RECEITAS DAS CHEFS: PAULA BISELLI & CAMILA LANDI

As Chefs Paola Biselli e Camila Landi, professoras de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, prepararam duas receitas diferentes para a Páscoa e apresentaram especialmente no Conceito de Luxo Magazine.  A primeira é a Paska, um pão típico da Europa Ocidental e a segunda é a Torta Pascualina.

Paska

1ª Etapa: Esponja

Paska (2)

Ingredientes:

125g de Farinha de trigo

15g de Fermento biológico seco

25g de Açúcar refinado

175g de Leite

2 Ovos

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter um creme liso. Cubra com um plástico e deixe descansar por 30 minutos.

2ª Etapa: Reforço

Paska (1)

Ingredientes:

375g Farinha de trigo

50g de Açúcar refinado

75g de Manteiga

Raspas de 1 laranja

50g de leite

10g de água de flor de laranjeira

5g de Sal

Modo de Preparo:

Coloque na batedeira todos os ingredientes, com a esponja já fermentada, e deixe bater até obter uma massa bastante lisa.

Retire da batedeira, leve para a mesa e porcione a massa em um pedaço de 650g e outros 3 de 85g cada e 1 de 60g. Boleie todos os pedaços e cubra com um plástico. Deixe descansar por 30 a 40 minutos.

Após este tempo, tire todo o ar e boleie novamente o pedaço de 650g, amasse e coloque sobre uma assadeira funda previamente untada.

Abra os pedaços de 80g, fazendo tiras, junte três tiras, trance, depois repita o processo com o restante e coloque sobre a massa, fazendo um enfeite conforme a foto abaixo.

Leve para crescer em armário fechado, por um tempo aproximado de 60 minutos. Após a fermentação, pincele com gemas e leve para assar com as seguintes temperaturas: Forno tipo turbo a 140ºC. Forno tipo lastro a 180ºC, por um tempo aproximado de 25 minutos.

Torta Pascualina

A12

Ingredientes:

MASSA

400g de farinha de trigo

70g de manteiga

01 ovo inteiro

20ml de azeite de oliva

Água (o suficiente)

Sal a gosto

RECHEIO:

2 ramos grandes de espinafre

1 cebola roxa picada

2 dentes de alho picados

200g de ricota fresca

100g de queijo parmesão ralado

sal, pimenta e noz moscada à gosto

6 ovos

Farinha de trigo para espessar

Modo de Preparo:

MASSA:

Em uma tigela, misturar o sal à farinha. Adicionar o ovo, o azeite e a manteiga. Incorporar os ingredientes, e ir acrescentando água aos poucos, até que a massa fique homogênea e lisa.

Dividir em dois, envolver em plástico filme e deixar descansar na geladeira por meia hora.

RECHEIO:

Cortar o espinafre em chiffonade. Refogar a cebola e o alho na manteiga com um fio de azeite. Acrescentar o espinafre e deixar com que murche. Espessar o líquido com trigo, adicionar a ricota e o queijo ralado. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Retirar do fogo e deixar esfriar por alguns instantes.

MONTAGEM:

Reservar ¼ da massa e abrir o resto com rolo e dispor em uma forma de fundo removível. Rechear. Com uma colher, fazer 5 buraquinhos no recheio onde serão colocados os ovos crus. Fechar com a massa restante, vedando toda a lateral. Pincelar com egg wash.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 40 minutos, ou até dourar. Deixar esfriar por alguns minutos antes de servir.

Da redação

nao-foi-testado

 

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*