BASILICATA – PÃO, EMPÓRIO E RESTAURANTE * BELA VISTA / SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO
A Basilicata – Pão, Empório e Restaurante é uma charmosa e aconchegante casa que você não tem vontade de ir embora. A localização é privilegiada, em pleno bairro do Bixiga, tradicional em nossa São Paulo.

A Basilicata – Pão, Empório e Restaurante

No ano de 2017 a Padaria Basilicata, expandiu seus negócios ainda mais e reabriu as portas nesse novo e elegante espaço na Bela Vista.
Em uma única casa você tem empório, restaurante, entre outros ambientes, e a oportunidade de deliciar-se com produtos de primeira qualidade. Na entrada tem o empório que nos dá as boas vindas com uma infinidade de produtos excelentes. Desde o famoso Pão Italiano de fermentação natural feito na casa, até as massas importadas, azeites diversos, enlatados importados, queijos maravilhosos de várias nacionalidades e salames de todos os tipos entre muitas novidades.

Empório

Na lateral externa existe um ambiente que nos remete às tradicionais vielas de paralelepípedo italianas – para que os clientes desfrutem um delicioso café acompanhado as delicias da casa.No andar superior o imponente e aconchegante restaurante Basilicata, sobre o comando do chef Rafael Lorenti, que pratica uma culinária típica do Sul da Itália apresentando receitas ao estilo trattoria moderna. O ambiente conta com mesas para famílias e sofás mais aconchegantes para casais, a cozinha é visível aos clientes.O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive almoçando na Basilicata – Pão, Empório e Restaurante e fiquei perplexo com a beleza da casa. A cada canto que você olha tem um detalhe especial de muito bom gosto. A casa é linda e extremamente bem decorada no estilo cantina com toques especiais e harmônicos.
Quanto a culinária, eu havia conhecido a Basilicata Tratoria que adorei, e na verdade, a casa segue o mesmo direcionamento. Produtos de primeira qualidade, culinária especial, criativa e excelente atendimento!
Os pratos são fartos, bem preparados e o sabor indescritível, além da apresentação impecável!
Quanto ao atendimento, o Staff está muito bem preparado para explicar e indicar qualquer prato da casa com muita propriedade. A equipe é excelente e muito bem preparada, isso é uma característica Basilicata!
Em minha degustação eu provei os pratos abaixo e todos deliciosos e imperdíveis!

COUVERT


Pão de fermentação natural e artesanal, manteiga da casa e antepasto do dia que foi a carbonatta

ENTRADA


Bruschetta de Funghi – Creme de ricota defumado, cogumelos grelhados e redução de vinho tinto

PRATO PRINCIPAL – GRIGLIATO DEI PESCATORI

Polvo e camarões, acompanha batata rústica e brócolis

PRATO PRINCIPAL – SPAGHETTI AI FRUTTI DI MARE

Spaghetti com lula, camarão e mexilhão no molho bisque

TORTA CAPRESE

Torta de chocolate com amêndoas, acompanha sorvete de zabaione

PANNACOTA

Panacotta de pistache com colis de frutas vermelhas

No geral, a Basilicata – Pão, Empório e Restaurante é uma casa completa desde produtos vendidos no empório. O restaurante é excelente e muito recomendada a turistas que visitam nossa cidade. Preço bom, culinária autoral, deliciosa e o atendimento impecável.
Eu adorei!

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO

Basilicata: 106 anos de raízes italianas em São Paulo
Sob a direção de membros das famílias fundadoras Lorenti e Laurenti, padaria centenária tráz, além do pão italiano, pratos clássicos do país em seu restaurante.
Criada em 1914 no bairro do Bixiga, a centenária Basilicata – Pão, Empório e Restaurante sempre chamou atenção pela qualidade de seu pão italiano e sua pequena loja repleta de produtos. Hoje, em novo endereço, além de expandir seu espaço, conta também com um café e um restaurante, inaugurados em 2017. Sob a direção de membros das duas famílias fundadoras, Lorenti e Laurenti, a casa ganhou toques de modernidade sem perder a conexão com as raízes italianas e sua própria história. O famoso pão italiano passeia pela casa, desde a decoração do ambiente com as pás de forno no teto até o cardápio, presente aqui e ali em diferentes receitas e produtos.

No cardápio, as influências italianas ganham lembranças da comida da família. Nas entradas, as típicas bruschettas se apresentam em diferentes sabores, como búfala, alici, funghi, pancetta e capra.
As massas são capítulo à parte. Todas artesanais, ganham combinações especiais das mãos do chef. Os tradicionais spaghettis vêm em diversas versões: carro chefe da casa, o Carbonara Di Catanzzaro, é uma receita tradicional do Sul da Itália com gema caipira, pancetta, pecorino e porva; e o Caccio e Peppe da casa com pecorino defumado e pimenta do reino. Além deles, o Frutti di Mare, lançado recentemente com lula, camarão e mexilhão feito no vinho branco e temperado com alho e azeite. A Lasagna Calabrese também é sucesso, feita de carne com linguiça, fonduta de cacciocavalo, crosta de Molica e pecorino.

Entre as carnes, destaque ao Capretto, cabrito temperado com o próprio molho, acompanhado de batatas confitadas e cebolas assadas e a Pancia di Maiale, barriga de porco, acompanhada de purê de Cime di rapa, feijão branco refogado e cime di rapa refogado. Comum na cultura italiana, os pratos para dividir também são opções interessantes, como o Agnello, cordeiro acompanhado de legumes orgânicos grelhados, purê de ervilhas com hortelã e redução de vinho tinto.

No capítulo de doces, a tradição italiana também reina. Os cannoli agora se apresentam em três diferentes recheios: pistache, limão siciliano e avelã. Já a Pannacota possui duas versões: tradicional de baunilha com coulis de frutas vermelhas ou de pistache com a mesma cobertura. Os fãs de Tiramisù também podem saborear a receita do chef com pão de ló de café embebido em calda de amareto com creme de mascarpone.

Para harmonizar com os pratos, a carta de vinhos é elaborada com cuidado nas escolhas para que se mantenham sempre atualizadas com as mudanças de cardápio. O charmosíssimo bar também conta com drinques clássicos, sendo uma seção do cardápio exclusiva para Negroni & Famiglia, além do os autorais, Famiglia Basilicata, e uma carta de gins especial para os happy hours.

Basilicata – Pão, Empório e Restaurante

 

R. Treze de Maio , 596  Bela Vista – S. Paulo – SP

Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga
Instagram – @conceito_deluxo

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*