No primeiro dia de Fevereiro aconteceu o lançamento da cerveja colaborativa Pelotão. Uma cerveja que nasceu da união de duas cervejarias paulistas; Cervejaria Dádiva e Tarantino Beer.
A ideia de criar uma cerveja com inspiração na galera do pedal surgiu em uma mesa de bar (é claro!). Luiza Tolosa da Dádiva e Gilberto Tarantino, da Tarantino Beer resolveram envolver 40 colegas ciclistas e uma boa dose de malte para que o projeto evoluísse até a criação da Cerveja Pelotão.
A Cerveja
A cerveja Pelotão é uma cerveja pertencente ao estilo Vienna Lager , produzida apenas com malte Vienna, o qual dá cor característica a bebida. Um dourado escuro com leve tendência a tons de cobre.
No paladar a presença do Malte é bem marcante. Do começo ao fim do gole podemos notar a presença marcante dessa variedade do malte. Os cervejeiros conseguiram dar um corpo interessante, mantendo um ótimo equilíbrio entre amargor, drinkability e corpo. No aftertaste, o toffe ficou bem evidente com retrogosto curto e refrescante.
Essa cerveja certamente será um ótimo acompanhamento para carnes bovinas magras, mas não se preocupe com isso, mesmo sem nenhuma harmonização especial esse rótulo será bastante agradável ao paladar. Vale a pena experimentar!
Para fechar com chave de ouro e manter a identidade do produto, as cervejarias adicionaram rapadura a receita, já que o ingrediente é comumente utilizado por atletas antes de treinos.
A rapadura pode ser notada através do dulçor e também pela cor bem característica que deu a esse exemplar de Vienna Lager!
Para os leitores que já conhecem um pouco sobre cervejas especiais e suas nomenclaturas, a cerveja Pelotão possui 5,5% de teor alcoólico e 25 IBU´s.
Energy Food
Parte do bagaço de malte utilizado na produção do rótulo foi destinado à empresa Pdal Bars, com esse bagaço foram produzidas deliciosas “barrinhas” naturais e energéticas para pré e pós treino.
Confesso que não sou fã de alimento fitness afinal meu mundo é cerveja, mas fiquei impressionado com o sabor, textura e maciez das barrinhas produzidas pela Pdal Bars.
O evento
Os jornalistas e blogueiros foram convidados a sentir na pele o que o “pelotão” sentiu durante os 60km de pedalada até fábrica da Dádiva em Várzea Paulista, tá certo que em condições bem mais amenas! ( ufa!)
O evento de Lançamento aconteceu na academia especializada em aulas de bike, chamada Ride State, onde pudemos participar de uma aula de bike. Antes do treino, um copo de cerveja e uma barrinha ajudaram dar mais energia para encarar a magrela.
A aula foi realizada em uma sala super bem equipada com 40 bikes e um sistema muito interessante que estimula a competitividade durante as aulas; todos os participantes possuem um avatar na tela e pode-se acompanhar em tempo real sua evolução e ainda comparar com dos outros colegas participantes.
Para ser sincero, essa aula só me fez ficar com muita sede e querer beber litros da cerveja Pelotão!
E foi justamente isso que aconteceu depois…..
Vendas
Para aqueles que desejam experimentar esse novo rótulo colaborativo, não perca tempo, a produção é de um lote limitado de 1800 litros. O preço médio sugerido para o consumidor final é de R$20, e já pode ser encontrada em locais como Vinil Burguer, Brewdog e Clubeer além de outros bares e lojas especializadas.
Por Marcel Ocampo