos e familiares.

 

Para aproveitar o bacalhau, a dica é caprichar na dessalga e comer com moderação. Para a dessalga, o importante é separar o peixe por pedaços e usar bacias diferentes. E na hora de escolher os acompanhamentos, aposte nos legumes no vapor como brócolis, tomates, cenouras, cogumelos, cebola, alho. Isso vai deixar o prato mais leve e mais saudável, já que, conforme o preparo, o valor energético pode ficar bem alto.Ah! também vai uma dica no link abaixo, para quem preferir passar um dias em Portugal para conhecer tudo dessa culinária ou, adquirir um imóvel neste pais dos sonhos: 

https://qualificacao.portadafrente.com/affiliate/996d26

Bom, o Bacalhau pede azeitona, mas qual escolher: preta ou verde? A principal diferença está no ponto de colheita: as verdes são retiradas antes de amadurecerem e as pretas depois de maduras. Enquanto as verdes ficam fermentadas na salmoura de seis meses até um ano, as pretas ficam por menos tempo.

Segundo os nutricionistas, os dois tipos de azeitona têm quase o mesmo valor calórico. Contudo, é preciso prestar atenção na quantidade de sódio.

Agora vamos a uma receita simples dos Deuses

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de bacalhau (dessalgado e em pedaços médios)
  • 1 kg de batatas cortadas ao meio
  • 5 cebolas médias cortadas ao meio
  • 1 pimentão verde cortado em tiras
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1 pimentão amarelo cortado em tiras
  • 6 tomates sem pele cortados ao meio
  • 200 g de azeitonas pretas grandes
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Azeite de oliva extra virgem (português) a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Dessalgue o bacalhau, corte em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água
  2. Reserve a água
  3. Em uma travessa de sua preferência, monte camadas, primeiro com as batatas, em seguida o bacalhau, os pimentões, tomates, cebolas e azeitonas
  4. Por último, salpique o cheiro verde e regue com o azeite a vontade (cerca de 500 ml);
  5. Coloque 2 xícaras (chá) da água que ferveu o bacalhau e leve ao fogo, cozinhando até que as batatas e as cebolas amoleçam
  6. Sirva com arroz branco, que pode ser feito na água do bacalhau cozido

Bom apetite!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

2 Comentários sobre este post

  1. Amo bacalhau!

    Ana / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*