54ª FESTA DA UVA & 6ª FESTA DO VINHO EM VINHEDO

Doze artistas de diferentes estilos musicais como sertanejo, samba, forró e pop foram escolhidos para se apresentar este ano no maior evento cultural e turístico de Vinhedo. A 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho começam no próximo sábado, dia 7, e se estendem até o dia 22 de fevereiro, no Parque Municipal Jayme Ferragut. Os shows acontecem no palco principal do recinto da festa, a partir das 21h.

Cartaz (1)

Na quinta-feira, dia 12, a festa recebe a cantora gospel Heloísa Rosa. Na sexta-feira, dia 13, haverá duas apresentações: do cantor Marcio Baruc, às 19h e, em seguida, da dupla sertaneja Milionário e José Rico.

No sábado, 14, a animação ficará por conta da banda Bicho de Pé, com muito forró, xote e baião.

Fenômeno da música brasileira, a dupla César Menotti e Fabiano sobe ao palco no domingo, dia 16.

Na segunda-feira de Carnaval, dia 16, a Escola de Samba Sociedade Rosas de Ouro, de São Paulo, coloca o público para sambar ao som da bateria comandada pelo mestre Rafael Oliveira.

Na terça-feira, 17, o jovem talento vinhedense Rodrigo Marim garante a animação da festa.

Na quinta-feira, 19, é a vez do show católico com Tony Allyson se apresentar no palco da festa. Nos últimos três dias da festa, o sertanejo volta ao palco. Na sexta-feira, 20, Cristiano Araújo canta seus sucessos. No sábado, 21, o agito fica por conta da dupla João Neto e Frederico, e no domingo, 22, Marcos e Belutti encerram a edição de 2015 da Festa da Uva de Vinhedo.

Durante os finais de semana de fevereiro, em que acontecem a 54ª Festa da Uva e a 6ª Festa do Vinho de Vinhedo, os visitantes poderão conhecer o município de uma forma mais ampla. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, serão oferecidos três roteiros turísticos para quem quiser visitar os atrativos do município, que é conhecido nacionalmente pela alta qualidade de vida que oferece a seus moradores e que integra o Circuito das Frutas.

Realizados pela empresa Nova Brasil, os três roteiros (Roteiro do Vinho e do Alambique, City Tour com Mosteiro de São Bento e City Tour com Portal do Cristo) terão duração de 1h30 cada, saindo do Parque Municipal Jayme Ferragut, recinto da principal festa da cidade. “O turismo vem ganhando força em Vinhedo, sobretudo pelos atrativos na área rural, onde é possível conhecer plantações de uva e outras frutas, ver de perto a produção de sucos e vinhos e provar delícias como geleias e quitutes que conquistam os visitantes.

ERICKLEITE_PMV_GustavoLima_14

Saiba mais sobre os roteiros:

1 – Roteiro do Vinho e do Alambique

Neste passeio repleto de aroma e sabor, o visitante terá o privilégio de conhecer processo de fabricação do vinho e da cachaça, além degustar os produtos artesanais confeccionados por uma adega e um alambique da cidade com tradição na produção artesanal de vinhos, sucos, cachaças e licores.

2 – City Tour com Mosteiro de São Bento

Este roteiro permite ao visitante ter uma visão geral de Vinhedo, com passagem pelos principais pontos turísticos e parada no Mosteiro de São Bento, que é reconhecido por sua beleza e arquitetura. O local de peregrinação, localizado no alto de uma colina, atrai pessoas que buscam um ambiente de paz e silêncio. É possível adquirir os famosos medalhões de São Bento, além de artigos religiosos, velas artesanais, mel silvestre, pães e bolos produzidos pelos monges que lá residem.

3 – City Tour com Portal do Cristo

Passagem pelos principais pontos turísticos do município incluindo a Igreja Matriz de Sant´Ana e o Portal do Cristo. A primeira Festa da Uva foi realizada na Praça de Sant´Anna e contou com a iniciativa dos agricultores e do Monsenhor Favorino, padre da época. No Portal do Cristo é possível conhecer curiosidades sobre a vida do Monsenhor Favorino e apreciar a belíssima vista do município de Vinhedo. A magia do por do Sol fica por conta da natureza. Aos domingos, há feira de artesanato com artesãos vinhedenses e da região.

Parada italiana

A tradicional parada italiana ocorrerá aos sábados e domingos, às 11h e às 14h (com exceção do dia 7 – abertura). O Ginásio de Esportes, onde acontece a Festa do Vinho, é o ponto de concentração da parada italiana. Ao som de tarantela o grupo formado por integrantes da terceira idade, alunas do curso de dança das Oficinas Culturais da Prefeitura, membros da banda italiana e as promotoras da Festa da Uva percorrem os recintos da festa levando alegria e incentivando a participação popular no percurso. O encerramento da parada italiana é feito no palco próximo ao minishopping, com a cerimônia de pisa nas uvas, que resgata a tradicional fabricação de vinho.

Carnaval de Veneza

Com fantasias e máscaras, os integrantes do Carnaval de Veneza percorrerão os recintos da festa aos sábados e domingos, às 11h e 14h, para apresentar ao visitante esta atração italiana do século 18, quando a nobreza se disfarçava com máscaras para sair às ruas e misturar-se ao povo. As máscaras são o elemento mais importante deste carnaval.

Jazz Tradicional

A banda Jazz Tradicional também irá circular pela festa, aos sábados e domingos, às 17h, levando música de qualidade aos visitantes.

Família Italiana

Os visitantes da festa poderão se surpreender com a encenação teatral programada pela Família Italiana. Interagindo com o público, eles contarão um pouco da história da família ao chegar no Brasil. As apresentações irão ocorrer no recinto da festa, aos sábados e domingos, às 15h.

Os sombras

A dupla de “sombras” também está presente na festa, promovendo intervenções animadas junto ao público, aos sábados e domingo, às 12h.

Festa 2015

A Festa da Uva e do Vinho é o maior evento turístico e cultual de Vinhedo e será realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut. Em uma grande infraestrutura haverá venda de frutas, vinhos e sucos artesanais, ampla praça de alimentação, área de artesanato, minishopping, exposição de frutas premiadas, roteiros turísticos, leilão de frutas, entre outras atrações.

www.vinhedo.sp.gov.br

www.festadauva.com.br 

 Agenda de shows no palco principal:

Dia 7/2 – Leonardo

Dia 8/2 – Roupa Nova

Dia 12/2 – Heloísa Rosa

Dia 13/2 – Marcio Baruc e Milionário e José Rico

Dia 14/2 – Bicho de Pé

Dia 15/2 – César Menotti e Fabiano

Dia 16/2 – Sociedade Rosas de Ouro

Dia 17/2 – Rodrigo Marim

Dia 19/2 – Tony Allyson

Dia 20/2 – Cristiano Araújo

Dia 21/2 – João Neto e Frederico

Dia 22/2 – Marcos e Belutti

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*