NOVOS RÓTULOS DE SAQUÊ PREMIUM NO BRASIL

SAQUÊ PREMIUM

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A Coletânea dos novos rótulos de saquê Premium que chegou ao Brasil foi apresentado para imprensa especializada no Restaurante Kosushi no Itaim Bibi/ SP. Em um almoço degustação todos os rótulos foram degustados com os respectivos pratos fazendo uma perfeita harmonização.

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                                                               Restaurante Kosushi

Entre os rótulos há opções produzidas com as águas de degelo do Monte Fuji, principal montanha do Japão, e versões exclusivas elaboradas com flocos de ouro e prata

Assim como ocorre com outras bebidas, há saquês e saquês. No entanto, esta é uma bebida única. Cada rótulo possui características próprias com sabores, aromas e texturas individuais.

O “ouro líquido japonês” praticamente permaneceu no Japão ao longo dos séculos apreciado somente pelos habitantes locais, sendo pouco exportado, se considerado o seu potencial. Mas, isso mudou ao longo dos últimos 20 anos e, agora, as fabricantes estão se esforçando para compartilhar a bebida ao redor do mundo. 

Com estreita ligação com o povo japonês e sua cultura, o Brasil possui mais possibilidades para o crescimento do saquê fora do Japão do que, talvez, qualquer país europeu.

É uma bebida cujo tempo chegou. Incrivelmente puro, simples, complexo ao mesmo tempo, profundo em todos os aspectos e surpreendentemente adaptável detém grande potencial para a sua apreciação. 

O saquê percorreu uma história fascinante de mais de dois mil anos até chegar a essa mistura que os consumidores vêm bebendo atualmente. Esta bebida é uma das mais naturais que existem, sendo feita a partir de ingredientes básicos – arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin).

Para disseminar a cultura do saquê no Brasil, a TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental, trousse essa coletânea de novos rótulos para o mercado nacional e já conquistou muitos adeptos.

Fabricante IDE

A fábrica da IDE existe desde 1700, mas no começo produzia molho shoyo. Somente a partir de 1850 começou a produzir saquê.

Essa linha de saquê é produzida com as águas de degelo do Monte Fuji, no Japão, que, diferentemente das outras montanhas, não possui rio. A neve acumulada durante o Inverno começa a derreter na Primavera e vai infiltrando na montanha, percorrendo todo o seu interior por milhões de anos e minando na base da formação rochosa, local onde está situada a fábrica.

CARDÁPIO: O Cardápio servido no menu degustação da Tradbras no Kosushi elaborado pelo Chef George San foram deliciosos pratos entre: SOBA  (macarrão frio de trigo Sarraceno à base de molho oriental); Merluza ( marinada no missô); Carré de cordeiro marinado no gengibre; Sashimis de polvo, robalo e atum) e Sushis de robalo com gelatina ponzu, atum, carapau, ikura com gema de codorna.

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CURIOSIDADE: No  Japão dizem que as tartarugas vivem dez mil anos e, por isso, são um símbolo de felicidade e bom agouro. Diz a lenda que as tartarugas adoram saquê, e os pescadores, quando as encontram em suas redes, não as devolvem ao mar sem antes oferecer – lhes bastante saquê, por isso recebem o apelido de beberronas. Antigamente era bastante comum decorar um restaurante com desenhos de tartarugas, visando prosperidade e fregueses habituais, comendo e bebendo bastante saquê. 

Saquês:

Fujikura 

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É um saquê de mesa Futsuu-shu produzido com água de degelo do Monte Fuji. Está armazenado em um garrafa de 300ml e possui 16% de teor alcoólico.

Pontos de venda: Restaurante Kosushi, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$150,00 a garrafa.

 

Fujinobin

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Saquê Premium do tipo Junmai (sem adição de álcool destilado) com corpo muito bem balanceado. Sua garrafa de 360ml é uma réplica de um dos pontos turísticos mais famosos do Japão, o Monte Fuji. Possui teor alcoólico de 16%.

Pontos de venda: Restaurante Kosushi, Restaurante By koji, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$500,00 a garrafa.

Fujinoyama

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Saquê Premium do tipo Honjozo (com adição de álcool destilado) apresenta um sabor umami bem característico, é seco, bem equilibrado e com aroma agradável. Está disponível na garrafa de 720ml e possui 16% de teor alcoólico.                 

Pontos de venda: Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$400,00 a garrafa.

 

Fujiginjo   

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Saquê super Premium do tipo Ginjo (que possui temperatura de fermentação menor e maior polimento do arroz), é uma bebida extra seco. É especial, pois até o arroz utilizado em sua produção é cultivado com as águas da Primavera do Monte Fuji. Está disponível na garrafa de 720mL e possui 16% de teor alcoólico.

Pontos de venda: Restaurante By koji, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$600,00 a garrafa.

Fabricante Matsui

A Matsui foi fundada em 1726, sendo a primeira fábrica de saquê na área urbana de Kyoto. A água utilizada na produção das bebidas é proveniente do subsolo do Palácio Imperial.

Junmai Ougonkaku

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Este saquê possui flocos de ouro, que enfeitam e colorem as taças, sendo um símbolo de prosperidade e fortuna. Com teor alcoólico de 14%, é da categoria Junmai (sem adição de álcool destilado).

 

É fornecido especialmente para o Templo de Ouro Kinkakuji. Este local é considerado uma herança mundial, sendo motivo de orgulho para Kyoto, que foi por muito tempo a antiga capital do Japão. Este rótulo foi criado em 1987 em comemoração ao Golden Pavilion Rakkei, a pedido do Templo Kinkakuji.

 

Pontos de venda: Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.   

 

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$450,00 a garrafa.

 

Junmai Ginjo Hakuginkaku

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Com teor alcoólico de 15%, é um saquê super Premium com flocos de prata. Acredita-se que a bebida traz sorte na vida financeira. O rótulo é exclusivo do templo Ginkakuji.

 

Pontos de venda: Restaurante By koji, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

 

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$650,00 a garrafa.

 

Maiko Karakuchi   

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Este saquê, que apresenta uma característica seca de mais de 289 anos, era servido nas casas tradicionais pelas Gueixas de Kyoto. Com a classificação Honjozo (com adição de álcool destilado) possui teor alcoólico de 15%.

 

Pontos de venda: Restaurante Sushi Papaia, Restaurante RYO Gastronomia e Loja Online E-Sake.  

 

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$300,00 a garrafa.

 

Maiko Genshu

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Levemente seco, este saquê não é diluído com água, portanto possui uma graduação alcoólica mais alta, 19%, sabor e aromas mais ricos e marcantes. É classificado como Honjozo Genshu (bebida mais encorpada, com alto teor alcoólico). 

Pontos de venda: Restaurante Sushi Papaia, Restaurante RYO Gastronomia, Restaurante Minato Izakaya e Loja Online E-Sake.  

Preço sugerido para a venda nos restaurantes: R$350,00 a garrafa.

 

www.tradbras.com.br

 

Experimente, eu adorei!

 

Por Luis Guilherme Zenga

aprovado

 

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

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LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

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