ESPECIAL “CROÁCIA & BÓSNIA”

 
plitvice2
   

CROÁCIA E BÓSNIA 

A Croácia é a prova irrefutável de como é interessante conhecer um local turístico em duas épocas distintas. E de que o retorno a um local já visitado, sempre vale a pena.  Mesmo que seja depois de uma guerra sangrenta, mas que, inacreditavelmente, não deixou resquícios traumáticos.  O povo é feliz, as belezas naturais estão preservadas, os patrimônios históricos conservados. 

Minha primeira visita a então Iugoslávia foi em 1990. 

Eu guardava dessa época, no meu coração e nas minhas fotos,  imagens tão bonitas, que hesitava em retornar com medo da memória me trair e não encontrar aquelas paisagens de sonho.

Mas qual não foi minha surpresa ao encontrar um país totalmente integrado à Comunidade Européia, repleto de turistas ávidos por suas praias e compras, alegre, festivo e com uma população próspera e cheia de planos para o futuro.

A Croácia é um país dos Balcãs, com cerca de 5 milhões de habitantes, que fica ao sul da Europa, criado pela divisão da Iugoslávia, fica no sul da Europa no lado leste do Mar Adriático – com mais de 1.000 ilhas – e ao leste da Itália. Faz fronteira ao norte com a Hungria, a noroeste com a Eslovênia, a leste com a Sérvia, ao sul com a Bósnia e Herzegovina e Montenegro, ao oeste com o Mar Adriático.

O litoral  da Croácia virou o must do verão. As cidades são encantadoras, repletas de turistas e apresentam uma  mistura do charme europeu com a beleza do Mediterrâneo.
Existem sete locais da Croácia inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO: a histórica cidade de Trogir, o Conjunto Episcopal da Basílica Eufrásia de Porec-Parenzo, o complexo histórico de Split (foto abaixo à esquerda) com o Palácio de Diocleciano, a cidade antiga de Dubrovnik-Ragusa, a Catedral de Santiago em Šibenik, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice(foto abaixo à direita), a planície de Stari Grad.
split1plitvice1
A Croácia tem centenas de locais de proteção natural, com sete parques naturais: as ilhas Brijuni, a ilha de MIijet, as ilhas Kornati, as cataratas de Krka, os impressioantes lagos Plitvice, o monte Risnjak e o cânion Pakienica.

As regiões central e do norte da Croácia, embora não sejam muito visitadas, abrigam paisagens muito interessantes, com castelos, colinas, ruínas e ruas de pedras. As cidades costeiras e as ilhas agraciam os turistas com praias exuberantes e restaurantes charmosos e com alta gastronomia. As reservas naturais, a arquitetura e os museus também merecem destaque.

O litoral da Croácia está enfeitado por inúmeras ilhas (muitos arriscam o número de 1.185),  lindas baías e maravilhosas penínsulas. As temperaturas são agradáveis, as praias limpas e com águas convidativas perfeitas para quem deseja tomar sol, que, aliás, se faz mais presente do que em qualquer outro local da Europa.

A maravilha natural da Croácia mais visitada é o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, com penhascos, florestas e cascatas e, claro, lagos impressionantes.

Muitas igrejas católicas romanas antigas representam a herança cultural do povo croata. Nin, Split e Omis são algumas cidades da Croácia que podem ser classificadas como museus. Essas cidades são ricas em monumentos históricos e culturais. O centro urbano é bastante antigo e bem preservado. Dentre as cidades mais interessantes, destaco Pula, Split eTrogir. É ótimo passear no Palácio de Diocleciano, em Split, um exemplo da arquitetura romana, renascentista e barroca. Em uma ilha, a histórica Trogir esbanja charme.

A capital, localizada no centro-norte do país, é Zagreb, centro cultural do país. À noite a cidade se ilumina com muitas opções de bares, restaurantes, clubes, cassinos, teatros e shows. A Cidade Alta, com suas ruelas medievais, igrejas, rede funicular e lindas vistas, é a parte mais bonita de Zagreb. No centro fica a Catedral de Santo Estevão, com suas torres neogóticas. Vale uma visita às galerias e museus, como a Galeria dos Velhos Mestres e a Galeria Mestrovic. A Moderna Galeria de Zagreb abriu após sua total reconstrução, depois de 11 anos, em 29 de dezembro de 2005 com o slogan ‘100 anos da Galeria Moderna, 200 anos de Arte Croata’.
zagreb1zagreb4

A atração maior, entretando, continua sendo  a cidade fortificada de Dubrovnik.

Travessias em Ferryboats regulares facilitam o acesso dos turistas ao arquipélago de ilhas da Dalmácia: Hvar, que cheira a lavanda; a medieval Korcula, fortificada pelos venezianos; e a preservada Mljet, com enseadas e um lindo mosteiro.

Embora seja a região mais cara da Croácia, a Dalmácia tem muitos atrativos, além de vários restaurantes debruçados sobre o mar.

Dubrovnik, definida como “a pérola do Adriático”, além de ser Patrimônio da Humanidade da UNESCO é o destino preferido de milhares de europeus.
dubro1dubro2
Uma cidade que conta com mais de 50,000 habitantes, praias espetaculares, marinas e numerosas possibilidades de desfrutar das suas férias no Adriático.
dubro3dubro4
É uma cidade costeira, com uma infra-estrutura impressionantes, que além da beleza, oferece hotéis, apartamentos para alugar, barcos, iates, hospedarias, casas e chalés, restaurantes, bares, vistas impressionantes, paisagens espetaculares, vida noturna, compras, campos de golf, praias incríveis e um patrimônio histórico de valor incalculável.
dubro5dubro6

É imperdível o passeio ao redor dos muros de Dubrovnik (foto à esquerda), observando o mosaico de telhados laranja. É quase impossível acreditar, que durante o bombardeio sérvio de 1991, dois em cada três edificações de Dubrovnik foram danificadas.
A tentação em Dubrovnik é irresistível, aproveite as suas férias neste local privilegiado e estenda a sua jornada, e noitada, por toda a Croácia. 
Sugestão de Hotéis (utilizados e aprovados por esta repórter):
Dubrovnik:
Hotel Dubrovnik Palace – Masarykov put 20,20000
Tel: 00xx385 20 430 000 – Fax: 00xx385 20 430 100
Split:
Hotel Atrium – Domovinskog rata 49ª
Tel: 00xx385 21 200 140 – Fax: 00xx385 21 200 100
Plitvice:
Hotel Jezero – Plitvicka Jezera bb
Tel: 00xx385 53 751 400 – Fax: 00xx385 53 751 600
Zagreb:
Hotel Westin –  Krsnjavoga 1
Tel: 00xx385 1 489 2000

Por Dina Barile

A colunista visitou o destino 

SELO – CLM

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*