OFICINA DE COMIDA JAPONESA * PRATOS PARA O INVERNO E FESTAS

Aprenda a preparar seis pratos especiais para trazer felicidade, longevidade e sucesso

A 7ª edição da Oficina de Comida Japonesa Caseira, com a cozinheira Marlene Fukushima, no sábado, 9 de junho, vai ser dedicada a pratos de inverno e festas. São seis receitas no cardápio que não podem faltar durante celebrações: sekihan (arroz mochigome e feijão azuki), ozoni (sopa de mochi, legumes e ervas), namasu (fatias finas avinagradas de nabo e cenoura), nishime (cozido de legumes de inverno), shio yake sake (salmão grelhado com sal) e oshiruko (sobremesa de feijão azuki e dango).

Os participantes vão aprender os segredos para preparar os pratos que costumam ser oferecidos em ocasiões especiais nas casas de famílias japonesas e dos nikkeys. “A maioria come, mas não sabe que são pratos cheios de significados para trazer felicidade, longevidade e prosperidade”, afirma Marlene. As opções, segundo ela, são ideais para serem adotadas no sistema motiyori, em que cada família divide o preparo do cardápio para não sobrecarregar a outra. Atualmente o hábito já é bastante difundido em eventos como festas de aniversário, confraternização e até nas missas budistas.

O sekihan é cozido no vapor e ganha uma coloração avermelhada, que atrai a felicidade, segundo os japoneses. O prato costuma ser servido em casamentos e aniversários e datas festivas, como o Kodomo no Hi (Dia das Crianças). O sopa ozoni é obrigatória durante o Ano-Novo (ou ocasiões especiais) para atrair prosperidade. Outro prato tradicional de Ano-Novo, o namasu, que tem cores branca e laranja, é preparado para trazer sorte.

Um dos pratos que mais despertam a memória afetiva dos japoneses é o nishime, um cozido preparado lentamente com diversos tipos de legumes, cuja receita varia de cada região do Japão e que cada família tem a sua predileta. Na década de 1970 e 1980, quando os ingredientes japoneses eram artigos de luxo no Brasil, o prato era preparado somente em ocasiões especiais, como Ano-Novo. Mas hoje com a facilidade de encontrar os produtos, pode ser considerado como um prato do dia a dia.

O espírito da oficina é proporcionar uma experiência gastronômica didática e lúdica. Mesmo pessoas sem experiência podem participar. Todos aprendem passo a passo o modo de preparo e colocam a mão na massa, caso queiram. Ao final da oficina, os pratos são compartilhados num almoço de confraternização. O valor da oficina é de R$ 310,00 (inclui uma apostila de receitas, ingredientes e o almoço).

A chef ensina diversas dicas e truques para o preparo de cada prato. Além disso, ela mostra em quais recipientes cada prato deve ser servido e onde encontrar os ingredientes para o preparo.

 CARDÁPIO DA OFICINA E ALMOÇO

– Sekihan (arroz mochigome e feijão azuki)

– Ozoni (sopa de mochi, legumes e ervas)

– Namasu (fatias finas avinagradas de nabo e cenoura)

– Nishime (cozido de legumes de inverno)

– Shio yaki sake (salmão grelhado)

– Oshiroku (sobremesa de feijão azuki e dango)

SERVIÇO

9 de junho, das 8h às 13h

Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)

Valor: R$ 310 (inclui apostila, ingredientes e almoço)

Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br

Whats App: 97130-3335

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*