5ª EDIÇÃO DA MOSTRA INTERNACIONAL DE CUTELARIA

Agende-se para a 5ª edição da Mostra Internacional de Cutelaria, estará aberto ao público, o evento reúne os principais nomes da fabricação de facas, espadas e todos os tipos de lâminas no Brasil e traz expoentes internacionais para apresentar o melhor do universo da cutelaria. Visitantes poderão participar de workshop de defesa com lâminas, demonstração de forja de lâminas e competição de corte.

Consideradas um utensílio essencial para a evolução do ser humano e transformação da sociedade, as facas estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia. A arte milenar da cutelaria – confecção de instrumentos de corte, reconhecida como uma das mais antigas expressões artísticas praticadas pelo homem – permitiu a criação de instrumentos de corte em variados materiais e formatos, que atendem a inúmeros propósitos, desde a sobrevivência até a gastronomia.

Com o intuito de apresentar e disseminar a tradição e história em torno dessa arte, acontecerá em São Paulo a V Mostra Internacional de Cutelaria, nos dias 20 e 21 de maio no Centro de Exposições Frei Caneca.

No evento, renomados artesãos nacionais e internacionais se reunirão para apresentar seus principais trabalhos, os quais também poderão ser comercializados, assim como trocar experiências sobre diferentes técnicas nas atividades e palestras programadas para os dois dias da feira. Entre as principais atrações, destaque para as demonstrações de forja e os workshops de defesa pessoal e utilização de lâminas, dos quais todos os visitantes poderão participar mediante inscrição prévia no site da organização do evento.

Nesta edição está confirmada a presença de importantes nomes do cenário nacional da cutelaria artesanal e industrial como Ricardo Villar e Dionatam Franco, além dos  mestres cuteleiros internacionais: Andrew Meers, americano, atualmente artista residente do Centro de Artesanato Appalachian; e Zaza Revishvili, georgiano erradicado nos EUA, especialista na confecção de facas, joias e outros itens de arte para a realeza e elite mundial – algumas de suas obras fazem parte do acervo permanente do Kremlim Armory, em Moscou.

Segundo Roger Glasser, organizador da Mostra Internacional de Cutelaria, os brasileiros estão cada vez mais interessados pelo universo da cutelaria e aprendendo a diferenciar, entre os diversos tipos de facas, as mais indicadas para cada necessidade. ‘”Temos muitas questões culturais e artísticas por trás da história de cada tipo de faca, mas, além disso, os materiais, design e a maneira como são fabricadas são determinantes para sua indicação de uso, visando o melhor proveito e eficiência”, explica, atentando para o fato de que o Brasil tem uma das mais proeminentes indústrias cuteleiras do mundo.

V Mostra Internacional de Cutelaria – Data: 20 e 21 de maio de 2017 – Local: Centro de Exposições Frei Caneca

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*