RECEITA * BACALHAU À DON RAMON COM TOMATES CONFITADOS

Por Lívia Darwich

Estamos na semana da Páscoa e nada melhor que um bom bacalhau na Sexta-Feira Santa e Chef em Casa Receitas @Chef em Casa Receitas preparou uma receita especial para o leitor do Conceito de Luxo.

Ah! essa receita foi criada em 2012, criação da Série “Don Ramon”, uma verdadeira profusão de sabores distintos que harmonizam entre si e se completam nesse festival colorido.
Agora, imagine um bacalhau em lascas (Gadus Morhua), previamente refogado no azeite dos tomates confitados (Receita abaixo), batatas em metades cozidas na água do bacalhau, depois tudo ao forno para dar aquela dourada. Tomatinhos e dentes de alho confitados, na finalização. Coentro fresco picado por cima!

VAMOS À RECEITA:
Dessalgue o bacalhau em água, na geladeira, por 48 h.
Depois desse tempo, coloque-o no fogo, com peles, para aferventar levemente e depois separe em lascas e reserve.

Utilize essa água que aferventou o bacalhau para cozinhar as batatas. Passe antes por uma peneira para retirar escamas e espinhas. Após o cozimento, corte as batatas ao meio e coloque no forno alto até dourarem.

TOMATES CONFITADOS
Confitar significa cozinhar em gordura, lentamente. Então, para fazermos o Confit de Tomatinhos para finalizar o Bacalhau à Don Ramon, você precisa de:

* 1 caixinha de tomates-cerejas,
* Azeite de oliva honesto,
* Dentes de alho inteiros, com casca,
* Folhas de louro, tomilho, sálvia ou ervas de Provènce.

Coloque os tomatinhos, os dentes de alho e especiarias numa panela pequena e funda, com azeite de oliva até a altura dos ingredientes. Coloque essa pequena panela dentro de outra panela mais larga contendo água suficiente para o cozimento em banho-maria.
Esse procedimento leva entre 15 e 20 minutos. Quando os tomatinhos começarem a murchar, desligue o fogo e espere esfriar. Com a ajuda de uma escumadeira, retire cuidadosamente os tomates e os dentes de alho e reserve.

Agora refogue as lascas de bacalhau no azeite em que você confitou os tomatinhos, acrescentando ramos generosos de coentro e azeitonas pretas.

O passo seguinte é montar o prato.
Use uma travessa retangular, coloque as batatas nas laterais, o bacalhau no meio, e sobre ele, os tomates e dentes de alho confitados.
Folhas de coentro para decorar.

Boa Páscoa a todos!
@Chef em Casa Receitas

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

2 Comentários sobre este post

  1. Agradeço a divulgação de nossa receita e espero que seus leitores façam em casa e aprovem!
    Desejo a todos um Boa Páscoa!

    Lívia
    Chef em Casa Receitas

  2. eu quem agradeço o talento e empenho de vocês na elaboração das receitas.

    Luis Guilherme / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*