REI DO FILET * UNIDADE JARDINS/SP 

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Rei do Filet, tradicional restaurante, possuí duas unidades que já é referência de boa gastronomia na Capital Paulista. 
O Conceito de Luxo foi convidado para conhecer. Eu estive almoçando no restaurante, na unidade da Alameda Santos, próximo da Avenida  Paulista e gostei muito.

Realmente a casa é bem tradicional, uma decoração antiga, com mesas atoalhadas como nos anos 50 e até um ar nostálgico você sente no restaurante e isso torna-se charmoso e diferente, frente a sua originalidade.

É muito interessante que até o Staff acompanhou a casa desde o início. Existem garçons que já estão se aposentando com mais 30 anos de trabalho e isso é bárbaro, pois eles indicam o prato que você vai adorar com segurança e muito empenho.  


Eu iniciei minha degustação com o COUVERT – Croquete de Filet Mignon , Pão Francês fresquinho, Alho Granulado e Manteiga Individual. É uma delicia, abre o apetite para o próximo prato. O croquete sequinho, macio por dentro e muito crocante. O pão francês até o barulhinho fazia de tão fresquinho que estava.

Croquete de Filet Mignon , Pão Francês fresquinho, Alho Granulado e Manteiga Individual

Já o prato Principal, eu aceitei a opinião do experiente garçom que está na casa por mais de 20 anos e um grande conhecedor da gastronomia oferecida. Nada mais original que o FILET COM BRÓCOLIS ALHO E ÓLEO – Incrível Filet Mignon ao alho e óleo, acompanhamento de brócolis, com topping de alho crocante.  Vocês não fazem ideia do que é esse Filet. A carne vem no ponto exato, macia, suculenta e muito saborosa. O alho faz toda a diferença, além da suavidade do brócolis que completa essa maravilha de prato. Imperdível!

FILET COM BRÓCOLIS ALHO E ÓLEO


Finalizei com uma sobremesa que eu estava bastante curioso na casa. O Tradicional Pudim de Leite. Ele vem cortado em uma fatia bem grossa nos remetendo ao doce da Vovó. Sensacional! com sua calda suave, única e especial. Boa finalização.   

Pudim de Leite

No geral, como citei acima, a casa é bem tradicional, leva o nome e referência de um excelente restaurante para apreciar um bom filet, receitas próprias, um atendimento carinhoso e impecável. Eu adorei !

Sobre o Rei do Filet

A primeira unidade foi inaugurada em 1914 por Salvador Vidal, com o nome de Esplanadinha. Nessa época, clientes de todas as classes iam até o nosso primeiro endereço na Rua Conselheiro Crispiniano no bairro República, para conhecer o tradicional Filet Alto, de quase (10 cm), dourado por fora, rubro por dentro, recoberto de alho e feito em fogão à lenha pelo icônico Chapeiro Moraes.

A casa sempre foi considerada um ponto de encontro de boêmios, artistas, políticos e a alta sociedade paulistana. A casa foi  apelidada, em referência ao chapeiro. Ao mudar para a praça Júlio Mesquita em 1929 ficaram conhecidos nacionalmente pelo sabor, e o jeito único de preparar um bom filé, o que rendeu a fama de “Rei do Filet”.
Em 2008, a fama de Rei do Filet transformou-se na identidade que dura até os dias de hoje. 

Diversos frequentadores famosos passaram pelo restaurante. Entre eles estão: Assis Chateaubriand, Cauby Peixoto, Adoniran Barbosa, Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Antunes, Lady Francisco entre outros. 

Curiosidade: Adoniran Barbosa compôs a música “Trem das Onze” em uma das mesas do restaurante, enquanto saboreava um Filet de 500 g ao alho e óleo (prato clássico do Rei do Filet, com sabor que se mantém até hoje).

Todos os prêmios e mais de 100 anos de história podem ser vistos nas paredes das unidades, com quadros, artigos e objetos antigos expostos para os clientes.

MATRIZ
Praça Julio Mesquita, 175 – Centro Histórico de São Paulo

FILIAL
Alameda Santos, 1105 – Cerqueira César

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Instagram: @conceito_deluxo 

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*