BISTRÔ DO ALTO * GONÇALVES / MG

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Bistrô do Alto é muito charmoso e está localizado na cidade de Gonçalves no Sul de Minas Gerais e a 240 km de São Paulo, entre Campos do Jordão e Monte Verde.  

É amplo, com seus dois andares e se divide em vários ambientes. Logo na entrada você se depara com um aconchegante Café onde são criados diferentes sabores e doces deliciosos.
O Conceito de Luxo foi convidado para conhecer o Bistrô. Eu tive o prazer de passar um final de semana me deliciando com a culinária do Bistrô do Alto e tendo a companhia do Chef Maurício Gabrieli Neto, que é um apaixonado pela gastronomia e atualmente cursa na Le Cordon Bleu em São Paulo e  que está a frente da cozinha onde existem criações no cardápio da renomada chef Patrícia Lopes, formada pelo Le Cordon Bleu, de Londres e Ana Paula Passoni Gabrieli  que junto com Mauricio tocam este grande empreendimento.

Chef Maurício Gabrieli Neto

Subindo as escadas você é recepcionado por um enorme salão com um vista lindíssima e privilegiada da cidade de Gonçalves e da Igreja Matriz que é um marco da cidade e está bem no centrinho.

Existe uma livraria no salão que faz parte do ambiente e torna-o mais pitoresco e agradável. Com lareira, poltronas e mesas de madeira maciça, todas espalhadas no salão com muita harmonia e extremo bom gosto. 

Vista da Cidade de Gonçalves (Bistrô do alto)

A culinária  é deliciosa, de uma delicadeza única e especial. Os pratos são ricos e bem apresentados, tudo artesanalmente feito no próprio Bistrô. Tem uma pegada de gastronomia francesa, também algumas delícias da culinária italiana e é lógico, a brasileira. 

Existe também a preocupação de aproveitar ao máximo os ingredientes e a produção local do Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

O cuidado e o empenho desse casal é muito especial. Na verdade, ambos tem o bistrô como uma extensão de sua própria casa. Você é tratado, não como cliente, e sim, como um grande amigo. Essa diferença faz com que o Bistrô do Alto seja um dos mais procurados na cidade e já tenha esse sucesso comprovado. 

Em minha degustação eu tive a oportunidade de fazer três tempos, sendo: (dois almoços e um jantar) Portanto, ter uma ideia precisa do que a casa se propõe.

Vamos lá! 

Em iniciei o meu primeiro almoço com uma entrada de Ceviche da Mantiqueira – Muito saboroso, lembra até um pouco a salada que é feita na casa da vovó transformada em Ceviche. Talvez tenha me remetido a minha infância com uma releitura e não posso deixar de citar a louça, que estava lindíssima!


Já o prato principal eu optei por Ravióli Verde com Mussarela de Búfala ao Molho de Tomates Frescos – A massa é deliciosa, vem mais para o All dente (caso você tenha preferência mais molinha, basta dizer pro chefe antes de ser feito) e o molho bem numa pegada italiana, na medida certa que deve ser servido e a apresentação do prato estava impecável!


Finalizei com uma sobremesa muito saborosa. Doce de Nozes – Muito bem feito, nada muito doce e na medida certa. Só uma coisa me incomodou, a forma de ser apresentado no copinho. É lindo mais é inviável, as deliciosas nozes não se integram com o saboroso doce. Como citei para o chefe, eu mudaria a forma de apresentá-lo e colocaria em uma linda cumbuquinha de boca larga e bem artesanal.


Partindo para o jantar , como entrada eu optei por bruchettas – Deliciosas, de queijo com manjericão frescos e muito bem servido o prato. Vale conhecer!


Já o Prato Principal,  resolvi experimentar Carne – Ancho da Montanha (Bife Ancho aprox, 200 g, Risoto de Funghi e Farofa). Bom, a carne estava deliciosa, na consistência certíssima ( ao ponto menos ) muito macia e saborosa. O risoto bem cremoso e muito gostoso também. Já a farofa, que na verdade é apenas um agrado, eu serviria um pouco mais, ou, eliminaria do prato. 


A sobremesa eu me deliciei com o Pudim de Leite – Interessante, neste caso é o tipo de pudim que faz o maior sucesso em restaurantes. Ele é bem direcionado ao gosto feminino, (pro mais doce). É macio, suave e um pouco doce + , não mudaria nada. Não foi o meu favorito, mas estava perfeito!


No dia seguinte, voltei para meu segundo almoço no Bistrô da Montanha. Agora mais familiarizado com a culinária resolvi iniciar com a Salada de Folhas Orgânicas – Na verdade, não é nada de mais preparar uma salada de folhas, mas o cuidado que foi apresentada fez toda a diferença. Desde a colocação das folhas, intercalando com as cores e o fato de ser orgânico é muito mais saboroso.


Já o prato principal eu voltei pra massa. Ravióli de Pera e Queijo Gorgonzola na Manteiga – Vocês não fazem ideia do que é esse prato. A massa estava deliciosa, tudo se compõe com uma perfeita suavidade e os ingredientes tem uma integração perfeita. Imperdível!


Finalizei com Mousse de chocolate Belga – Muito gostosa, suave, nada muito doce e apresentação impecável.

Bons drink’s também (caipirinha com café)

No geral, o Bistrô do Alto é uma casa elegante, aconchegante, bem localizada com uma pegada de Alta Gastronomia e o cuidado com os detalhes é nítido. É referência na cidade e dificilmente alguém sairá de lá insatisfeito. Preço excelente e o atendimento é impecável!

Recomendadíssima, eu adorei!

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO  

Gonçalves (MG) – Os amantes da gastronomia saudável certamente irão adorar o Bistrô do Alto, localizado bem no centrinho de Gonçalves, Sul de Mina Gerais. Assinado pela chef Patrícia Lopes, formada pelo Le Cordon Bleu, de Londres, o cardápio traz uma variedade de produtos produzidos artesanalmente, garantido maior qualidade dos insumos e ingredientes utilizados no preparo das receitas e mais sabor para o consumidor final.

Com isso, é possível degustar raviolis, risotos, sopas, quiches, pães, croques, tortas, waffes e doces elaborados de forma artesanal. O menu degustação da casa é simplesmente divino. A entrada pode ser escolhida entre saladas de folhas orgânicas, ceviche da mantiqueira (montada com truta defumada) ou quinoa com ratatouille.

Como prato principal, as opções são linguine com shitake, ravioli verde com mussarela de búfala ao molho de tomates frescos, penne a la butera (com opção sem glúten), ravioli de pera e queijo gorgonzola na manteiga de sálvia, risoto de funghi secchi ou risoto de açafrão da terra com linguiça.

Há também o ancho da montanha ou o ancho primavera, ambos carne black angus, o primeiro com risoto de funghi e o ultimo com salada orgânica

O Bistrô do Alto, associado à associação Sabores da Montanha, tem amplo salão envidraçado com a melhor vista do centrinho da cidade. Enquanto clientes aguardam pedidos, podem escolher entre os 1.000 títulos de livros à disposição.

Comidinhas
O cardápio oferece ainda uma série de opções de comidinhas, saladas, massas, omeletes e, claro, cafés especiais. No friozinho, uma ótima pedida é o fondue suíço, que pode ser acompanhado por vinho. A lareira existente no salão torna o ambiente ainda mais aconchegante, acolhedor e romântico.

O ambiente, aliás, chama a atenção pelo misto de bistrô com livraria. De algumas das mesas é possível observar o vai e vem de pássaros ao entardecer, entre as árvores que tornam a principal praça do centro ainda mais bucólica.

O atendimento é feito por simpáticas e educadas atendentes. Antes mesmo de você pensar em chamá-las, elas já estão à sua mesa, prontas para atender.

Sobre a Sabores da Montanha
A Sabores na Montanha é uma associação que reúne os melhores, mais conceituados e sofisticados restaurantes, gastrobares, cafés, pizzarias, chocolaterias e cervejarias artesanais de municípios da Serra Mantiqueira dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A entidade trabalha na promoção e no fomento do setor durante todo o ano, na valorização da culinária local e regional, além da criação de ações para manter índices de frequência na baixa temporada, como a realização de eventos e festivais.

BISTRÔ DO ALTO

Endereço: Praça Monsenhor Dutra, 246 – Centro – Gonçalves – MG

Telefone: (35) 3654-1241

Horário de funcionamento: De Quinta a Domingo das 12h às 16h30 e das 19h às 22h

Cardápio: https://www.facebook.com/Bistro-do-Alto-941631219279624

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*