RECEITAS: DELICIOSAS SOBREMESAS COM FRUTAS – DICAS: “O CLUBE TAL E QUAL “

O Clube Tal e Qual dá dicas de receitas práticas para serem preparadas em qualquer momento no Conceito de Luxo Magazine.

    Pavê Sensação Abacaxi

Pavê Sensação Abacaxi 

Ingredientes:

2 ovos (120g)

1 xícara (chá) de Tal e Qual (26 g)

½ xícara (chá) de leite em pó desnatado (80 g)

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (120 g)

1 colher (sopa) de fermento químico (10 g)

½ xícara (chá) de amido de milho (50 g)

½ xícara (chá) de margarina light derretida (90 g)

½ xícara (chá) de água (100 ml)

Compota de abacaxi:

½ abacaxi cortado em cubos (450g)

2 colheres (sopa) de Tal e Qual (4 g)

1 colher (chá) de fécula de batata (2 g)

Creme:

500 ml de leite desnatado

1 pau de canela

3 cravos

2 anis estrelados

1 Pudim Gold sabor Baunilha

Preparo:

Para o bolo, uma batedeira, junte os ovos e o Tal e Qual e bata em velocidade média por 5 minutos ou até se formar um creme esbranquiçado e aerado.

Em uma tigela grande, misture o leite em pó, a farinha de trigo, amido de milho e o fermento. Acrescente a margarina e a água e, com uma colher firme, mexa bem para envolver todos os sólidos. Junte o creme de ovos e misture delicadamente, mexendo de baixo para cima, até homogeneizar a massa.

Transfira a massa para uma assadeira de vidro de 26cm x 16 cm, altura untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até que, quando espetar um palito no centro da massa, este saia limpo.

Para a compota de abacaxi, Em uma panela antiaderente, leve o abacaxi picado ao fogo médio e cozinhe até que ele comece a ficar dourado. Dissolva a fécula de batata e o Tal e Qual em ¼ de xícara (chá) de água (50 ml), e adicione ao abacaxi, com o fogo ainda ligado. Cozinhe até obter textura de compota; passe para uma vasilha e deixe esfriar.

Para o creme de baunilha, Aqueça o leite até fervê-lo; retire do fogo, adicione as especiarias, tampe a panela e deixe infusionando por 10 minutos. Passe o leite para uma vasilha e despreze as especiarias. Na panela onde o leite foi fervido, adicione o Pudim Gold e, aos poucos, vá adicionando o leite infusionado, mexendo bem para que o pudim se dissolva por igual.

Retorne a panela ao fogo e cozinhe até obter textura de mingau grosso, mexendo sempre.

Mantenha o bolo assado ainda na forma e distribua a compota de abacaxi sobre ele. Sobre a compota de abacaxi, espalhe o pudim, e leve à geladeira até servir.

Variações:

Caso prefira, substitua a compota de abacaxi por geléia diet de damascos.

  Cheesecake de Manga Diet

Cheesecake de Manga Diet 

Ingredientes:

Base:

1 embalagem de biscoito diet

3 colheres (sopa) de margarina light

 

Recheio:

1 embalagem de Pudim Doce Menor Sabor Baunilha (25 g)

2 xícaras (chá) de leite desnatado (400 g)

3 embalagens de cream cheese light (450 g)

2 colheres (sopa) de Tal e Qual (4 g)

1 embalagem de gelatina incolor

Cobertura:

1 manga madura picada em pedaços

1 colher (chá) de Tal e Qual (1 g)

Preparo:

Faça a base: processe os biscoitos junto com a margarina, até obter uma farofa úmida (se necessário, acrescente um pouco mais de margarina).

Prepare o recheio: misture o conteúdo da embalagem do pudim junto ao leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até começar a engrossar. Passe para uma vasilha e cubra com papel-filme, tocando na superfície do pudim para não formar uma película. Deixe esfriar.

Bata o cream cheese na batedeira, em velocidade alta, até ficar fofo. Acrescente o adoçante e o pudim, já frio, em colheradas. Continue batendo até obter um creme. Hidrate a gelatina em 3 colheres (sopa) de água e aqueça-a em banho-maria ou no micro-ondas, por 30 segundos, em potência média. Despeje-a sobre o creme e misture bem.

Faça a cobertura: cozinhe a manga com o adoçante e 3 colheres (sopa) de água, em fogo médio, por cerca de 5 minutos. Em seguida, bata no processador ou no liquidificador e coe para retirar os fiapos da manga. Deixe esfriar.

Montagem: monte o cheesecake em um aro de 20 cm ou em uma forma redonda de fundo falso. Primeiro, espalhe a base sobre a forma e pressione-a com as costas de uma colher. Despeje o recheio em seguida. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas para firmar.

Para soltar o cheesecake da forma, aqueça uma faca e passe-a entre a massa e o aro. Retire o aro cuidadosamente e despeje a calda já fria por cima. Mantenha em geladeira até o momento de servir.

Da redação 

nao-foi-testado

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*