O shopping Barueri recebeu de braços abertos o La Guitarra Cantina. Restaurante italiano, especializado em macarrão na guitarra, oferece uma cozinha artesanal, em dois ambientes de muito bom gosto, bem decorado, tipicamente italiano e nos remete as tradicionais vilas da Itália.
Logo na entrada, a tradicional Fonte da Fortuna, dá as boas vindas e promete trazer sorte, além de ajudar pessoas, pois toda moeda jogada ali, é doada a uma instituição de caridade. Sim, uma boa ideia e um trabalho social bacana. Ah! neste ambiente externo, a vila italiana, também é usada como espaço de eventos. Para completar o visual local, uma simpática banca de feira com legumes utilizados no restaurante. Um lugar lindo para festas de casamentos e grandes eventos. Quanto ao Shopping, é relativamente simples, tanto as pessoas que circulam, como os ambientes e lojas. Posso afirmar que a Cantina La Guitarra veio à acrescentar um pouco de luxo e bom gosto para a cidade de Barueri e também para o shopping Center.
A casa pertence aos sócios Renata Russo, que já tem na veia familiar o gostinho da gastronomia italiana e esposa do restaurateur Juscelino Pereira que é o proprietário do Restaurante Piselli que é referência de boa gastronomia nos jardins em SP. Já Fabrício Araújo, também ligado totalmente a gastronomia veio acrescentar conhecimento e talento nesta casa. Vivência de anos entre a Itália e a Inglaterra, retornou a São Paulo onde integrou as equipes do Piselli e do Eau (Grand Hyatt SP), entre outros estabelecimentos na Europa como: Steffano Cavallini (Hotel Halkin, Londres) e Baita Pie Tofana (Cortina d’Ampezzo).
O mais interessante e inovador é a técnica de se fazer a massa, que na região do Sul da Italia é muito usado e comum . Tai o nome “La Guitarra”. E eu imaginando que tinha haver com alguma coisa ligada ao rock…rs!
Bom, a massa fresca é pressionada com um rolo sobre fios de aço, em uma espécie de guitarra, até ser cortada. O macarrão vem com uma consistência e maciez incrível. Quanto aos molhos, a casa oferece mais de dez opções de molhos para as massas. O cardápio assinado pelo chef Augusto Piras é amplo e muito bem pensado. Você tem opções de opções como Bruschetta Sorrentina (fatia de pão italiano crocante coberta com tomatinhos frescos, mussarela, manjericão e azeite) Bruschetta Estadão (fatia de pão italiano crocante coberta com suculento pernil assado e desfiado com azeitonas laminadas e parmesão),Bruschetta Estadão (fatia de pão italiano crocante coberta com suculento pernil assado e desfiado com azeitonas laminadas e parmesão), Bruschetta Estadão (fatia de pão italiano crocante coberta com suculento pernil assado e desfiado com azeitonas laminadas e parmesão), Genovese (pesto de manjericão, azeite e queijo parmesão), Emiliano (clássico ragu bolognese), Emiliano (clássico ragu bolognese), entre outros. Ravióli caseiro com misto de queijo, servido na manteiga e sálvia , Lasagna a bolonhesa e Gnocchi de batatas a moda Castelana, completam o menu de massas.
Na degustação oferecida no La Guitarra, deu-se inicio com uma taça de um delicioso vinho da casa e o couvert de pães italiano com a sardela feita no restaurante. Deliciosa, suave, a pimenta muito leve e na mediada certa.
Já o primeiro prato, Alla Parmigiana – berinjela a moda italiana com molho vermelho no forno. Excelente, crocante e muito bem preparada.
Partindo para o segundo prato, o Piemontese – Ragu de Funghi com queijo derretido. Ah! esse prato a massa foi feita na guitarra e da pra sentir perfeitamente a consistência da massa e o sabor dos temperos integrando o prato. Eu adorei, molho perfeito, leve e saboroso.
O terceiro prato foi surpreendente. Paletta de Cabrito – Assada no forno a moda Capuano e acompanha brócolis e batatas douradas. Muito boa a consistência desta carne, me remete a lembrar da rabada. Ela solta do osso e com certeza precisa de muitas horas de preparo para chegar a esse ponto. Sim, muito conhecimento e empenho pra fazer um cabrito ficar tão saboroso e incrivelmente macio.
Finalizamos com Torta Al Limoncello – Torta de limão com queijo cremoso; uma delicia e ainda acompanha mais um produto da família Piselli, o recém criado e oferecido no mercado o IL CELLO – que pertence ao filho do Juscelino o Dudu Pereira.
Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga