A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), dentro de suas atribuições, contribui para a captação de voos para o Brasil com objetivo de aumentar a conectividade aérea brasileira com os mercados emissores internacionais e, assim, atrair mais turistas estrangeiros para os destinos nacionais. A Empresa aérea britânica Virgin Atlantic passou a informação para o Conceito de Luxo da operação de voos diários entre Londres e São Paulo. O Instituto participou das tratativas para o início da operação do novo voo que acontecerá em 2020.
Será a primeira rota da companhia aérea britânica para a América do Sul. O serviço conectará o aeroporto de Heathrow, na capital da Inglaterra, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo, com duração de aproximadamente 12 horas, será operado em uma aeronave Boeing 787 Dreamliner.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirma que o aumento da conectividade aérea é uma das prioridades do governo. “O objetivo é tornar o Brasil mais competitivo no cenário global do turismo e cada novo voo é uma conquista para o nosso País”, diz.
A presidente da Embratur, Teté Bezerra, ressalta os esforços empreendidos pelo Instituto para a captação de novos voos internacionais e considera o aumento da conectividade aérea fundamental para o incremento do número de turistas estrangeiros no Brasil.
“O Brasil tem extensão territorial continental e está distante dos principais centros emissores internacionais de turistas. Neste cenário, a conectividade aérea é estratégica. O estímulo à concorrência neste mercado é importante para o aumento do número de assentos e também para atenuar o Custo Brasil”, analisa Teté Bezerra.
Está pronta a ser votada na Câmara dos Deputados a medida provisória que amplia de 20 em até 100% a entrada de capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais. Segundo a presidente da Embratur, esta é mais uma medida que visa aquecer este mercado com aumento de competitividade. A matéria está na pauta desta semana do plenário da Casa.
PACOTES
Outra novidade é que a Virgin Holidays, operadora de turismo do grupo, irá comercializar, pela primeira vez, pacotes turísticos incluindo destinos brasileiros. Além de São Paulo, que receberá a nova frequência, o turista internacional poderá se conectar com outros destinos como Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, além da possibilidade de conhecer a Floresta Amazônica e as praias do estado de Santa Catarina.
O executivo da companhia Juha Jarvinen defende que a nova rota visa capitalizar a economia brasileira, que está em fase de crescimento. Segundo ele, “São Paulo representa uma oportunidade incrível para o nosso negócio e estamos muito animados para voar para um novo continente pela primeira vez”.
A Virgin Atlantic foi fundada em 1984 e opera rotas de longa distância entre o Reino Unido e América do Norte, Caribe, África, Oriente Médio, Ásia, Austrália e, a partir do ano que vem, para América do Sul, com o novo voo para São Paulo.
Da redação