CIRCUITO GASTRONÔMICO SANTA CECILIA (SP) & REGIÕES

A Gastronomia dos seis bairros que fazem parte do circuito central de São Paulo. Santa Cecilia, Vila Buarque, Consolação, República, Campos Elíseos e Barra Funda.                

Começando pelo bairro da Santa Cecilia que é uma localização privilegiada, muito próxima ao centro velho da capital paulistana e você tem gostinho de cidade do interior. As ruas são planas, comércio por todos os lados, você consegue encontrar tudo que precisa. É fácil, de bicicleta é uma delicia e onde se encontra a rota gastronômica, que é um dos maiores atrativos do bairro da Santa Cecilia. Tem comida baiana, japonesa, brasileira, hamburguerias, comida por quilo de vários preços e qualidade. Além de ter os bares e restaurantes da famosa Rua Canudo Duval da empresária Lilian Gonçalves que domina a rua com grande parte deles. Também temos a Rua Barão de Tatuí que existem vários restaurantes interessantes para conhecermos. Enfim, a Santa Cecilia está de braços abertos para todos os moradores opinar e dar dicas sobre lugares e a gastronomia local.

IGREJA DA SANTA CECILIA

Já o bairro da Vila Buarque é um pequeno bairro, localizado na região central, uma mistura entre residência e trabalho, tem agitada vida noturna, estudantes e boa atividade cultural. Foram esses traços que conseguiram manter certa vitalidade no pequeno bairro que, depois de algumas décadas, aponta para uma oportunidade de recuperação. Localizado no miolo da região central, mas tem jeito de cidade do interior. Prédios residenciais com comércio no térreo fazem ter a melhor característica. É um bairro onde se anda muito a pé e também é um bairro com muitos bares, hamburguerias e vida noturna agitada.

PRAÇA – ROOSEVELT

Bom, chegamos ao bairro da Consolação. Um bairro cheio de cultura e comércio variado. Podemos dizer que a Consolação está no coração de São Paulo. É um bairro intenso, que respira a arte, a pluralidade cultural e que desfruta de comércio de todos os tipos. De tudo um pouco, desde pequenos comércios até grandes lojas e shopping centers. Realmente está no centro de São Paulo e um bairro de fácil acesso a grande metrópole. Poucas possibilidades restam para não se apaixonar pelo bairro da Consolação. E nesta apresentação dos bairros que farão parte de nosso circuito gastronômico eu resolvi eleger não um bar e nem um restaurante especifico. Mas sim, o SESC Consolação que tem uma gastronomia de muito bom gosto e saudável. É um local muito interessante pra se comer. Comida simples, muito bem feita, o cuidado nutricional é visível, além do famoso custo-benefício que é um fator importante que vale muito a pena.                                                                                      

Esse prato da (foto) que vocês estão vendo de arroz, feijão, batata assada e filé de frango, têm um custo para o consumidor ótimo. Por este valor de (R$ 17) você come uma comidinha justa, bem feitinha e gostosa. Eu adoro e recomendo!

 

 

Também me deliciei com o Pavê de Cupuaçu que nessa lanchonete do Sesc é delicioso!. (R$ 4) Não deixe de experimentar e o preço é bem convidativo. Portanto, quem vamos homenagear para abrir a nossa gastronomia é o Sesc Consolação. Parabéns!

Partimos para o bairro da República – que também está no coração de São Paulo e a Praça da República é um dos mais tradicionais pontos da cidade de São Paulo. Localizada no centro da cidade, a praça é visitada diariamente por turistas e habitantes de nossa da cidade. A grande frequência é explicada pela proximidade com avenidas importantes, como a Av. Ipiranga e a Av. São João, ruas comerciais, como a Sete de Abril e Barão de Itapetininga, além de alguns dos principais pontos turísticos da metrópole, como o Theatro Municipal, Viaduto do Chá e o Edifício Copan.

 

E não podemos deixar de lado o fato de ser um dos pontos gastronômicos bastante importantes em são Paulo. Aos domingos e feriados a praça fica lotada de paulistanos e turistas provando tudo que tem de bom nas barraquinhas que ali ficam aos finais de semana. Tudo muito gostoso e produtos de qualidade. Vale conhecer!

 

 

Campos Elíseos – é um bairro da cidade de São Paulo localizado no distrito de Santa Cecília, que já citei acima, que é o nosso bairro inicial na região central. Foi o primeiro bairro planejado da cidade, onde se fixaram vários dos antigos e abastados fazendeiros do café. Em Campos Elíseos está localizada a antiga sede do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Campos Elíseos, que pertenceu anteriormente ao aristocrata e político. Lá está a Sala São Paulo e a Estação Júlio Prestes, que foi reformada e hoje é a maior sala de concertos da cidade, também se localizam no bairro. Esse bairro está tão próximo dos outros quatro já citados que também iremos desbravar e descobrir com a ajuda de todos vocês o que tem de melhor na gastronomia do bairro.

Finalizando com o bairro da Barra Funda onde está o mais novo e reinaugurado estádio Parque Antártica, que é o orgulho dos palmeirenses. Agora surgiu o Allianz Parque, onde são realizados grandes shows de música. Além de terem no bairro a escola de samba Camisa Verde e Branco (uma das primeiras de São Paulo) e de tantos outros acontecimentos. A Barra Funda se desenvolveu a partir de 1850. Ah! Não posso deixar de citar o Memorial da América Latina que reúne mais de seis prédios com eventos, shows, palestras e exposições temporárias, feiras gastronômicas. Um local que procuram estabelecer e manter uma integração entre as nações da América Latina. Também o Parque da Água Branca, que com seus 120 mil metros quadrados explora atrações culturais e gastronômicas.  Para aproveitar a gastronomia na região é preciso muito mais do que um dia. Na Barra Funda há uma infinidade de restaurantes, principalmente os de comida brasileira. Se a pedida é o churrasco gaúcho, você também encontra grandes churrascarias. Caso você seja daqueles que gosta de uma boa noitada, a região está lotada de bares e casas noturnas. Enfim, esse bairro tem muito o que falar!

Visite o circuito central, vale conhecer e desbravar! 

www.conceitodeluxo.com.br 

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Um Milhão e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 09/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*