RECEITA * LOMBINHO DE PORCO NO SUCO DE TANGERINA COM MOLHO DE DAMASCOS BÊBADOS

O Chef em Casa Receitas, criou esse prato especialmente para apresentar para os leitores do Conceito de Luxo. Foi elaborado com muito carinho e empenho para que ninguém tenha dificuldade na execução. 

 Vamos lá, em três etapas!


 

1- VINHA D’ALHOS ESPECIAL
2.1/2 cabeças de alho,
01 cebola,
01 colher de sopa rasa de pimenta-do-reino em grãos,
03 colheres de sopa de sal,
01 cálice de vinho branco seco.
Bata no liquidificador todos os ingredientes (reserve 1/2 cabeça de alho) por 1 minuto. Depois coloque a 1/2 cabeça de alho restante, batendo agora por uns 10 segundos.

2- LOMBINHO NO SUCO DE TANGERINA
03 peças de lombinho de porco,
03 tangerinas,
01 cálice de vinho branco,
01 colher de sopa de farinha de trigo.
* Lave muito bem as peças de lombinho e fure com um garfo. Numa assadeira grande coloque os lombinhos, regue com a vinha d’alhos. Coloque as peças com a gordura para baixo, cubra a assadeira e deixe nesse tempero por dois dias, em geladeira.
* No dia de assar, descarte a vinha d’alho e coloque os lombinhos de volta na assadeira, regando agora com o vinho branco seco e o suco das tangerinas.
* Coloque numa assadeira com papel laminado, forno 200 graus, por 1 hora. Após esse tempo, retire do forno, coloque os lombinhos com a gordura para cima, retire o papel laminado, e volte ao forno agora alto, por 40-60 minutos ou até dar aquela dourada final. (Atenção para o seu forno!).
* Depois desse tempo, tire os lombinhos e coe o caldo que ficou na assadeira. Retire o excesso de gordura, coloque o caldo numa panela pequena, adicione uma colher de sopa de farinha de trigo, ajuste o sal ao seu gosto e leve ao fogo baixo mexendo sem parar, a fim de fazer um molhinho espesso e brilhante, que você irá passar com todo cuidado, sobre as fatias de lombinho, quando elas já estiverem cortadas e arrumadas bem bonitas sobre uma travessa redonda.

 

3- MOLHO DE DAMASCOS BÊBADOS
250 g de damascos secos,
01 cálice de vinho branco seco
08 tangerinas,
01 colher de sopa rasa de açúcar.
* Coloque os damascos de molho no vinho por 3 horas, para reidratarem. Faltando 1 hora para servir o Lombinho, faça o molho. Esse molho não deve ser feito com muita antecedência, para evitar que o suco de tangerina fique amargo.
* Corte os damascos em dois ou três pedaços e coloque numa panela com o vinho e mais o suco de tangerina, já coado.
* Leve ao fogo bem baixo e deixe reduzir até o ponto de molho. Então acrescente o açúcar, a seu gosto, caso as tangerinas não estejam muito doces. Vá mexendo para que o molho adquira a consistência de geleia.

FINALIZANDO
Coloque as fatias do Lombinho numa travessa redonda, arrume formando um círculo, tendo ao centro o Molho de Damascos Bêbados.

E seja feliz !
Chef em Casa Receitas @chefemcasareceitas 

 

 

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*