ACADEMIA BARBANTE DE CERVEJA & CALENDÁRIO DOS CURSOS

A Academia Barbante de Cerveja é formada por um grupo de profissionais com vasta experiência no mercado cervejeiro e representa de forma inédita diversas escolas desse segmento, incluindo a afamada WBA (Word Brewing Academy) – entidade composta por duas renomadas escolas: Doemens Akademie de Munique e o Siebel Institute of Technology de Chicago.

Os cursos: a grade de cursos e palestras nacionais e internacionais oferecidos cria uma oportunidade única de formação modular e multidisciplinar, atendendo a demanda tanto de profissionais e técnicos já em atuação na área, como de novos profissionais e consumidores em busca de conhecimento e entretenimento.

Logo Academia Barbante_em alta

AGENDA/SETEMBRO

Iniciação em Cervejas Especiais – com certificação Academia Barbante de Cerveja (de 15/09 a 24/09)

Neste curso (com carga horária de 15 horas) o aluno aprende sobre o universo das cervejas especiais por meio da sua história, receitas, estilos, famílias de fermentação e escolas cervejeiras, além de um panorama de como se encontra o segmento no Brasil. É indicado para quem quer ter uma iniciação no mundo das cervejas especiais.

Intensivo em Tecnologia Cervejeira – com certificação World Brewing Academy (de 19/09 a 28/11)

Neste curso (com carga horária de 70 horas) o aluno aprende a desenvolver todas as etapas do processo de produção de cerveja, matérias-primas, gestão sensorial e os fatores relacionados à qualidade desde a fabricação até o serviço. Além de todos os conceitos teóricos, na parte prática do curso, que ocorre na planta piloto da Academia Barbante, o aluno participará do processo completo da produção de cerveja. É indicado para pessoas que queiram se profissionalizar e ingressar no mercado cervejeiro. Além de terem formação no Ensino Médio e conhecimento básico em química e biologia.

As aulas serão ministradas pela renomada Kátia Jorge – Química, Doutora em Ciências de Alimentos pela UFRJ e Universidade do Porto/Portugal, Mestre em Bioquímica pela UFRJ. Trabalhou nas cervejarias Brahma e Devassa. Química na SUVISA/RJ, e gerente sensorial global na FlavorActiV Ltd.

A Influência da Madeira nos Destilados e na Cerveja (29/09 a 08/10)

Neste curso (com carga horária de 15 horas) o aluno conhece as diferentes formas de envelhecimento dos destilados (cachaça, rum, tequila, brandy e whisky) e entende mais sobre o impacto do uso desses barris na elaboração de alguns tipos de cervejas.

O curso é ministrado por Cesar Adames, que estudou o universo das bebidas na WSET-Wine Spirits Education Trust em Londres. Trabalhou nas revistas Gula e Prazeres da Mesa por 15 anos. Dá aula sobre bebidas nos cursos de Cozinheiro Chef Internacional e na Pós Graduação em Gastronomia Brasileira do SENAC-SP e na WSET de Londres. É co-autor do livro O essencial em cervejas e destilados.

AGENDA/OUTUBRO

Curso de Harmonização com Cervejas Especiais – com certificação Academia Barbante de Cerveja (de 13/10 a 22/10)

Neste curso (com carga horária de 15 horas) o aluno aprende como os sabores da cerveja combinam com os diferentes pratos e seus ingredientes identificando as sutilezas entre a bebida e o preparo possibilitando perceber as interações entre ambos. É adequado para profissionais do setor que desejam se aprimorar nessa área e entusiastas pela gastronomia.

Cursos em Parceria – Outubro

Beer Service – 09/10

Neste curso intensivo (carga horária de 8 horas), o aluno aprende a atender o cliente e a realizar o serviço de cerveja em bares, restaurantes, lojas, eventos. É o curso perfeito para pessoas que queiram atuar no serviço de bares e restaurantes e pessoas que já atuam e necessitam de atualização. Curso contempla conteúdo que apresenta a história da profissão de sommelier, apresentação pessoal, hospitalidade, abordagem ao cliente, venda, vocabulário, mise en place, regras de serviço, serviço de cerveja, copos, armazenamento, limpeza de copo, serviço de chopp, limpeza de chopeira, serviço em eventos e exercícios práticos.

A aula será ministrada por Caroline Oda, uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cerveja no Brasil que ingressou no mundo dos copos e maltes em 2008. Foi assistente de consultoria da mestre cervejeira Cilene Saorin, maîtresse no Melograno e responsável por desenvolvimento de produtos na Tarantino Importadora. No Science of Beer ela é responsável pelas aulas de Serviço de Cerveja, Conceitos de Gastronomia, Harmonização de cerveja e comida e Princípios Básicos da Zitogastronomia, além de apresentar o aluno a Escola Italiana.

Beer Talk – 16/10

Neste curso intensivo (carga horária de 10 horas), o aluno aprimora o conhecimento geral sobre cervejas especiais. O curso é ideal para quem está iniciando no mundo das cervejas especiais e gostaria de ter uma base melhor para aprimorar as degustações.

O curso é ministrado por Daiane Colla e Fernanda Meybom Machado. Abaixo um breve resumo do currículos das professoras:

Daiane Colla

Sommelière de Cerveja pelo Science of Beer Institute do Brasil em 2012 e em 2014 Master of Beer Styles pelo Siebel Institute of Technology de Chicago, Estados Unidos. É coordenadora local do Science of Beer Institute trabalhando na organização dos cursos realizados no país e diretora de Comunicação. Atua como sommelière em consultorias e eventos de degustação e harmonização.

Fernanda Meybom Machado

Sommelier de Cervejas pelo Science of Beer Institute, escola que atua profissionalmente. Sua última especialização foi em Chicago no Siebel Institute of Technology, onde aprofundou seus conhecimentos na área de análise sensorial, harmonizações de cerveja e comidas, tornando-se também Mestre em Estilos. Além disso, ministra aulas no curso de pós-graduação Cervejeira da Uniasselvi de Blumenau, realiza palestras e cursos na área de cerveja e é colaboradora do Blog All Beers.

Malt Talk – (23 e 24/10)

Neste curso intensivo (com carga horária de 20 horas) o aluno aprimora o conhecimento técnico em malte, aprendendo sobre a composição química dos grãos, beneficiamento e malteação e também sobre outros tipos de cereais utilizados na indústria cervejeira. É ideal para amantes da cerveja, cervejeiros, profissionais do vinho, gastrônomos, formadores de opinião, degustadores, comerciantes e entusiastas que desejam aprimorar o conhecimento técnico que envolve a cerveja.

 Infraestrutura

O espaço da Academia, em São Paulo, abrange sala de aula com infraestrutura completa e lounge para degustação e, em breve, contará com bar, cozinha show e uma exclusiva nano cervejaria experimental triblock de ponta da EGISA. Toda esta plataforma também estará à disposição para realização de eventos, lançamentos de mercado e testes de produção para diversos micro cervejeiros e profissionais da área.

A segunda sede, já em operação, fica em Belo Horizonte (MG) e há previsões para inauguração de mais uma em SP e uma no RJ, além de parcerias com outras escolas e centros de eventos em diversas cidades para capilarizar ainda mais a educação cervejeira em todo o país.

www.academiabarbante.com.br

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*