ERVAS FINAS “DICAS DA NUTRICIONISTA LÍVIA NOGUEIRA”

Costumeiramente temperos como salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho e orégano são mais conhecidos e utilizados na culinária, entretanto existe uma variedade imensa de ervas que podem ser acrescentadas à comida. Coentro, dill, sálvia e estragão são temperos finos e saborosos, que possuem gosto e aroma marcantes e ajudam a realçar o sabor dos pratos.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, explica no Conceito de Luxo Magazine que os benefícios de usar essas ervas finas vão muito além de intensificar o sabor das receitas. “Temperar os alimentos com ervas é uma ótima maneira de reduzir o consumo de sal, além disso, elas agregam uma série de benefícios à saúde”, afirma a nutricionista.

As ervas frescas possuem um aspecto viçoso e não devem apresentar manchas escuras ou amareladas. Elas devem ser lavadas com água e armazenadas em um saco plástico na geladeira.

Coentro: Benefícios: contribui, principalmente, para o bom funcionamento do processo digestivo e é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

Características: lembra a salsinha, contudo o aroma é intenso e o sabor forte e cítrico. Suaviza o sal, equilibra o aroma do peixe e alivia a potência de ingredientes picantes.

Modo de usar: é ideal para pratos de frutos do mar e caldos de peixe, além de ser ingrediente essencial no molho curry, usado na cozinha indiana para dar sabor a frangos e carnes.

coentro

Dill: Benefícios: é indicado para o tratamento de distúrbios digestivos, falta de apetite e indigestão.

Características: Também chamado de endro, ele é muito usado na culinária escandinava e do leste europeu. Suas folhas são delicadas, mas o aroma e sabor são marcantes.

Modo de usar: as folhas frescas podem ser usadas em saladas, peixes, frutos do mar, batatas, repolho, couve-flor e raízes.

Dill

Sálvia: Benefícios: auxilia na digestão e ajuda no combate a gengivite e faringite.

Características: folhas longas e aveludadas, ela tem um sabor forte, mas ao mesmo tempo refrescante, que se assemelha um pouco ao do alecrim.

Modo de usar: pode dar um toque especial a pães, molhos, carnes bovina e suína, aves, peixes e carneiro. Ajuda a quebrar o sabor adocicado de algumas carnes. Deve ser usada com moderação para não conferir sabor amargo às preparações.

salvia

Estragão: Benefícios: contribui como um estimulante contra o cansaço e ajuda na circulação.

Características: tem folhas longas e aromáticas. O sabor é adocicado e levemente picante. Lembra levemente o cheiro e gosto da erva-doce.

Modo de usar: combina em molhos de saladas, peixes, ovos, molhos de tomate, aves, carnes, cordeiro e vegetais cozidos. O ideal é adicionar sempre no final do cozimento do prato.

estragão

www.redeoba.com.br

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*