“PIMENTA-DO-REINO” O REI DAS ESPECIARIAS

       “PIMENTA-DO-REINO”

pimenta-do-reino (1)

 

Você sabia que? a pimenta-do-reino é conhecida como o rei das especiarias e é o condimento mais conhecido, produzido e usado no mundo desde a antiguidade. A pimenta foi um dos primeiros itens de comércio entre o oriente e a Europa, onde era conhecida desde antes de Cristo. À sua procura os homens travaram guerras e derramaram sangue, mas também se lançaram em incríveis viagens e conquistas e fizeram fantásticas descobertas, como a das Américas. Houve uma época em que seu peso valia o mesmo que o ouro, foi usada como dinheiro para pagar aluguéis, dotes e tributos e era presenteadas a reis.

Hoje em dia, continua sendo usada diariamente por quase todos os povos, muitas vezes de forma invisível, como nos alimentos processados, mas sempre presente!

A pimenta-do-reino é uma planta trepadeira originária da Índia. É a mais importante especiaria comercializada mundialmente e é usada em larga escala como condimento, e também em indústrias de carnes e conservas.  O Brasil é um dos maiores produtores de pimenta-do-reino, oscilando entre a segunda e terceira posição no mercado mundial. Das 50 mil toneladas por ano, o País exporta 45 mil, principalmente para a Europa e para os Estados Unidos.

84pimenta_do_reino

O clima mais adequado para pimenta-do-reino é o quente e úmido, com precipitação pluviométrica acima de 1500 mm chuvas bem distribuídas durante a maioria dos meses do ano, temperatura média de 25°C e umidade relativa em torno de 80%. O solo deve ser de textura mediana bem drenado com relevo plano ou levemente inclinado.

As pimentas de melhor qualidade são as secas ao sol, da mesma forma que eram processadas há centenas de anos. Existem mais de 20 classificações para a pimenta-do-reino e as mais conhecidas recebem nomes de acordo com o local onde são produzidas.                         A preta da Índia, chamada de tellichery, é considerada a de melhor qualidade possuindo aroma frutado. A pimenta Muntok, da Indonésia é considerada a melhor pimenta branca.

pimentapreta0001

Na Gastronomia: a pimenta-do-reino preta possui uma fragrância intensa, frutada, com tonalidades amadeiradas e cítricas. O paladar é picante e quente, com um gosto penetrante. Já a pimenta branca é menos aromática, podendo apresentar tonalidades de musgo. O paladar é tão picante quanto o da pimenta preta. Tirando o picante, não sobra nenhuma outra característica de paladar. A pimenta não é doce, nem salgada. Porém, quando utilizada em quantidades moderadas e balanceadas, tende a realçar o sabor dos alimentos e de outros temperos. Polvilhe um pouco no peixe ou na carne antes de grelhá-los ou assá-los que fica simplesmente maravilhoso.

Da redação

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

Luis Guilherme Zenga, Jornalista, 20 anos com passagens por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Cidades, Entretenimento e há 10 anos apaixonado pela editoria de Gastronomia e Turismo. Criei o Conceito de Luxo Magazine, por ter a cobrança de meu leitor em dar a minha opinião pessoal sobre as matérias que escrevo nos veículos que atuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*