O Figo Restaurante, é uma casa que vale muito a pena conhecer na Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo. Pertence a restauratrice Maria Fernanda La Regina que recentemente mudou de chef e entregou a cozinha para o Chef Gerson Campelo, que também assina a cozinha de sua outra casa, o Silo Restaurante, que fica ao lado na mesma rua.
Fui convidado para a degustação do novo cardápio, fiquei perplexo com a qualidade da comida e a criatividade do chef Campelo que eu já havia experimentado a sua culinária em sua outra casa e a proposta dos dois restaurantes são totalmente diferentes. Nesta casa a inspiração veio do “Figo” que na verdade dá o nome ao restaurante e é uma de minhas frutas prediletas. Eu adoro figo e você participar de uma degustação onde todos os pratos tem o figo em evidência é o máximo!
Iniciamos a degustação com o couvert da casa que é delicioso e acompanha muito bem um espumante
Já a entrada, o chef nos surpreendeu com uma Terrine de berinjela com figo caramelado e aspargos – estava perfeita, uma maciez extraordinária e a beleza do prato surpreendente.Na sequência, o Camarão grelhado com risoto de figo – Muito bom, a consistência destes camarões grelhados levemente e a combinação com figo ficou incrível. Eu adoro camarões e a forma que o chefe apresentou este prato é digno de uma obra de arte.Finalizamos com o Figo banhado no brigadeiro com recheio de ganache de pistache – Suave, nada doce, e a harmonia do prato perfeita. Realmente esse chef é muito bom, faz uma excelente comida e a apresentação dos pratos sempre impecáveis.O almoço foi harmonizado com VINHO TINTO HEARTLAND SPICE TRADER SHIRAZ-CABERNET SAUVIGNON 2014/750 ML – As duas maiores uvas da Austrália combinaram-se neste lançamento da Heartland. Feito por ninguém menos do que Ben Glaetzer, um dos enólogos australianos mais renomados, mostra a típica expressão dos tintos do país da Oceania. Não é preciso aproximar o nariz da taça para sentir a enxurrada de frutas silvestres: groselhas, amoras e mirtilos se destacam, ganhando toques sutis de especiarias quentes. No paladar, as frutas ficam ainda mais intensas, ganhando um toque de dulçor de compota muito agradável.
Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga