FESTA DO HAMBÚRGUER DIA 28 DE MAIO

Dia 28 de maio é comemorado o dia internacional do Hambúrguer e o Conceito de Luxo não poderia ficar fora desta festa. Como dica e presente para este sanduíche tão amado mundialmente segue algumas curiosidades e também endereços que o veículo já visitou e degustou fazendo matéria no decorrer do ano.

madero_fit

Vamos lá! mas antes, algumas curiosidades sobre o amigo hambúrguer.  

O nome do lanche “hambúrguer” tem origem da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo. Ah! o Hambúrguer foi criado na Mongólia e segundo historiadores, o hambúrguer é do século XIII , quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo. Outra curiosidade, o hambúrguer mais caro do mundo custa em torno de $5.000 dólares. Caro né? o sanduíche é vendido pelo Juicys Foods and Ovations Food services for Juicys Outlaw Grill, nos Estados Unidos.

Os apetitosos Burger's

O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, e faz sucesso até hoje por todos nós brasileiros. É delicioso, mas deve-se consumir com moderação.

Luz Camêra Burger

O lanche é cheio de armadilhas, segundo alguns nutricionistas, por apresentar um teor de gordura e sódio elevado, as carnes escolhidas para confeccionar o hambúrguer geralmente são as mais ricas em gordura. Além disso, algumas receitas, no momento da moagem da carne, adicionam um percentual de gordura, para deixar a carne mais suculenta no momento do preparo. Mas não é pecado consumir, apesar do alto teor calórico com um teor maior de gordura é recomendado o consumo do lanche. Basta consumi-lo em uma frequência mais baixa, mas em hipótese nenhuma é pecado se deliciar com esse lanche. 

ze2p

Uma ideia! na hora de comprá-lo podemos pedir salada para acompanhá-lo. Se estamos cuidando do peso, podemos pedir sem muito recheio, por exemplo, sem maionese, com menos queijo e também pode ser um hambúrguer nutritivo, o pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. A alface, tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas, os nutricionistas reforçam que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, é importante não esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

lu11p

Bom, a quantidade ideal de hambúrguer, devido o lanche ter um alto teor de gordura, deve-se manter o consumo do sanduíche uma vez a cada 15 dias estaria bom. Substituindo uma refeição almoço ou jantar e sem a batata frita….rs! Portanto, vamos de hambúrguer. Recomenda-se optar por hambúrgueres de carnes mais magras (frango, salmão, fraldinha, alcatra) e trocar o pão de hambúrguer tradicional por uma versão integral. Também é ideal usar queijos mais magros (mussarela light, mussarela de búfala, queijo branco) e aumentar as saladas (alface, tomate, pepino,cenoura ralada, cogumelos, abobrinha e berinjela grelhada) dentro do pão. Além disso, trocar a maionese comum por uma versão light e não abusar no ketchup e mostarda ajuda a manter uma versão mais saudável do lanche. 

Hamburguer com Batata

Hoje em dia temos muitas opções de hambúrgueres e tão criativas como qualquer prato de um chef renomado. Pois quase todas as hamburguerias tem diversas opções e além do mais, são os tais sanduíches gourmet, que fazem o sucesso do momento e por menor que seja a casa sempre existe uma opção vegetariana.

www.tbfoto.com.brCHIPS BURGER - SP/SP - 08/07/2015Foto: Tadeu

Abaixo algumas Hamburguerias visitadas pelo Conceito de Luxo que existem matérias que poderão servir de dicas para ser comemorado o dia de hoje.

BAR ROCK BIKERS – MOOCA – SP – www.rockbikersbar.com.br

RESTAURANTE MADERO – ITAIM SP – www.restaurantemadero.com.br

LUZ, CÂMARA, BURGER!  – SP – www.luzcameraburger.com

ZÉ DO HAMBURGER – HAMBURGUERIA – SP – www.zedohamburger.com.br

THE SAILOR BURGERS & BEERS – SP –  www.thesailorbb.com.br

HAMBURGUERIA CHIP’S BURGER – SP –  www.chipsburger.com.br

TIGRE CEGO Bar & Restaurante – SP  – www.facebook.com/tigrecegosp

Feliz dia do hambúrguer!

Eu adoro!

Por Luis Guilherme Zenga

aprovado

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*