A Fritz Cervejaria Artesanal é uma rede de choperia com gastronomia alemã, que possui cinco restaurantes próprios e 22 franquias já inauguradas em diversas cidades, uma delas está na avenida Cidade Jardim em São Paulo. E foi está unidade que visitei e fiquei perplexo com a qualidade da comida, a forma de harmonização pratos e cervejas e o atendimento que é impecável. A casa é elegante, toda envidraçada, em uma das avenidas mais conhecidas da capital paulistana, no cruzamento próximo a avenida Faria Lima e com dois ambientes, descontraídos e aconchegantes.
O serviço personalizado com garçons com roupa típica alemã, é uma das marcas da boa receptividade da casa, que oferece um cardápio à la carte de culinária alemã, com o diferencial de criativas opções, além dos tradicionais pratos clássicos. No almoço também oferece sugestões de pratos executivos e a partir das 17:30 até as 20 horas, o happy hour com muito chopp e deliciosos petiscos.
A grande novidade é que a casa aos sábados está oferecendo no almoço – das 12 às 16 horas – um Festival de Comida Alemã, delicioso, farto e um excelente preço único de R$ 49,90. É muita comida, pratos deliciosos da cultura alemã, além de chopp gelado e um ambiente descontraído e descompromissado.
Bom, no cardápio do festival inclui a degustação do tradicional pão Bretzel de Munique, é um pão típico da região sul da Alemanha, cuja forma sempre tem um laço no meio da massa. O formato do pão indica sua região e há diferentes tipos de Brezel dependendo da tradição e da ocasião em que é feito. Em Munique costuma-se encontrar Brezels gigantes, de uns 30 cm de comprimento! Eles são chamados de Wiesnbrezn e são feitos na época do Oktoberfest.
Ah! pode ser comido simples, depois de retirado um pouco do sal grosso, com manteiga, salame, presunto, Nutella, salgado ou doce. É comido no café-da-manhã acompanhando um café, em festas em ambientes fechados ou festas ao ar livre, acompanhando por exemplo uma cerveja ou um refrigerante. É parte integrante da cultura alemã e é realmente muito gostoso!
Também são servidos neste festival o Pastel de eisbein. Deliciosos, feitos com eisbein desfiado, queijo, palmito, carne e sua crocância é única.
Ah! nessa comilância toda é oferecido para os participantes do Festival, quatro tipos de Salsichões acompanhados de salada especial de batatas, Linguiça suína recheada de Provolone, dois tipos diferentes de pratos com Eisbein – joelho de porco assado por 6 horas ou em cubos ao molho de Cerveja Friz Natur, acompanhados de batata bolinha com ervas e na sequência três saborosos grelhados da bisteca alemã Kassler – que vem acompanhada de chucrute, ao molho de páprika (Páprika Schenitzel) e também ao molho de Cerveja Fritz Dunkel.
E para harmonizar todos os pratos da degustação, nada melhor que a sugestão do mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe, que no cardápio do Festival oferece opções de chopps artesanais Fritz, apresentados em canecas de 300ml e 570ml.
Uma degustação é feita com cada cliente para a escolha do chopp preferido. São cinco tipos: (Klar, Natur, Wiezen, Köelsh e Dunkel), produzidos pela Cervejaria do Fritz, localizada em Monte Verde (MG) e feitos com matérias primas importadas e água vinda das montanhas.
Ah!! não deixe de conhecer as cachaças do Fritz . A que o garçom está servindo na botinha é deliciosa e chama-se (Wacholder Schnapps) um nome muito difícil de se falar, mas o charme da botinha e o sabor são irresistíveis…
Uma dica: Não saia do Fritz de mão vazias, as cervejas, dos mesmo tipos dos chopps, são vendidas no restaurante somente para levar para casa, assim como taças, tulipas e canecas do Fritz em caixas para presente.
AS DELICIOSAS CERVEJAS E CHOPES FRITZ:
Köelsch é um estilo de cerveja originado na cidade de Köln (Colônia) na Alemanha. A tradição cervejeira desta região tem mais de 1.000 anos de história, no entanto os primeiros registros desta receita tem pouco mais de 100 anos. Köelsch é uma cerveja típica de alta fermentação e maturação estendida que lhe conferem um teor alcoólico mais elevado de 6%. O lúpulo adicionado em sua elaboração traz uma nota de sabor e aroma mais nobre e apurado.
Weizen significa trigo em alemão. Este estilo de cerveja teve origem na região da Baviera e seu registro arqueológico mais antigo remete a era do bronze, há mais de 2.800 anos. Esta cerveja tem um paladar equilibrado, com notas de cravo-da-índia e banana somados ao sabor agradável do trigo. Sua textura traz maciez e cremosidade, progredindo para um sensação final picante na língua, que é reforçada por sua carbonatação fervescente. Teor alcoólico de 4,8%.
Dunkel é um tradicional tipo de cerveja com origem na cidade de Munique, região da Baviera. Tradicionalmente ela possui suave amargor, distinta coloração escura e um característico sabor de malte torrado. A baixa fermentação e maturação obedecem o tempo mínimo de 21 dias. Teor alcoólico de 4%.
NATUR – Para os degustadores mais aprimorados e exigentes, o Natur é um Pilsen de baixa fermentação e maturação prolongada, elaborado da mesma forma há mais de um século, sem filtros. Seu teor alcoólico é de 4,8%.
KLAR – é uma cerveja Pilsen originada na Checoslováquia, mais especificamente na cidade de Plzeň, por volta de 1840. Este tipo de cerveja é o mais consumido no Brasil e tem uma coloração dourada, sabor leve e refrescante. Sua produção obedece um rigoroso processo e suas baixas fermentação e maturação duram no mínimo 21 dias. Teor alcoólico de 4%.
Já sobre Jorg Franz Schwabe, ele nasceu na cidade de Berlin na Alemanha em 1952 e sua paixão por cervejas começou nos anos 50, quando ainda criança na cidade de Koln passava todos os dias em frente a uma cervejaria no caminho para a escola.
Ainda nestes primeiros anos de vida, mudou-se para o Rio de Janeiro com seus pais e trouxe consigo um sonho. O passar dos anos intensificaram sua paixão e, aos 19 anos, aceitou um convite para trabalhar como aprendiz de mestre cervejeiro em uma das maiores cervejarias do Brasil.
Após 3 anos na função de aprendiz, o jovem Schwabe retornou a sua terra natal e graduou-se Braumeister pela tradicional Teschnische Universistät Berlin em 1972, onde iniciou como hobby sua pequena produção de cervejas artesanais para consumo próprio e de amigos. De volta ao Brasil, Jörg trabalhou em grandes cervejarias do país que, aliadas a sua formação, enriqueceram seus conhecimentos na arte de fazer cerveja.
Aos poucos as cervejas criadas por Schwabe ganharam fama e, no ano de 1993, o versado mestre cervejeiro partiu em busca de seus sonhos e fundou o Fritz Cervejaria Artesanal em Monte Verde/MG, tornando realidade a visão de elaborar uma cerveja típica alemã em clima tropical brasileiro.
Frtiz Cervejaria Artesanal
Avenida Cidade Jardim nº 655- São Paulo
www.fritzcervejariaartesanal.com.br
Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga