ESPECIARIAS “ALECRIM” CHEIO DE SIMBOLISMO

O Alecrim cresce em um arbusto,tem um aroma delicioso e incrível. É cheio de simbolismos, antigamente era usado na soleira de portas, em casamentos como coroa e como incenso para desinfetar o ar e dar sorte.

Eu gosto mesmo é na comida e adoro o alecrim no frango assado, colocar antes do papel alumínio pra dourar. 

alecrim

É uma das ervas mais usadas na gastronomia mediterrânea. Na cozinha é usado para temperar carnes em geral: carneiro, carnes de caça, porco, pato, boi, frango, vitela, etc. Seu sabor forte equilibra bem carnes de sabor marcante. Pode ser usado em marinadas ou diretamente na panela ou assadeira. Combina com alho. Combina muito bem com pães e biscoitos salgados, uma foccacia com alecrim é maravilhoso! Combina com batatas e com legumes de muitos tipos. Seu sabor é forte e resiste ao cozimento, por isso deve ser usado com cuidado. 

Sua folha é bem dura e para facilitar o consumo, as folhas devem ser picadas antes de entrar na preparação. Ou um ramo inteiro pose ser usado e retirado antes de servir. O alecrim desidratado mantêm boa parte de seu sabor, mas sua folha fica ainda mais dura. O alecrim e também vendido em pó. Ele pode ser queimado abaixo de carnes na churrasqueira para dar um sabor defumado e um toque diferente ao churrasco.               

Use em: carnes, marinados, refogados de legumes e frutos do mar. Alecrim pra SaúdeEsta erva exige solo rico em cálcio e clima seco para nascer. É antioxidante (ou seja, retarda o envelhecimento) e diurética. Também protege contra o câncer e auxilia a digestão. O chá de alecrim tem efeitos anti-stress, auxilia no bom humor. É indicada para combater a enxaqueca, infecções respiratórias e na garganta, artrite, insônia e até mesmo a ressaca, entre outros usos. É contraindicada para pessoas portadoras de epilepsia e para gestantes. O consumo exagerado também pode causar problemas como gastroenterites (infecção no sistema gastrointestinal) e nefrites (inflamação nos rins). O ideal é usar poucas quantidades da erva.

Pesquisa da Redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*