dōTERRA® BRASIL * REALIZOU ALMOÇO COM ÓLEOS ESSENCIAIS NA CULINÁRIA

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

A dōTERRA® Brasil promoveu um delicioso almoço harmonizado com suas “essências” em sua sede em São Paulo.O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive neste almoço e fiquei perplexo em saber quanta coisa pode-se criar na  culinária usando essas essências especiais e maravilhosas.O almoço servido em três tempos, teve o cardápio totalmente criado pela talentosa “chef Luciana Toledo”. Sendo: entrada, prato principal e sobremesa.

MENU

Entrada – Primavera de Quinoa com dōTERRA® Brasil Peppermint.
Prato Principal – Peixe em Crosta de Nuts com dōTERRA® Brasil, Lemon, Homus e Mix de Brotos.
Sobremesa – Mousse de Chocolate Funcional Zero Açúcar com dōTERRA® Brasil Tangerine.

Primavera de Quinoa com dōTERRA® Brasil Peppermint

Peixe em Crosta de Nuts com dōTERRA® Brasil, Lemon, Homus e Mix de Brotos

Mousse de Chocolate Funcional Zero Açúcar com dōTERRA® Brasil Tangerine

Eu posso afirmar que nesse almoço eu aprendi que cozinhar com óleos essenciais é uma ótima maneira de tornar as nossas refeições mais saborosas e interessantes.Bom, temos que ter em mente que os óleos são muito potentes. Portanto, é preciso usar uma pequena quantidade de óleo essencial para acrescentar bastante sabor a qualquer lanche que você faça, uma simples refeição ou até na bebida.Muitas vezes usar apenas uma gota é necessário para produzir um sabor intenso, o uso de óleos essenciais na culinária torna-se uma solução inteligente e econômica em nosso dia a dia. Eu sou fã dos óleos essenciais dōTERRA®  e uso uma gota em 1 litro de água diariamente. Eu coloco na geladeira e vou consumindo durante o dia. Acaba, faço novamente e assim sucessivamente. Fica uma delicia e me traz uma sensação de bem estar e muita segurança para minha saúde.   

SOBRE OS ÓLEOS ESSENCIAIS

 INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO  

Os óleos essenciais podem realmente ser usados para promover a saúde e o bem-estar?
Como os óleos essenciais são retirados de fontes naturais, quando utilizados adequadamente, eles fornecem uma
maneira natural e segura de cuidar do corpo. Os óleos essenciais têm muitas aplicações aromáticas, tópicas e
benefícios internos que podem ser úteis para promover um um estilo de vida saudável – especialmente quando
combinado com outros hábitos saudáveis, como comer bem e se exercitar com frequência. Quando utilizados para os fins a que se destinam, os óleos essenciais têm o potencial para ajudar a promover um melhor bem-estar em geral. Como mencionado anteriormente, os benefícios que um óleo essencial tem a oferecer dependerão muito sua composição química única.Cada óleo essencial tem seu próprio conjunto de benefícios; porém, uma grande variedade de óleos pode ser utilizada para promover o bem-estar.

Como posso saber quanto óleo essencial utilizar?
O uso seguro dos óleos essenciais exige as dosagens apropriadas e os métodos de aplicação sugeridos a seguir. É importante manter-se na “faixa segura” de uso dos óleos, já que utilizar óleo demais pode levar a efeitos e sensibilidade indesejáveis. Siga as diretrizes do quadro abaixo para assegurar a dosagem segura ao usar óleos essenciais para promover o bem-estar:

Diretrizes de segurança
Antes de começar a usar óleos essenciais como parte de um estilo de vida saudável, é importante estar ciente de importantes diretrizes de aplicação e segurança. Quando usados de modo inadequado, os óleos essenciais não serão tão eficazes ou seguros. Aqui estão algumas diretrizes de segurança que devemos conhecer antes de adicionar o uso dos óleos essenciais à rotina diária de bem-estar:
Antes de usar óleos essenciais para ingerir, sempre se certifique de que o óleo foi aprovado para uso interno
• Toda vez que aplicar óleos essenciais tópica ou internamente, certifique-se de seguir as diretrizes de dosagem sugeridas para evitar irritação ou efeitos adversos
• Sempre dilua os óleos fortes antes da ingestão ou da aplicação tópica
• No caso de alguns óleos, especialmente os óleos cítricos, evite a exposição ao sol ou aos raios UV por até 12 horas após a aplicação tópica • Consulte o médico antes de usar óleos essenciais (ou suplementos à base de óleos essenciais), principalmente se tiver questões de saúde específicas ou circunstâncias especiais, como a gravidez Aromática

Como usar óleos essenciais para o bem-estar .
• Óleos essenciais com propriedades refrescantes ou suavizantes podem ser usados topicamente.
Experimente Eucalipto, Melaleuca (Tea Tree), Hortelã-Pimenta e dōTERRA BreatheTM.
• Alguns óleos essenciais podem ser usados para proteger contra ameaças ambientais e sazonais.* Experimente
Cravo, Melaleuca(Tea Tree) ou produtos On GuardTM.
• Uma variedade de óleos essenciais pode ser usada para acalmar e dar suporte às emoções.* Experimente
Manjericão, Sálvia Esclareia, Cravo, Olíbano, Sempre Viva ou Zimbro.
• Quando usados apropriadamente, alguns óleos essenciais podem ajudar proporcionar conforto e bem-estar.
Experimente Gengibre, Hortelã-Pimenta ou ZenGestTM.
• Muitos óleos essenciais podem contribuir com o equilíbrio emocional e uma pele mais saudável. Experimente
Pimenta Preta, Cravo, Olíbano, Sempre-Viva, Limão Siciliano, Limão, Melaleuca (Tea Tree), Mirra, Alecrim, e
os produtos On GuardTM.

Por que utilizar óleos essenciais na culinária?
Esteja você cansado(a) das mesmas velhas receitas ou queira tirar proveito dos benefícios internos que os óleos essenciais têm a oferecer, cozinhar com óleos essenciais é uma ótima maneira de tornar suas refeições mais saborosas e interessantes.
Como os óleos essenciais são muito potentes, é preciso usar apenas uma pequena quantidade de óleo essencial para acrescentar bastante sabor a qualquer lanchinho, refeição ou bebida.
Como apenas uma gota (ou menos) é necessária para produzir um sabor intenso, o uso de óleos essenciais na culinária torna-se uma solução inteligente e econômica com o tempo. Seu frasco de óleo essencial vai durar muito mais que outros ingredientes que duram apenas uma semana na geladeira. Isso também torna os óleos essenciais uma opção conveniente para acrescentar sabor aos seus alimentos. Quando você perceber que acabou o limão ou que não tem mais alecrim fresco para a receita, tudo o que você precisa fazer é ir até sua coleção de óleos essenciais para obter ajuda.
Outro benefício do uso de óleos essenciais na culinária é que, quando usados de modo apropriado, você poderá se sentir bem por estar colocando ingredientes naturais na comida. Muitos óleos essenciais trazem benefícios para o corpo quando consumidos internamente, de modo que acrescentar óleos essenciais às receitas pode ajudar a receber esses benefícios de uma maneira divertida e deliciosa.

Diretrizes de segurança para se cozinhar com óleos essenciais.
Antes de começar a cozinhar com óleos essenciais, é importante conhecer as diretrizes de segurança e uso de cada óleo. Lembre-se, nem todos os óleos essenciais são aprovados para uso interno, de modo que existem alguns óleos essenciais que é preciso evitar na comida. 

Como posso saber quanto óleo essencial acrescentar aos alimentos?
Quando se tratar de medir óleos essenciais na culinária, existem muitos fatores a considerar.
A quantidade de óleo a acrescentar aos alimentos dependerá do óleo em particular que você estiver planejando utilizar, de suas próprias preferências de gosto, de você pretender substituir o óleo essencial por um ingrediente cru, fresco ou seco, da quantidade de alimento que você estiver preparando e muito mais.

Método do Palito de Dente
A melhor maneira de determinar quanto óleo essencial deve ser acrescentado ao alimento é começar com pouco.
Você pode começar acrescentando óleos essenciais à receita usando o método do palito de dente, que consiste em colocar a pontinha de um palito de dente no frasco de óleo Essencial e depois misturá-lo naquilo que estiver cozinhando. Esse é um modo simples de se acrescentar uma pequena quantidade de óleo sem correr o risco de arruinar o prato com sabor excessivo.

Uma Gota
Se você estiver usando óleos essenciais que tenham uma química mais branda, ou se estiver cozinhando uma quantidade grande de alimentos, pode ser apropriado usar uma gota inteira de óleo. É uma boa
ideia usar um conta-gotas, ou você pode colocar a gota de óleo primeiro em uma colher, em vez de adicioná-la direto ao prato, para evitar excesso.

Várias Gotas
Mais de uma gota de óleo essencial pode ser acrescentada ao alimento quando você estiver cozinhando com calor ou assando e quiser preservar o sabor. Várias gotas podem ainda ser necessárias se você estiver cozinhando uma quantidade bem grande de comida. É melhor adicionar uma ou duas gotas de óleo, fazer um teste de sabor para ver se gosta e depois decidir se é preciso colocar mais óleo.

Como utilizar óleos essenciais na culinária.
• Acrescente sabor ao chá, chocolate quente, smoothies, cidra, limonada e a outras bebidas misturando algumas gotas de óleo essencial ao líquido. (Óleos essenciais cítricos, mentolados e condimentados funcionam melhor.)
• Considere mudar suas receitas normais de carnes e legumes acrescentando óleos essenciais ao marinado.
• Infunda um toque de sabor a cookies, bolos, pães, broinhas, tortas e muffins, adicionando algumas gotas de óleos essenciais na massa antes de assar. (Observação: grande parte do sabor vai se evaporar no forno por causa
(Óleos essenciais condimentados e herbáceos funcionam melhor.) do calor; assim, adicione um pouco mais de óleo se quiser que o sabor permaneça.)
• Torne seu patê ou molho preferido mais interessante acrescentando óleos essenciais. (Use o método do
palito de dente para adicionar o óleo até chegar ao sabor desejado.)
• Crie seus próprios temperos com óleos essenciais misturando-os com sal, pimenta e outros temperos secos.
Você pode até mesmo fazer uma cobertura doce para a aveia ou torradas adicionando óleos essenciais cítricos ou
condimentados ao açúcar.
• Os óleos essenciais podem ser misturados com outros ingredientes (como azeite e vinagre de maçã) para
preparar um molho para saladas verdes, ou você pode adicionar uma gota de óleo essencial à salada de legumes,
de massas ou de frango para agregar sabor.
• Adicione óleos essenciais a molhos para dar um sabor extra a pratos de massas e carnes. (Óleos essenciais
herbais funcionam melhor.)
• Coloque algumas gotas de óleos essenciais em um copo de água junto com fatias de frutas (como limão
siciliano ou limão) ou ervas frescas (como manjericão ou alecrim) para obter uma bebida refrescante.
• Dê uma incrementada em sua receita de sopa adicionando óleos essenciais herbais ou condimentados a ela,
mas faça isso perto do fim do processo de preparo para que o sabor não desapareça.
• Óleos essenciais podem ser adicionados a refeições leves como iogurte, aveia, manteiga de amendoim, purê de maçã e muito mais. Isso é especialmente útil para fazer seus filhos experimentarem os óleos essenciais.
Práticas recomendadas na culinária com óleos essenciais
• Cozinhe apenas com óleos essenciais que tenham sido aprovados para uso por ingestão • Use utensílios de aço inoxidável, cerâmica ou vidro, já que alguns óleos essenciais podem
danificar certos tipos de plástico
• Os óleos essenciais são afetados pelo calor; assim, acrescente um pouco mais de óleo à receita
antes de assar ou ferve. Se for possível, acrescente o óleo no final do cozimento para preservar o sabor.
• Comece com pouco: é necessária só uma pequena quantidade de óleo para adicionar bastante sabor.
Você sempre pode adicionar mais depois, mas não pode retirar o sabor depois de acrescentá-lo
• Sempre use o método do palito de dente quando for adicionar óleos essenciais de química forte,
como Canela Cássia, Canela, Cravo, ou Orégano (Observação: esses óleos também devem ser diluídos
apropriadamente quando forem adicionados a bebidas)

Diretrizes de segurança
É importante observar que alguns óleos essenciais nunca são seguros para serem ingeridos devido a seu
perfil químico. Cada óleo essencial dōTERRA® inclui diretrizes de aplicação que usam os símbolos e que significam “AROMÁTICO”, “TÓPICO” e “INGESTÃO”. Qualquer produto dōTERRA® assinalado com “I”é considerado seguro para ingestão. Lembre-se, mesmo que um óleo essencial seja considerado seguro para uso por ingestão, os métodos de aplicação e a dosagem apropriados precisam ser observados a fim de se permanecer nos limites do uso seguro.
Óleos essenciais que nunca devem ser usados internamente,
seja em que quantidade for:
*O óleo de Eucalipto dōTERRA® é obtido de Eucalyptus radiata, não é recomendado para uso interno. Outros produtos
dōTERRA®, como o On GuardTM, contêm Eucaliptus Globulus, que é seguro para uso interno.

Óleos fortes
Embora possam ser aprovados para uso por ingestão, existem alguns óleos que são fortes demais.
É seguro colocar de uma a duas gotas desses óleos em receitas a fim de dispersar o óleo antes de consumi-lo.
Os óleos ao lado têm química forte e, embora sejam aprovados para uso por ingestão, não devem ser colocados diretamente na língua ou na boca.

Óleo essencial
Diluição recomendada
Dose diária (não mais que 20 gotas): Na maioria dos casos, não se deve consumir por ingestão, preparado no alimento ou bebida mais de 20 gotas de óleos essenciais em um período de 24 horas.
Tenha em mente que esse máximo de 20 gotas pode ser mais alto ou mais baixo dependendo do óleo que esteja sendo usado.
Doses diárias mais baixas são recomendadas, especialmente quando o óleo esteja sendo usado internamente por um período de tempo prolongado.

Óleo essencial dōTERRA®   
Experimente, eu uso e adoro!

Por Luis Guilherme Zenga 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*