A ELEGÂNCIA DA MODA & “O ESPUMANTE”

A elegância da moda e do espumante se unem para celebrar a nova fábrica da grife Ricardo Almeida em São Paulo.

14459840_1801390183471491_721275182_n

É inegável que não há nada mais glamouroso em todo o mundo dos vinhos do que um belo espumante! No nosso inconsciente coletivo já é bastante natural associarmos o espumante à momentos de celebração.

Os espumantes (e aqui se incluem os champagnes franceses, os proseccos italianos, os cavas espanhóis, etc.) costumam apresentar uma coloração amarelo pálida, e quando rosados, podem ir de uma delicada tonalidade de pele de cebola roxa até um intenso carmim. O aspecto das borbulhas constitui também um elemento importante, devendo ser pequeninas, irregulares e muito numerosas.

No que concerne à sua textura, os espumantes costumam ser bastante intensos e complexos, apresentando uma acidez proeminente e uma sensação de ligeiro frescor proporcionada pelas diminutas borbulhas. Já no aroma, o seu perfume é fresco e frutado, geralmente com um toque à limão, notas de laranja o maçã, e um ponto de pêssego e framboesa, especialmente nos espumantes rosados.

14463899_1801390410138135_1764985961_n

Muitos espumantes apresentam uma inconfundível presença de levedura, que em algumas ocasiões se concretiza em um aroma de pão fresco, brioche o até de “marmite”*. Também pode apresentar aroma de creme ou de iogurte, assim como de biscoito e, alguns, até de chocolate ao leite, sobretudo ao final, confirmando-se muitos desses aromas em boca.

Costuma-se dizer que os espumantes possuem um sabor duplo: primeiramente é limpo e incisivamente refrescante, e posteriormente é mais intenso e cremoso em sua persistência.

Nessa semana vimos novamente a referida associação entre espumante e momentos de celebração concretizar-se com a inauguração da nova fábrica do estilista Ricardo Almeida, uma referência brasileira quando o assunto é moda masculina,  com um desfile da coleção de verão 2017 para convidados.

14445306_1801390176804825_967858739_n

Localizada no Bom Retiro, região central de São Paulo, conta com 7.800 m², separados em dois prédios, área três vezes maior que a da fábrica anterior, à qual o estilista chama de “uma extensão de minha casa”, e produzirá cerca de 6.600 camisas e 2.500 ternos de alfaiataria por mês, e também a linha casual, lançada há seis anos, com jeans, camisas polo, camisetas e tênis, que representa hoje 30% do faturamento total da marca.

Na ocasião vários atores e apresentadores prestigiaram o evento. Estavam presentes Murilo Rosa, Dalton Vigh, Jorge Pontual, Luigi Baricelli, Otávio Mesquita e o cantor Latino. A modelo e atriz Robertha Portella também marcou presença com um novo visual elegante e ousado.

E para celebrar esse momento de expansão de sua marca, a equipe de Ricardo Almeida escolheu um espumante italiano o qual não pudemos deixar de observar e, claro, comentar para vocês!  O escolhido foi o delicioso “Opera Rosé Brut”, da premiadíssima vinícola italiana Le Marchesine, elaborado com o método clássico, e produzido no território da Franciacorta.

Esse espumante apresenta uma delicada coloração rosa claro, finíssimas borbulhas, e um aroma remanescente e fragrante de flores de acácia e de pequenas frutas vermelhas frescas, predominando framboesas

Em boca é suave, muito fresco e vivaz, com boa persistência! Um espumante ideal para celebrar todo o sucesso desse grande empreendedor da moda no Brasil! 

Um beijo e um brinde!

14445707_1801389813471528_2007516051_n

 

 

 

Por Marcio Morena

Enófilo

“Marmite” é um dos produtos alimentares britânicos mais populares e que está na categoria dos alimentos intensificadores de sabor, sendo muito empregado como pasta para untar torradas. É elaborado exclusivamente com extrato de levedura obtida como subproduto do processo de fabrico de cerveja.

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*