O BOS BBQ – Foi inaugurado na vila Madalena – SP. Em uma noite especial entre amigos, convidados e imprensa especializada, a casa deu inicio a suas atividades com muito charme e bom atendimento. Mais um restaurante de muito bom gosto e um novo jeito de fazer e apreciar churrasco. A casa é muito aconchegante, os petiscos, a carne, são muito bem preparados, consistência saborosa e o atendimento é impecável. Um local que você senti prazer em passar horas escutando uma boa música entre amigos e apreciar um delicioso chope gelado. Essa é a proposta do BOS BBQ – Texas Style Barbecue, o único restaurante de churrasco texano do Brasil.
Sob o comando dos empresários Gustavo Bottino, sócio-fundador, Rodrigo Valicelli e do chef e pitmaster Carlos Tossi, a marca traz uma série de inovações, do menu ao serviço, para tornar o BOS BBQ ainda mais autêntico e próximo às origens de uma Barbecue House americana, onde o cliente faz o pedido no balcão e o recebe na mesa.
O DNA da marca BOS BBQ continua sendo o legítimo churrasco texano. Nele, todos os pratos são preparados no Barbecue Pit, defumador americano à lenha com processo de cozimento lento e a baixas temperaturas, de 95 a 115 °C. O resultado é uma carne mais macia, suculenta e levemente amadeirada. Depois de um período de estudos e trabalho nos EUA, Gustavo Bottino, ao lado dos sócios, resolveu trazer esse conceito ao Brasil, em 2011, com a criação da marca BOS BBQ. Com endereço no Itaim Bibi, a BOS BBQ foi a primeira Barbecue House do país. Após o sucesso da casa, o empresário criou a versão itinerante, o Barbecue Pit móvel, participando de inúmeros eventos de carne pelo Brasil todo, inclusive o maior deles, a Churrascada (do qual é cocriador), além de festivais gastronômicos internacionais. Agora, a trajetória do BOS BBQ se firma com o novo endereço na Vila Madalena e, em breve, com o lançamento de vários produtos da marca, como linha de molhos para churrasco. O pit, a Cherry Joy, também estaciona na nova casa. Funciona como objeto de contemplação para visitantes durante a semana e, aos domingos, vai reunir chefs convidados para uma churrascada especial na calçada.
Bom, não existe menu tradicional na nova casa. Só um painel pintado na parede. Nele, um menu enxuto, com apenas duas divisões: “Barbecues” e “Burgers”. Cada preparo de carne (seja de porco, de boi ou de ave), no BOS BBQ, é um verdadeiro ritual, artesanal e único. O mais rápido é o da linguiça de pernil , que leva 3 horas para ficar pronta, e o mais lento, o Beef Brisket, que chega a 15 horas. Cada corte, segundo o chef Carlos Tossi, tem uma receita secreta, com especiarias, que vão muito além do sal grosso. Para o Brisket, carro-chefe da casa, um tipo de corte introduzido pelo BOS BBQ no Brasil, o chef tempera a carne bovina com pimenta do reino, açúcar mascavo e mostarda. O peito do boi, tradicionalmente considerado uma parte saborosa, mas densa, 12 horas depois, numa churrasqueira-defumadora, desmancha na boca e ganha um sabor mais complexo, com várias nuances a cada mordida. O prato é servido com picles, corn pudding (pão de milho) e o molho do chef (molho barbecue, com tomate orgânico, vinagre, açúcar mascavo, especiarias e café expresso).
O clássico Pulled Pork (carne suína desfiada, marinada com mostarda, pode vir acompanhado de coleslaw (salada de repolho, cenoura e molho agridoce) e leva 12 horas de preparo no pit. Outros acompanhamentos são possíveis, como batatas fritas rústicas, Onion Rings (anéis de cebola), Chicken Wings (asinhas de frango marinadas em buttermilk e empanadas com molho de mostarda doce) e feijão texano, o vermelho e defumado.
Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga