RESTAURANTE COZ * ITAIM BIBI/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Restaurante Coz é uma das grandes apostas da Gastronomia no bairro do Itaim Bibi na Capital Paulista. O Conceito de Luxo foi convidado para uma degustação e harmonização dos vinhos da Vinícola Santa Rita com o delicioso cardápio criado pelo Chef Dalton Rangel.


Eu estive no restaurante e confesso ter me surpreendido muito com a beleza da casa, a decoração com espaços amplos, elegantes, muito convidativo e a culinária perfeita!
O Coz tem uma cozinha autoral e sofisticada de pratos ibéricos mediterrâneos e quem assina o cardápio é um dos proprietários o queridíssimo Chef Dalton Rangel.

O restaurante é sucesso desde sua inauguração em maio 2019, tem um preço muito justo e além de Dalton Rangel ele está sobre a direção dos sócios Rodrigo Silva, Daniel Reis e Léo Reis.

O Chef Danton Rangel fez questão de nos apresentar o cardápio do dia a dia da casa e minha escolha foi uma entrada tentadora! Eu optei em degustar a Burrata Coz que leva o nome da casa. Muito cremosa, servida com mini vegetais, folhas, coulis de frutas vermelhas, seaweed caviar trufado, grissini folhado e pão de fermentação natural. Além de delicioso prato a apresentação estava impecável!

Neste jantar da Vinícola Santa Rita iniciamos com TAPAS – Croqueta de pato e Croqueta de Jamon – Vocês não fazem ideia da suavidade e textura destas croquetas, tudo muito sútil, leve e o tempero com um acabamento muito saboroso.
Foi harmonizado com o vinho 120 Sauvignon Blanc – Suave vinho de cor amarelo com tons verdes, aroma que lembra casca de limão e ervas. Já o paladar é refrescante, com acidez acentuada e harmonizou muito bem com esses pratos oferecido pelo Chef Rangel.

Na sequência, foi oferecido a entrada – Tutano em glace de Jerez e pão de fermentação natural. Crudo de carne com chips de batata. Deliciosos os pratos. O Tutano é um prato exótico, atual nos restaurantes e uma boa pedida pra compartilhar na mesa com os demais componentes. É um enorme osso, macio e gelatinoso encontrado dentro dos ossos dos animais, é um pouco gorduroso e um sabor intenso. Você retira com uma pequena colherzinha e junto foi oferecido torradas de pão natural que estavam bem crocantes!
Foi harmonizado com o 120 Rose da Vinícola Santa Rita – Um delicioso vinho com coloração rubi. No nariz mostra-se complexo com toques de geleia de cassis, ameixa, amora e traços de baunilha. O paladar é rico em frutas pretas e especiarias, como pimenta, bem estruturado com taninos duros e harmônico.

Já o prato principal eu optei por Canelon Recheado com Paleta de Cordeiro. Que escolha perfeita, a massa em uma consistência deliciosa, derretia na boca de tão suave. O molho leve e o acabamento geral do prato perfeito! além da apresentação estar impecável!
Foi harmonizado com 120 Cabernet Sauvignon Arsenal – Na verdade, foi um dos vinhos que mais gostei por mostrar toda a sua vivacidade, com aromas de frutas vermelhas e negras, mescladas a notas de especiarias. Em boca é frutado, tem bom corpo e taninos macios. Um tinto versátil, que comprova a qualidade e a tradição da vinícola, sem perder a proposta de ser acessível. Eu adorei!

Finalizei com a sobremesa – Soufle de Avelã – Estava saborosíssima, leve, nada muito doce e muito sugestiva para uma finalização de uma jantar com tantos vinhos na harmonização.

Foi finalizado com o vinho 120 Moscato – Um delicioso vinho que combina bem com a maioria das sobremesas, além de queijos, charcutaria ou pratos antipasto.

No geral, o Restaurante Coz é uma referência de boa culinária, com valor justíssimo, elegante e recomendadíssimo que entrou para o portfólio de bons restaurantes na cidade de São Paulo. Eu adorei!


Restaurante Coz
R. Pedroso Alvarenga, 554 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

VINÍCOLA SANTA RITA


A Vinícola Santa Rita foi fundada em 1880 por Domingo Fernández Concha, destacado empresário e homem público da época. Dom Domingo introduziu finas cepas francesas nos privilegiados solos do Vale do Maipo e incorporou maquinaria especializada, o que somado à contratação de enólogos da mesma nacionalidade lhe permitiu produzir vinhos com técnicas e resultados muito superiores aos tradicionalmente obtidos no Chile, mudando a forma de elaborar vinhos em nosso país.
Em 1980, a vinícola passa a ser controlada pelo Grupo Claro, dando um enorme salto qualitativo e empresarial. Grandes investimentos são realizados, permitindo um aumento nas exportações no final dos anos 80. Além disso, importantes inovações tecnológicas são implementadas permitindo a elaboração de vinhos de melhor qualidade.
Desde então a Vinícola Santa Rita tem trabalhado com a melhor e mais avançada tecnologia para elaborar vinhos de qualidade superior e competitivos em cada um dos segmentos em que participa, cujo resultado se reflete nos diversos prêmios e distinções que recebeu ao longo de sua história.

ÓSCAR SALAS


Enólogo vinhos Reserva, Vinícola Santa Rita
Engenheiro Agrônomo com menção em Viticultura e Enologia pela Universidade Católica
Inicia sua trajetória na Vinícola Santa Rita em outubro de 2016. Anteriormente teve uma passagem bem-sucedida por Terra Andina – uma das vinícolas do Grupo Santa Rita – entre 2005 e 2011, onde ajudou a consolidar um importante crescimento da vinícola, obtendo reconhecimentos relevantes em nível mundial através do desenvolvimento de vinhos emblemáticos como o Suyai.
Óscar, que até setembro de 2016 foi enólogo-chefe na Vinícola Sutil, realizou um importante trabalho na área comercial que lhe permitiu ter uma grande visão sobre as preferências dos consumidores, tanto no mercado doméstico como no internacional.
Óscar atualmente é responsável pelos vinhos reserva de Santa Rita, com destaque para importantes marcas como Secret Reserve, Medalla Real Reserva e 120 Reserva Especial, sendo esta última patrocinadora oficial do Arsenal FC.

Agradeço a Vinícola Santa Rita pelo convite e a experiência de ter essa noite tão especial no Restaurante Coz.
Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*