Vinhos portugueses e espumantes brasileiros marcaram a primeira edição do Fazenda da Grama “Experience Day”
Neste último sábado, o luxuoso e exclusivo condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, recebeu a primeira edição do “Fazenda da Grama Experience Day”. O evento enogastronômico para 500 pessoas promoveu diferentes tipos de interações na Casa do Lago, um dos espaços mais aconchegantes do residencial.
Lançado em 2004 pelo Grupo Jaguari, o condomínio está há 70 quilômetros de São Paulo, em uma região de clima tropical, perto do Aeroporto de Viracopos, Campinas e Vinhedo, com fácil acesso pelas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes. São mais de 3.400.000m² e possui campo de golfe, considerado um dos melhores do Brasil, Club House, clube com piscina ao ar livre e aquecida, quadras de tênis e poliesportiva, vôlei, salão de jogos para adultos e crianças e playground, um centro de lazer e esportes, com atividades como Cable Ski, pista de skate (Pump Track e Bowl), Stand Up Paddle, Caiaque, Beach Vôlei, Beach Tênis e pista de Bocha. Os moradores contam ainda com espaço fitness, SPA Luiza Sato, sauna, vestiários, pista de cooper, trilhas ecológicas e um lago para pescaria.
A curadoria de enogastronomia do evento foi de Renato Frascino, do The List, que proporcionou aos presentes uma sequência de sabores para aguçar todos os sentidos. As opções iam de sanduíches gourmetizados até experimentações de azeites finos, tartufos, e queijos especiais. Entre as empresas participantes estavam: Mestre Queijeiro, Tartufaria, Massas Pissani, Haagen-Dazs, Cachaça Batista, entre outros. A Cerveja Madalena, por exemplo, promoverá aos visitantes quatro estilos da bebida, todas idealizadas de maneira artesanal: Lager, Weiss, Amber e IPA.
Em conversa descontraída com o Carlos Pissani, proprietário das massas que levam o seu sobrenome, degustamos deliciosas massas diferenciadas com recheios como brie com mel ao tartufo, burrata com lascas de limão, e cordeiro com alcaparras. Como nos explicava Carlos, que nasceu numa tradicional família italiana e desde pequeno viu seus parentes produzir massas caseiras, suas massas utilizam ingredientes naturais, frescos, sem conservantes ou corantes, especialmente selecionados e de qualidade superior.
O “Fazenda da Grama Experience Day” também contou com a participação da Lusitano Import, do querido amigo Fernando Rodrigues, oferecendo aos convidados os vinhos portugueses brancos, rosés e tintos, cujo rótulo coincidia com o nome do local onde estava sendo realizado o evento: “Casa do Lago”.
Dentre os vinhos disponíveis para degustação, vamos comentar sobre o Casa do Lago tinto, das varietais Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. Esse vinho é elaborado com o método clássico de fermentação com desengace e contacto pelicular pré fermentativo seguido de aplicação de leveduras secas activas. realiza-se uma fermentação a 30ºC nos primeiros 2/3, e se baixa para 20ºC durante o último 1/3.
O interessante é que durante todo o processo fermentativo são feitas 2 remontagens diárias utilizando em cada uma delas metade do volume contido na cuba. Após a fermentação alcoólica é mergulhada a manta durante 30 dias, durante os quais se procede à extração dos taninos suaves, à fermentação maloláctica e estabilização natural do vinho. Após a produção, passa por um estágio de 3 meses em barricas de 225Lt de carvalho Francês de Allier .
De coloração vermelho rubi intensa e brilhante, apresenta um aroma de bagas e violeta, completado por um toque de especiarias. Tem um caráter encorpado, e em boca é aveludado, com acidez equilibrada e um final de prova elegante e persistente.
Entre os espumantes servidos, destacamos o brasileiro Cave Antiga Rosé Brut, elaborado com o método charmat, a partir das varietais Cabernet Sauvignon, e Chardonnay. Apresenta bom “perlage”, com bolhas pequenas, abundantes e persistentes, uma coloração salmão de intensidade média e aromas que denotam característica frutada e leve toque de especiarias. Em boca revelou-se um leve corpo, sobressaindo gostos de framboesa e morango. Sua acidez é equilibrada e de agradável frescor, e sua persistência boa.
Foi sem dúvida um belo evento que uniu esportes, gastronomia, ótimos vinhos e automobilismo na melhor das circunstâncias!
Um beijo e um brinde!
Marcio Morena
Marcio Morena é advogado, professor universitário e enófilo.
Créditos das fotos: Carla Garcia