VINHO PINOT NOIR DA DAL PIZZOL

A Vinícola Monte Lemos, mais conhecida por Dal Pizzol, da Serra Gaúcha, lançou lote limitado do Pinot Noir e gentilmente enviou para a coluna de vinhos no Conceito de Luxo, onde foi degustado esse delicioso vinho que já começou a chegar nas mãos dos apreciadores de todo o Brasil. A Vinícola Monte Lemos já é referência de bons vinhos, foi criada em 1974 e comandada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol, a vinícola elabora anualmente 300 mil garrafas (225 mil litros) e tem como enólogo responsável Dirceu Scottá.

 

Segundo informações da empresa, o controle de qualidade tem início no cultivo da videira e, para isso, mantém parceria com produtores por meio de acompanhamento técnico realizado por dois enólogos e um engenheiro agrônomo da vinícola. A assessoria ocorre durante todo o processo, desde a variedade de uva a ser implantada até a colheita. Cada produtor recebe uma cartilha de procedimentos e práticas para o cultivo da videira. O material dá instruções, inclusive, sobre o limite de produção por área, variedade e sistema de condução da parreira. Essa parceria também contempla uma tabela de benefícios conforme a qualidade e tratos culturais implementados no vinhedo para cada safra.

Enoturimo – A vinícola faz parte da Rota das Cantinas Históricas, distante 11 quilômetros do centro de Bento Gonçalves/RS. O projeto é composto por propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos que se instalaram nas encostas de Faria Lemos e lá cultivam a videira e seus costumes há mais de 130 anos. O passeio possibilita vasto contato com moradores locais que adoram partilhar dos seus saberes e fazeres, visita às cantinas com degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.

Sobre o vinho: O Dal Pizzol Pinot Noir Safra 2016 já está sendo comercializado, ah! e são apenas 13.300 garrafas e pode ser encontrado em restaurantes, casas especializadas, delicatessens e hotéis de todo o Brasil.

O vinho é muito gostoso, ele apresenta cor vermelho-vivo, aroma de frutas vermelhas como groselhas e cerejas maduras. Na boca apresenta-se elegante, com taninos aveludados e final longo. Boa harmonia entre corpo e estrutura, bom equilíbrio entre álcool, acidez e taninos e uma bem vinda adstringência que lhe dá frescura e persistência próprias de sua juventude. Ideal para ser consumido entre 14ºC e 16ºC. Acompanha massas com molhos diversos, pescados, escargot, assados, filés, defumados, carneiro, strogonoff, frango ao molho e queijos Camembert, Chedar, Colonial e Gorgonzola.

Foi elaborado a partir da minuciosa seleção de uvas cultivadas em Bagé, na Campanha Gaúcha, e em André da Rocha, do Nordeste do Estado, o vinho expressa o talento natural da família Dal Pizzol, que traz em sua bagagem a vocação para a produção de vinhos. Essa aptidão é hoje liderada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol, a sexta geração no Brasil, e tem no enólogo Dirceu Scottá, a sensibilidade e o olhar técnico necessários para engarrafar delicadeza e elegância em forma de vinho.

Segundo os Pizzol, a sensação ao provar o vinho, o apreciador estará degustando a qualidade da Safra 2016. De acordo com Scottá, as uvas recebidas de agricultores parceiros, que tiveram o acompanhamento da equipe técnica da vinícola durante todo o ano, surpreenderam pela qualidade. “Uma matéria-prima com excelentes atributos como a que recebemos nos motiva ainda mais a elaborar um vinho diferenciado, complexo nas suas características e capaz de proporcionar experiências únicas”, brinda o enólogo. “Mais uma vez o Dal Pizzol Pinot Noir chega nos surpreendendo na taça”.

Na carta de vinhos da vinícola desde 2006, o Pinot Noir é um dos rótulos sempre muito aguardado pelos clientes e amigos da Dal Pizzol. Sua produção sempre se esgota antes mesmo do lançamento da próxima safra.

FICHA TÉCNICA DO VINHO

Vinhos Dal Pizzol

Pinot Noir

Safra 2016

Conteúdo: 750ml

Unidades por caixa: 6

Graduação alcoólica: 12,5% vol.

Acidez total: 75 Meq

Açúcar residual: 2,0 g/L

Foram elaborados 15.000 litros deste vinho.

Origem da cepa:

O berço da cepa Pinot Noir é a Borgonha, na França, onde é utilizada na elaboração de vinhos tintos que gozam de alto conceito internacional. Ainda na França ocupa lugar de destaque também na região de Champagne, originando, juntamente com a Chardonnay, os famosos vinhos espumantes da região. Por ser uma cultivar de maturação precoce, capaz de completar o ciclo em regiões mais setentrionais da Europa. É a principal uva tinta cultivada, especialmente na região de Baden. Está presente em todas as regiões vitícolas da Suíça e também é bastante difundida na Itália, principalmente nas regiões vitícolas do norte (Aosta, Asti, Bolzano, Trento, Verona, Pordenone e Trieste). No continente americano, é cultivada nos Estados Unidos, Chile, Argentina e Uruguai.

No Brasil, existem coleções ampelográficas há mais de sessenta anos. Seu cultivo comercial, entretanto, só passou a ter expressão a partir do final da década de 1970, coincidindo com o incremento no plantio de viníferas finas no Rio Grande do Sul. A produção no Estado teve evolução lenta até 1984; cresceu mais significativamente a partir de 1985. Via de regra, em regiões de clima temperado, origina vinho tinto de alta qualidade, com bouquet agradável, acentuado e coloração, em geral pouco intensa. É amplamente utilizada na elaboração de vinho tinto varietal e de espumante.

Elaboração:

A colheita das uvas foi realizada nos primeiros dias do mês de fevereiro. Após refrigeradas, as uvas foram desengaçadas e prensadas. Parte das cascas, onde o mosto foi escorrido para a elaboração do vinho base espumante, foram agregadas ao mosto elaborado pelo processo tradicional. Adicionado levedura seca ativa (Saccharomyces Cerevisiae). Devido a baixa temperatura, a fermentação iniciou-se lentamente, mantendo-se estável entre 20 °C a 25 °C durante 05 dias. Nesse período, em que o mosto esteve em maceração com o bagaço ocorreram remontagens periódicas até ser descubado. O vinho resultante desta forma de elaboração, apresenta-se estruturado com maior intensidade de aroma, cor e corpo.

Características do vinho:

Varietal de casta nobre, que nos proporciona, este maravilhoso vinho de coloração vermelha cereja, com reflexos violáceos e brilhantes. Aroma franco, persistente, delicado e elegante, de frutos vermelhos bem maduros, como amoras, groselhas e cerejas. Ao paladar, apresenta persistência e corpo medianos, taninos macios, redondo, equilibrado e harmônico.

Recomendações gastronômicas:

Acompanha pratos de massas com molhos diversos, pescados, assados de carne, aves, estrogonoff e queijos tipo Camembert, Chedar, Colonial e Gorgonzola.

Temperatura de serviço:

Ideal para ser consumido entre 14 à 16°C.

Origem das uvas:

50% André da Rocha – Serra Gaúcha;

50% Bagé – Campanha Gaúcha.

Características de solo:

Bagé: solo denominado Santa Tecla, Argissolo Vermelho, profundo, bem drenado, arenoargiloso.

André da Rocha: predomina Chernossolo Argilúvico Férrico Típico, solo profundo, apresentando no perfil uma seqüência de horizontes A-B-C.

www.dalpizzol.com.br

Experimente, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*