RESTAURANTE CLAUDIUS * PERDIZES/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Claudius Restaurante Peixes Grelhados & Frutos do Mar é uma pequena casa nas Perdizes, Zona oeste de SP. Local de fácil acesso e uma gastronomia conhecida no bairro em misturar peixes e frutos do mar. Eu estive no restaurante provando o novo cardápio e conhecendo a casa. Harmônica, com decoração agradável, simples e com toques de modernidade. Na verdade a casa foi reestruturada e a nova geração (filhos) foram apresentados para imprensa especializada. Foi degustado um cardápio para o evento onde todos tiveram a oportunidade de provar um pouco de cada especialidade do restaurante.Eu particularmente tenho uma certa restrição a esse tipo de evento, é muito arriscado colocar jornalistas gastronômicos e alguns influenciadores em eventos grandes. Mas se assim foi feito, a casa tem obrigação de acertar os pratos de acordo com o que é preparado no dia a dia, não importa a quantidade de pessoas. Portanto, escrevi de cada prato individualmente que provei, mesmo sendo no menu degustação. Pra mim, não deve ser exatamente o que o restaurante costuma oferecer, mas foi o que provei e é exatamente o que comentei abaixo pra vocês.  

O Macaco Oscar é quem recepciona os clientes…

Adega

Vamos lá!

Entradas: Biriba – Uma delicia de petisco, bastante conhecido em festinhas e botecos no dia a dia. Salsicha, ovo, azeitona e as vezes cebola. Delicioso!

Também provamos a Francezinha – Uma espécie de lasanha com linguiça portuguesa, filet mignon coberto com mussarela e molho ao sugo e acompanha batatas fritas. Eu particularmente adorei esse prato.

Finalizamos as entrada com o bolinho de bacalhau. Bem feitinho, mas para uma casa que a especialidade é o peixe, sinto muito, não estava de acordo. Bem fritinho, macio, mas sem graça, você apenas sentia a batata e não tinha gosto de bacalhau. Vale repensar!

Já os pratos principais também vou salientar o Bacalhau com Natas – O bacalhau com natas é uma receita clássica da culinária portuguesa e é uma das mais adoradas formas de servir bacalhau. Cremoso e saboroso, é uma receita obrigatória para um restaurante que tem a especialidade o bacalhau. Foi servido em uma travessinha de louça delicadíssima e graciosa, mas esse bacalhau tem que ser feito com muito carinho e cuidado. Totalmente sem graça. Também faltou o gosto do bacalhau, eu até posso afirmar que estava sem sal.

Na sequência, provamos a Tainha com arroz de pupunha – muito bem servido, já é um peixe mais marcante, a Tainha Grelhada é um prato de difícil rejeição, é um peixe encontrado em águas costeiras, temperadas ou tropicais. Tem um preço relativamente baixo e proporciona excelentes iguarias, entre elas a grelhada. Combina muito bem com vinho branco que estava sendo servido. Gostei!

 

 

Ah! junto ao prato veio a Meca com farofa de banana – é interessante que a Meca é um dos pratos que você come na Cidade de Santos que é uma tradição e acaba sendo elaborado de diferentes formas dependendo do chefe, mas a essência do prato é a mesma. Estava bem elaborado e gostoso!  

 

 

Já as sobremesas foi o que mais me chamou a atenção. Mas a casa tem na nova geração que é o chef Caio Corrêa que é Chef Patissier, embaixador da Callebaut no Brasil e pós-graduado pela Ealing Hammersmith and West London College, em Londres. Estagiou na Ecole Gastronomique Bellouet Consell, em Paris e atuou com grandes chefs, inclusive na Confeitaria Ladurèe, uma das mais conceituadas da França. E realmente faz jus esse currículo todo.

Provamos Mini Carré e Mini Panacotta de Café. Ambos excelentes!

O jantar foi harmonizado com o Vinho Cefiro Viña Casablanca Reserva Sauvignon Blanc 750 ml. Vinho branco elaborado a base de uvas 100% Sauvignon Blanc. Possui coloração verde claro, aromas de frutas cítricas, abacaxi, kiwi, mineral. Na boca é macio, leve corpo, final fácil, frutado e refrescante. 

Acompanha muito bem os peixes apresentados na degustação e tem uma graduação alcoólica 13,5% vol. Vinho importado do Chile.

Por Luis Guilherme Zenga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ABAIXO INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO

Há 24 anos em Perdizes, o restaurante Claudius faz história no cenário gastronômico da cidade de São Paulo. A casa especializada em peixes e frutos do mar é reconhecida pela qualidade e tradição.

Santista, o Chef Claudio sempre gostou de cozinhar. Desde muito jovem era responsável pela cozinha em todos os eventos da família e de amigos. Mudou-se para São Paulo em 1981 e em 1994, com sua esposa Marisa, inaugurou o Claudius, na Rua Cardoso de Almeida, 770, zona oeste da capital paulista. Influenciado pela cozinha portuguesa e caiçara, o Claudius apresenta em seu cardápio uma variedade de pratos como: bacalhau, sardinha portuguesa, anchova, tainha e meca, que já são tradições da casa.

Ao longo de 24 anos, o Claudius conquistou a fidelidade de clientes da cidade de São Paulo e principalmente dos que moram no bairro de Perdizes. Seus clientes são apreciadores de comida de qualidade e ambiente familiar e a faixa etária fica por volta dos 35 anos.

Tradição e segunda geração de gestores na nova estapa do Claudius, uma operação a quatro mãos.

Os fundadores do Claudius Marisa e Claudio Corrêa e os filhos Caio e Mariana Corrêa.

O Chef Cláudio Corrêa e sua esposa Marisa continuam firmes na operação do Restaurante, agora com o auxílio de seus filhos Mariana e Caio Corrêa, que chegam com energia e uma nova visão do negócio.

De acordo com Caio Corrêa, que é o Chef Patissier, a história se repete: “Eu e meu pai temos a expertise gastronômica e minha mãe e minha irmã são responsáveis pela gestão do negócio”.

Caio Corrêa é Chef Patissier, embaixador da Callebaut no Brasil e pós-graduado pela Ealing Hammersmith and West London College, em Londres. Estagiou na Ecole Gastronomique Bellouet Consell, em Paris e atuou com grandes chefs, inclusive na Confeitaria Ladurèe, uma das mais conceituadas da França.

Atualmente Caio possui sua própria marca, a CFC Patissier, que oferece doces clássicos com uma releitura contemporânea, combinando tradição e modernidade com criatividade e sofisticação.

Claudius

Rua Cardoso de Almeida 770 – Perdizes – São Paulo – SP

www.claudiusgrill.com.br

Vá e comprove, eu gostei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Um Milhão e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 09/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*