O Comida di Buteco elegeu, o Famoso Bar do Justo como o Melhor Boteco de São Paulo. Dentre os 49 participantes, ele obteve a maior nota de avaliação dos jurados e do público, que votou durante os 31 dias do concurso, de 10 de abril a 10 de maio. Localizado no bairro Santana, na zona norte da capital, o bar vencedor concorreu com o petisco Costela 40 Horas, servida com molho de morango – receita criada especialmente para esta edição do Comida, cujo tema foi “Frutas no Brasil”.
Na cerimônia de premiação, que aconteceu no Villa Bisutti Tenerife, foram premiados os cinco primeiros colocados no concurso. O segundo lugar ficou com o Bar do Berinjela, que participou com o petisco Escondidinho de Berinjela, que leva manga na receita. O terceiro lugar foi dividido entre o Bar Bambu e Bar do Xandão, com os petiscos Amigô e Brasiliano Grill Xandão, respectivamente.
Já o Bar do Vardemá se consagrou como o quarto melhor boteco de São Paulo, com o petisco Pernil à moda do Vardemá. Para completar os cinco vencedores, na quinta colocação aparece o Boteco do Murruga cuja criação foi o tira-gosto Contra Filé à Murruga Tropical, servido com abacaxi e queijo.
Para aguçar a criatividade dos cozinheiros e promover a pesquisa culinária, o tema desta edição foi “frutas”. Os petiscos participantes tiveram receitas elaboradas com frutas, mesmo que ela não fosse a protagonista do prato. O objetivo foi destacar a identidade brasileira, mostrar a regionalidade e também conquistar o paladar do público pela simplicidade – um dos valores do concurso.
1º Lugar – Bar do Justo
2º Lugar – Bar do Berinjela
3º Lugar – Bar Bambu / Bar do Xandão
4º Lugar – Bar do Vardem
Comida di Buteco
Criado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Comida di Buteco vem cumprindo, desde 2000, um importante papel de fomento à cozinha caseira e desenvolvimento dos pequenos estabelecimentos do setor. Concurso pioneiro nesse universo, é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.
Por Luis Guilherme Zenga