“LIGAÇÕES SABOROSAS” com o Chef LAURENT SUAUDEAU

“LIGAÇÕES SABOROSAS” com o Chef LAURENT SUAUDEAU

Por Luis Guilherme Zenga

Em se tratando de queijos nada mais delicioso do que a grande variedade de queijos franceses. E sabemos que a França é o país dos 300 queijos, existindo várias famílias de queijos, muitas vezes catalogadas em função da sua firmeza e da consistência da sua crosta. Queijos de pasta mole com crosta bolorenta, queijos de pasta prensada não cozida, queijos de pasta dura, enfim uma farta variedade.
 
O queijo chega à sua forma definitiva depois de se extrair o lactosoro do coalho. Obtém-se então queijo de pasta mole, semidura ou dura, em função do teor de umidade.
 
O queijo de pasta mole, o queijo mais untuoso, provém de um coalho com elevado teor de lactosoro. O queijo de pasta dura caracteriza-se por um teor de umidade mais baixo, podendo ser inferior a 40 %. O queijo velho perdeu ainda mais umidade durante o seu longo período de maturação, pelo que é seco e friável. Já os queijos de pasta prensada, não cozida para os quais o coalho é espremido e deixado em processo de maturação: cantal, saint-nectaire, bethmale, salers, morbier, reblochon…ah!! os queijos de pasta prensada semicozida: abondance, pyrénées.
 
Já os chamados queijos de «pasta mole» não são nem aquecidos nem prensados durante a sua confecção. A pasta fica untuosa, chegando até a ser fundente quando o queijo atinge o estado de maturação completo. Os queijos de pasta mole com crosta bolorenta: camembert, carré de l’Est, brie, coulommiers, neufchâtel… todos estes queijos têm a superfície recoberta por um bolor comestível que leva ao aparecimento de uma crosta «bolorenta» durante o processo de maturação em cave. E foi em uma saborosa degustação, aula e apresentação promovidas pelo renomado chef francês Laurent Suaudeau, em sua prestigiada escola. A iniciativa é parte importante do conjunto das ações promovidas pelo CNIEL (Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitière), responsável pela campanha
“Queijo Não, Fromage Sim!”.
 
Bom, a campanha pretende ampliar, estimular e fidelizar o conumo do produto entre os consumidores brasileiros.
 
 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*