NOVOS RÓTULOS DE SAQUÊ PREMIUM NO BRASIL

SAQUÊ PREMIUM

unnamed-1

A Coletânea dos novos rótulos de saquê Premium que chegou ao Brasil foi apresentado para imprensa especializada no Restaurante Kosushi no Itaim Bibi/ SP. Em um almoço degustação todos os rótulos foram degustados com os respectivos pratos fazendo uma perfeita harmonização.

unnamed-24

                                                               Restaurante Kosushi

Entre os rótulos há opções produzidas com as águas de degelo do Monte Fuji, principal montanha do Japão, e versões exclusivas elaboradas com flocos de ouro e prata

Assim como ocorre com outras bebidas, há saquês e saquês. No entanto, esta é uma bebida única. Cada rótulo possui características próprias com sabores, aromas e texturas individuais.

O “ouro líquido japonês” praticamente permaneceu no Japão ao longo dos séculos apreciado somente pelos habitantes locais, sendo pouco exportado, se considerado o seu potencial. Mas, isso mudou ao longo dos últimos 20 anos e, agora, as fabricantes estão se esforçando para compartilhar a bebida ao redor do mundo. 

Com estreita ligação com o povo japonês e sua cultura, o Brasil possui mais possibilidades para o crescimento do saquê fora do Japão do que, talvez, qualquer país europeu.

É uma bebida cujo tempo chegou. Incrivelmente puro, simples, complexo ao mesmo tempo, profundo em todos os aspectos e surpreendentemente adaptável detém grande potencial para a sua apreciação. 

O saquê percorreu uma história fascinante de mais de dois mil anos até chegar a essa mistura que os consumidores vêm bebendo atualmente. Esta bebida é uma das mais naturais que existem, sendo feita a partir de ingredientes básicos – arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin).

Para disseminar a cultura do saquê no Brasil, a TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental, trousse essa coletânea de novos rótulos para o mercado nacional e já conquistou muitos adeptos.

Fabricante IDE

A fábrica da IDE existe desde 1700, mas no começo produzia molho shoyo. Somente a partir de 1850 começou a produzir saquê.

Essa linha de saquê é produzida com as águas de degelo do Monte Fuji, no Japão, que, diferentemente das outras montanhas, não possui rio. A neve acumulada durante o Inverno começa a derreter na Primavera e vai infiltrando na montanha, percorrendo todo o seu interior por milhões de anos e minando na base da formação rochosa, local onde está situada a fábrica.

CARDÁPIO: O Cardápio servido no menu degustação da Tradbras no Kosushi elaborado pelo Chef George San foram deliciosos pratos entre: SOBA  (macarrão frio de trigo Sarraceno à base de molho oriental); Merluza ( marinada no missô); Carré de cordeiro marinado no gengibre; Sashimis de polvo, robalo e atum) e Sushis de robalo com gelatina ponzu, atum, carapau, ikura com gema de codorna.

unnamed-3

unnamed-11

 

unnamed-6

unnamed-17

unnamed-19

CURIOSIDADE: No  Japão dizem que as tartarugas vivem dez mil anos e, por isso, são um símbolo de felicidade e bom agouro. Diz a lenda que as tartarugas adoram saquê, e os pescadores, quando as encontram em suas redes, não as devolvem ao mar sem antes oferecer – lhes bastante saquê, por isso recebem o apelido de beberronas. Antigamente era bastante comum decorar um restaurante com desenhos de tartarugas, visando prosperidade e fregueses habituais, comendo e bebendo bastante saquê. 

Saquês:

Fujikura 

unnamed-2

É um saquê de mesa Futsuu-shu produzido com água de degelo do Monte Fuji. Está armazenado em um garrafa de 300ml e possui 16% de teor alcoólico.

Pontos de venda: Restaurante Kosushi, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$150,00 a garrafa.

 

Fujinobin

unnamed-4

 

 

 

Saquê Premium do tipo Junmai (sem adição de álcool destilado) com corpo muito bem balanceado. Sua garrafa de 360ml é uma réplica de um dos pontos turísticos mais famosos do Japão, o Monte Fuji. Possui teor alcoólico de 16%.

Pontos de venda: Restaurante Kosushi, Restaurante By koji, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$500,00 a garrafa.

Fujinoyama

unnamed-5

Saquê Premium do tipo Honjozo (com adição de álcool destilado) apresenta um sabor umami bem característico, é seco, bem equilibrado e com aroma agradável. Está disponível na garrafa de 720ml e possui 16% de teor alcoólico.                 

Pontos de venda: Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$400,00 a garrafa.

 

Fujiginjo   

  unnamed

Saquê super Premium do tipo Ginjo (que possui temperatura de fermentação menor e maior polimento do arroz), é uma bebida extra seco. É especial, pois até o arroz utilizado em sua produção é cultivado com as águas da Primavera do Monte Fuji. Está disponível na garrafa de 720mL e possui 16% de teor alcoólico.

Pontos de venda: Restaurante By koji, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$600,00 a garrafa.

Fabricante Matsui

A Matsui foi fundada em 1726, sendo a primeira fábrica de saquê na área urbana de Kyoto. A água utilizada na produção das bebidas é proveniente do subsolo do Palácio Imperial.

Junmai Ougonkaku

unnamed-8

Este saquê possui flocos de ouro, que enfeitam e colorem as taças, sendo um símbolo de prosperidade e fortuna. Com teor alcoólico de 14%, é da categoria Junmai (sem adição de álcool destilado).

 

É fornecido especialmente para o Templo de Ouro Kinkakuji. Este local é considerado uma herança mundial, sendo motivo de orgulho para Kyoto, que foi por muito tempo a antiga capital do Japão. Este rótulo foi criado em 1987 em comemoração ao Golden Pavilion Rakkei, a pedido do Templo Kinkakuji.

 

Pontos de venda: Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.   

 

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$450,00 a garrafa.

 

Junmai Ginjo Hakuginkaku

unnamed-7

 

Com teor alcoólico de 15%, é um saquê super Premium com flocos de prata. Acredita-se que a bebida traz sorte na vida financeira. O rótulo é exclusivo do templo Ginkakuji.

 

Pontos de venda: Restaurante By koji, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

 

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$650,00 a garrafa.

 

Maiko Karakuchi   

unnamed-10

Este saquê, que apresenta uma característica seca de mais de 289 anos, era servido nas casas tradicionais pelas Gueixas de Kyoto. Com a classificação Honjozo (com adição de álcool destilado) possui teor alcoólico de 15%.

 

Pontos de venda: Restaurante Sushi Papaia, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

 

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$300,00 a garrafa.

 

Maiko Genshu

unnamed-9

Levemente seco, este saquê não é diluído com água, portanto possui uma graduação alcoólica mais alta, 19%, sabor e aromas mais ricos e marcantes. É classificado como Honjozo Genshu (bebida mais encorpada, com alto teor alcoólico). 

Pontos de venda: Restaurante Sushi Papaia, Restaurante RYO Gastronomia, Restaurante Minato Izakaya e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$350,00 a garrafa.

 

www.tradbras.com.br

 

Experimente, eu adorei!

 

Por Luis Guilherme Zenga

aprovado

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*