SAURO D’ ITALIA * PÃES ARTESANAIS & EMBUTIDOS

Sauro Scarabotta em noite especial abriu as portas de seu Espaço Gastronômico para imprensa especializada, amigos e clientes em um jantar delicioso. Apresentou a sua linha de produtos, entre os deliciosos embutidos e também não podia faltar a Linhas de pães artesanais com longa fermentação natural e farinhas italianas da nova marca Sauro d’ Italia. Tudo muito delicioso, a qualidade dos produtos e o cuidado que Sauro tem é um exemplo de quem quer e faz o melhor na gastronomia.   

 

Sua trajetória gastronômica é longa, depois da experiência de 20 anos no Friccò Ristorante, Sauro Scarabotta e Rita Russo, criaram a Sauro d’Itália Pane & Salumeria. A nova marca que a empresa lança como presente aos paulistanos são duas linhas compostas de 40 produtos gastronômicos com viés na tradição, na cultura italiana e na sustentabilidade. Os pães artesanais, elaborados com fermentação natural de até 24 horas e a linha de salumeria, embutidos feitos principalmente com porco caipira, de pequenos produtores do interior de São Paulo. 

Sobre Sauro Scarabotta

O Italiano Sauro Scarabotta, nascido na cidade de Gubbio, na Úmbria, chegou ao Brasil há 23 anos com um espírito inovador, fundar um restaurante de gastronomia que remetesse à sua cultura, e assim inovou à época com o Friccò Ristorante, alicerçado na culinária italiana de origem, pautada na memória afetiva de sua família, principalmente a nonna Virgínia e o nonno Enrico, que faziam o pão de consumo semanal da família, processo vindo desde a antiguidade, passados de geração em geração, bem como a arte de elaborar em casa todas as carnes do porco criado durante o ano, outra tarefa milenar da tradição italiana. 

A ideia de criar a salumeria (charcutaria Italiana), e a produção de pães artesanais de fermentação natural teve início em 2010, quando Sauro Scarabotta e o especialista Márcio Kimura, ambos apaixonados pela salumeria, foram conhecer Carlos Chiari em Minas Gerais. O descendente de italianos fazia em sua chácara prosciutto seguindo os métodos tradicionais. Não só os prosciutti mas também o culatello, o speck e o capocollo.Ficou assim provado que se podia fazer no Brasil produtos de grande qualidade, apesar do ambiente não ser o mesmo da Itália. Nasceu assim o novo desafio: fazer no Brasil os melhores embutidos tradicionais italianos, mas com uma diferença que faz parte da personalidade de Sauro, aperfeiçoar sempre.Ambos foram então para a Itália, onde visitaram e aperfeiçoaram a arte com alguns dos melhores produtores do Velho Mundo. De volta ao Brasil, começaram o empreendimento que mudaria a salumeria nacional. Márcio fazendo as pesquisas necessárias e Sauro com o conhecimento e prática de origem, formou uma dupla que se complementava para superar qualquer obstáculo.

Desenvolver no Brasil um pão igual ao que Sauro comia em sua infância, na Itália era o desafio seguinte. Novamente em dupla com Márcio, criaram uma linha de pães artesanais feitos com fermento natural. Além dos pães italianos tradicionais, desenvolveram o inédito Pão de Café e o de Malte de Cevada.

Pães elaborados com Fermentação Natural

De acordo com Sauro os produtos da padaria, são feitos de maneira artesanal, “usamos somente o fermento natural que juntamente a farinha italiana confere aos produtos, sabores únicos e saudabilidade. As farinhas que nós usamos são, na grande maioria importadas da Itália onde existe um rigor e uma alta qualidade exigida pelos profissionais do mercado e pelo público consumidor. Temos controle, sobre todas as dificuldades que apresenta o fermento natural, que foi usado há milhares de anos, até a descoberta da pasteurização. Não usamos fermento biológico em nenhuma de nossas preparações, porque achamos que a fermentação natural é infinitamente melhor,” diz o Chef.

Alguns dos 20 tipos de embutidos 

Salumeria, Sauro d’ Italia: Cozidos/assados: Porchetta, Lombo defumado, Bacon, Mortadella, Coppa de Testa.Sugestão de uso: podem compor tanto um prato misto onde são misturados alguns curados e outros da lista acima ou uma degustação somente deles.

Curados Magros: bresaola e pastrami de carne bovina, lombo e Coppa P.I.

Curados gordos: Bochecha, Lardo, Pancetta, Salame CiabuscoloCurados intermediários: Vários tipos de salames como Gubbio, Finocchiona, Calabrese, ou Coppa, Lombo, Prosciutto crudo, culatello.Os 20 tipos de embutidos artesanais da Salumeria Sauro d’Italia têm em sua composição cárnea: 70% carne de porco caipira ou javali, 20% de suíno industrial e 10% de carne bovina.

O jantar foi servido com produtos deliciosos feitos com muito carinho por Sauro Scarabotta e equipe 

Espaço Gastronômico: Pane & Salumeria Sauro d’Itália www.sauroditalia.com

Rua Cubatão- 831- Vila Mariana – São Paulo

Tel.: (11) 5084-0480/0415

Horários:

3ª feira, 4ª feira e Domingo: das 11 às 17 horas.

5ª feira, 6ª feira e Sábado: das 11 às 22 horas

Email: contato@sauroditalia.com

https://www.youtube.com/watch?v=UpGs_vJykxE&feature=youtu.be

O Chef Sauro Scarabotta ministra cursos de salumeria e pães com fermentação natural para o público em geral e profissionais. Acompanhe a programação no site.

Experimente, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

 

 

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*