A Sadia Está preocupada com a saúde de seus consumidores e tomou uma providência certa e sem volta. A partir de agora já começou a reduzir 30% do sódio usado nos principais produtos da marca. Isso é incrível! A empresa reuniu a imprensa especializada para dar a notícia e fazer com que todos experimentassem seus produtos em um delicioso almoço na Oca Puniniquim em São Paulo.
A expectativa é que sejam retirados do mercado, no prazo de um ano, mais de 125 toneladas de sódio ou 315 toneladas de sal; objetivo é auxiliar as pessoas a comerem de maneira saudável e equilibrada.
A Sadia desenvolveu uma tecnologia inédita e exclusiva que permite a redução de sódio sem alterar o sabor e a qualidade dos produtos. Mais de 40 itens do portfólio foram reformulados, entre eles, o presunto, a lasanha, a salsicha, frango temperado, a linguiça cozida e a linguiça frescal. Em um ano, a expectativa é que sejam retirados do mercado cerca de 24 caminhões basculantes – com capacidade de 16 metros cúbicos – carregados com sal.
“No total, a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Sadia dedicou mais de 52 mil horas ao desenvolvimento da tecnologia que permitiu a primeira redução de sódio em larga escala do País, reforçando cada vez mais o pioneirismo da marca”. A matéria-prima usada provém da proteína animal (carne de frango), um ingrediente natural que serve como base para que seja feita uma espécie de “caldo de carne”.
Segundo informações da empresa, a nova tecnologia, que está em processo de patenteamento, intensifica o uso de temperos naturais e especiarias já presentes na composição dos produtos, como pimenta, alho, cebola, coentro, páprica etc”.
O anúncio dessa mudança reforça um importante movimento da Sadia, intensificado a partir do início deste ano. Em janeiro, a marca relançou sua linha de frios saudáveis; em março, lançou uma linha de pratos prontos com receitas inéditas e sem conservantes; e em julho, anunciou a parceria com o chef britânico Jamie Oliver para o lançamento de uma linha de pratos prontos para cozinhar – com ingredientes naturais e com cuidados desde a origem (bem-estar animal).
Eu experimentei, e adorei!
Por Luis Guilherme Zenga