A Gigante de vinhos Italianos está no Brasil: Collis – Riondo desembarcou no país pela primeira vez através da Importadora Italiamais. Localizada em uma região nobre a Vila Nova Conceição em São Paulo. O Conceito de Luxo recebeu com exclusividade para apreciar uma das deliciosas bebidas do produtor da região do Vêneto, na Italia. A Cantine Riondo chegou ao Brasil trazendo vinhos vinificados a partir de uvas autóctones do Veneto como de algumas castas mundiais.
Informações do produto:
FLÛTE EN ROSE – CASA BURTI EXTRA DRY: Um rosé elaborado com a uva autóctone Raboso (70%) e Merlot (30%). Apresenta aromas delicados de rosas e frutas vermelhas. No paladar é refrescante, agradável e de boa acidez.
PRODUTOR: Cantine Riondo,
SAFRA: não safrado
icone_regiao Italia – Veneto
icone_uva 70%Raboso e 30%Merlot
icone_vinificacao Vinificação: Vinificação clássica sob o método Charmat, onde a segunda fermentação ocorre em autoclaves.
icone_visao Rosado brilhante com borbulhas de média intensidade.
icone_olfato Aroma delicado de rosas e frutas vermelhas.
icone_paladar Refrescante, bastante agradável e de boa acidez.
icone_sabor Aperitivos e lanches em geral, presuntos, comida oriental, peixes e crustáceos.
icone_madeira Sem madeira
icone_madeira 6 – 8ºC
icone_alcool 11%
Opinião sobre o produto:
Eu particularmente gosto muito dos Rosé, se espumante é sinônimo de festa, o espumante rosé é uma festa bem mais colorida, bem mais leve e agradável. É uma festa para os olhos, talvez uma provocação para os sentidos.
Obviamente, nos espumantes rosés predomina a uva tinta, no geral a pinot-noir. Há duas maneiras de se obter o rosé com borbulhas: com a mistura de vinhos brancos e tintos ou pela maceração de uvas tintas (com ou sem a chardonnay) até se obter a cor desejada.
O Flûte en Rose é delicioso, você senti o aroma frutado de rosas e frutas vermelhas. O Flûte em Rose, em minha opinião, alia o frescor, a vivacidade, o efeito inebriante das bolhinhas ao potencial gastronômico. Tem potencial de acompanhar vários tipos de pratos e um paladar muito característico. É uma bebida curinga que pode surpreender a todos. Eu adorei!
INFORMAÇÕES/EMPRESA:
Criada no ano de 2008, a Collis Group, Collis-Riondo ou Cantine Riondo, como é comumente reconhecida, é verdadeiramente uma realidade no que se refere a um grande produtor de vinhos. É a maior e mais importante na sua região de origem, o Veneto, ao nordeste da Italia. Bem mais do que um produtor, ela é uma grande cooperativa detentora de muitas marcas e de muitos hectares, a qual abrange todas as principais áreas produtoras de vinho desta referida localidade; da região de Valpolicella, ao norte de Verona, à região de Soave, que fica a leste desta mesma cidade, estendendo – se até as províncias de Vicenza e Pádua, onde o Prosecco é cultivado. A uva Glera, da Cantine Riondo é também colhida no Trento, uma região que produz espumantes com excelência, a exemplo do famoso FERRARI. O grupo possui uma área vitícola impressionante de 6000 hectares, representando 15% do total dos vinhedos do Veneto, os quais são cultivados e cuidados meticulosamente pelas mãos de 2.400 agricultores. As principais uvas plantadas são: as autóctones Garganega, Pinot Grigio e Glera, além da Chardonnay para a vinificação de vinhos brancos; Corvina (casta veneta), Merlot e Cabernet Sauvignon para os vinhos tintos.
Sob importação exclusiva da Importadora Italiamais chegam rótulos de três marcas: Riondo, Casa Burti e Lunardi. Da primeira, um dos Proseccos que já é considerado nos EUA um dos mais consumidos, o Riondo Collezzione Prosecco Extra Dry DOC; da Casa Burti chega o spumante rosato Flûte En Rose Casa Burti Extra Dry, cujo exemplar é um corte de Raboso e Merlot, a primeira, uma outra uva autóctone muito especial e bastante utilizada na produção de espumantes rosés em todo o Veneto e pelos principais produtores deste estilo.
Da marca Lunardi, chegam os rótulos varietais Lunardi Pinot Grigio Delle Venezie IGT, a uva branca queridinha das Américas, a qual exprime flores brancas, aromas citrinos suaves e envolventes; Lunardi Merlot Delle Venezie IGT, outra casta que se adaptou muito bem aos solos da região produzindo vinhos tintos deliciosamente frutados e macios e o Lunardi Cabernet Sauvignon Delle Venezie IGT.
“A Cantine Riondo curiosamente consegue produzir vinhos com qualidade, ainda que em grande volume, um fato particularmente inédito, algo que a Europa já reconhece dado aos diversos concursos mundiais dos quais seus rótulos já foram premiados, a exemplo, O Berliner Wein Trophy da Alemanha e o Internacional Wine And Spirit Competition, da Inglaterra. Certamente o mercado hoje necessita de rótulos com preços acessíveis, mas não abrimos mão da qualidade, conclui Alexandro Paesani, Diretor Comercial da Italiamais.”
Experimente, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga