CHURRASCO: UM PASSO A PASSO PARA UM BOM CHURRASCO “POR LEO TEIXEIRA”

CHURRASCO 

Leo Teixeira é filho e sobrinho de açougueiros, Leo, do Talho Carnes, cresceu em volta da churrasqueira e dos açougues da família. Seu pai, José Luis Teixeira, e o seu tio, Adolpho Salva, na época sócios da Casa de Carnes London eram viciados em churrasco. “Lembra Leo, que nos almoços de família os temas eram churrasco pilotado por um dos dois.

Segundo Leo, o que não pode faltar num bom churrasco: uma carne de qualidade, vários acompanhamentos e bebidas. Posso dizer que não gosto de churrascaria rodízio por causa da orgia gastronômica. Saio de lá com a sensação de que comi de tudo, mas não aproveitei nada. Portanto, nos meus churrascos, não costumo misturar muitos cortes. Mas também depende um pouco dos convidados:  se sei que um deles aprecia cordeiro, asso um Frenched Rack. Se gostam de porco, um belo steak de copa lombo, e assim vai. Sempre agrego um único corte, na grelha, com certeza picanha, fraldinha, linguiça toscana e costelinha suína.

churrasco gaucho 1

Uhhh!! adoro batata cozida temperada com sal, limão, lâminas de alho cru, vinagre, salsinha picada, pimenta do reino moída na hora e muito azeite. Salada de folhas mistas com bastante rúcula e radicchio ajudam a quebrar a gordura na digestão e completam bem o churrasco.

Uma pergunta que sempre escuto, Churrasco é coisa de Homem?

Rs! de Homem, mulher, criança, jovem e idoso. O churrasco é uma festa para a família, encontro dos amigos, também dividirem uma mesa farta com muita emoção e prazer.   

Abaixo duas dicas que fazem a diferença:

 1– Meus mestres no churrasco têm uma característica em comum que, para mim, hoje é um mantra: organização e limpeza da área da churrasqueira. Não importa para quantas pessoas seja o churrasco, nunca é caótico, sempre sai tudo na hora certa e em quantidade suficiente. A pia deve estar sempre limpa, as tábuas e travessas impecáveis e sempre lavar antes dos cortes.

O exemplo pode ser lembrado de uma cozinha profissional, onde se passa grande parte da manhã preparando o “mise en place”. Quando todas as carnes já estão espetadas, cortadas e devidamente acondicionadas em assadeiras e recipientes, a churrasqueira é acesa.

2- Controle sua ansiedade e só coloque as carnes na grelha quando ela estiver realmente bem quente e o carvão em brasa. Dica: “A Grelha fria, apenas  cozinha e na verdade não assa”. E a churrasqueira em labaredas, (queima a carne e não sela). Outra dica: Mantenha um dos cantos da churrasqueira sempre abastecido com carvão novo. Isso manterá a temperatura da grelha o mais constante possível e, portanto, seu churrasco num bom ritmo.

 PASSO A PASSO DE UM CHURRASCO POR LEO TEIXEIRA

DSC00028

 

1- Acorde cedo para comprar sua carne no açougue de sua confiança.

2- Chegando em casa escolha sua música preferida e ponha pra tocar alto.

3- Já prepare os espetos de linguiça, corte a picanha em steaks etc… faça o “mise em place”

4- Acondicione tudo em assadeiras cobertas com papel filme e ou recipientes plásticos com tampa. Não ponha na geladeira.

5- Lave bem a pia e bancada de apoio, tenha à mão esponja, detergente, balde de lixo e panos de prato suficientes.

6- Se suas facas não estão 100% dedique 10 minutos para uma boa amolada.

7- Leve para a churrasqueira apenas as carnes que for servir primeiro.

8- Uns 40 minutos antes do horário marcado para a chegada dos convidados acenda a churrasqueira. Não seja econômico no carvão!

9- Assim que seus convidados chegarem sua churrasqueira deve estar em brasa. Esse é um bom momento para iniciar os aperitivos, linguiças, costelinhas e asinha de frango.

11- Assim que soltar o último aperitivo reanime a churrasqueira com carvão novo.

12- Traga as estrelas do churrasco e aguarde as brasas brilharem.

13- Perto da brasa sele bem de um lado, até pequenas gotas de sangue aparecerem na superfície do steak. Vire e asse até o ponto desejado (a experiência vai ensinar quando deve tirar a carne).

14- Agora o mais importante: “não seja chato”. Rs! . Se algum convidado prefere come carne torrada, (o problema é dele) seja gentil, sirva com um sorriso e não faça de má vontade. (sabemos que carne torrada fica dura e perde toda a proteína). Mas como diz na etiqueta, cada qual come o que gosta. Caso haja algum  vegetariano no churrasco, surpreenda –o com batata assada, abobrinha fatiada grelhada, cebola no espeto etc. A festa é para todos.

Bom churrasco!

Meus agradecimentos especiais ao Conceito de Luxo Magazine por me ceder este espaço falando sobre minha experiência em churrasco.

nao-foi-testado 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*