O elegante e aconchegante restaurante Figo, com seu ambiente acolhedor e requintado, localizado em um dos bairros mais nobres de São Paulo à Vila Nova Conceição, abriu suas portas para a imprensa especializada na gastronomia e vinhos em um jantar de apresentação do novo cardápio.
No Figo você encontrará as melhores criações da culinária contemporânea, com base brasileira e pitada francesa e asiática. Os chefs Marc Le Dantec e Milton Yamamoto, criam receitas com ingredientes frescos, saudáveis e de alta qualidade. A cada estação são preparados novos pratos que trazem os sabores do momento.
No jantar o chef Marc Le Dantec sempre muito gentil, apresentou cada prato criado para o inverno explicando todo o procedimento até chegar na mesa.
Bom, o menu do restaurante Figo está com novas opções de pratos para o inverno. São entradas, pratos principais e sobremesas que combinam com os dias frescos do inverno e trazem os sabores e os aromas marcantes da terra.
Eu participei do jantar de apresentação do novo cardápio do Figo e iniciamos com o delicioso Couvert – Legumes grelhados e emulsão de wasabi, queijo de cabra, manteiga, flor de sal roxa e pães orgânicos. É tão saboroso e delicadamente apresentado que você não consegui parar de beliscar essas delicias.
Na sequência os lançamentos: o Creme Brulée de abóbora com chorizo espanhol e farofa de castanha, o Peixe branco defumado sobre pinhas com redução de tamarindo, acompanhado de arroz negro e tapenade de pinhão e as Codornas salteadas com mel orgânico, limão cravo e amêndoas, acompanhada de fideline e champignons.
Para sobremesa, a sugestão foi a Madeleine em Coroa, recheada de doce de leite, calda de cupuaçu e figos caramelizados. Todos os pratos são muito saborosos, ricos em ingredientes e o mais interessante que existe uma pesquisa na realização de cada prato, todos se combinam e além de uma apresentação impecável, onde o prato montado parece mais uma obra de arte.
O jantar foi harmonizado com os vinhos da Mistral e entre eles o delicioso Catena – Cabernet Sauvignon 2013, que nos mostra uma cor rubi escuro, com tons de violeta. No nariz, apresenta aromas intensos de framboesas maduras e cassis com notas de pimenta, cravo, e um toque de cedro. Na boca, é encorpado e rico e exibe camadas de groselha preta e framboesa preta com notas de cedro e orégano. Este Cabernet Sauvignon é um vinho elegante, com taninos sedosos que fornecem estrutura e um final longo e persistente. Serve muito bem com carnes vermelhas, como bife ou cordeiro, molhos demi-glace, ou com filé com fritas para uma refeição simples em estilo bistrô.
Já o Montes Alpha Merlot 2013 Valle de Colchagua – Uva Merlot, Flavours – Morango, framboesa, ameixa. Um vinho prémio do Aurelio Montes amadureceu em carvalho francês por 12 meses para transmitir as complexidades e estrutura extra. Gosto, rubi intensa. Aromas de cereja preta e morangos no nariz, com notas florais, frutas e ameixas pretas, com notas de café e tabaco no palato. Um vinho encorpado de com um final longo e suave.
Ah! No Figo existe também um espaço exclusivo para eventos, com uma cozinha aberta, onde o Chef prepara um menu especial. Bacana né! e também a casa oferece o serviço de “Chef em Casa”: os pratos são preparados no Figo e finalizados no local por um dos Chefs. São levados garçons e copeiras e a casa fica pronta novamente, após o evento…rs!
Vá e comprove, eu adorei!
Por Luis Guilherme Zenga