SASHIMI E SUSHI ONDE ESTÁ A DIFERENÇA?

Hoje o Conceito de Luxo vai dar uma pequena ideia das diferenças entre o “Sushi e o Sashimi” que na verdade é uma grande duvida dos consumidores e adoradores da culinária japonesa. Já sabemos que a comida japonesa caiu no gosto dos brasileiros a muito tempo e hoje temos muitos restaurantes japoneses no Brasil .  

Bom, até muitas churrascarias e restaurantes tem também a opção deste tipo de culinária. Eu, particularmente não gosto dos que servem comida japonesa na churrascaria e em restaurante tipo rodízio. Apesar de gostar muito de comer preparações diferentes e exóticas, ainda prefiro os restaurantes japoneses tradicionais.

DSC07381DSC07385

As duvidas:

Os Sashimis são fatias de peixe ou frutos do mar consumidos com molho shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte).

Os mais populares tipos de sashimi são: Maguro: atum; Sake: salmão;Toro: parte nobre do atum, e também mais gordurosa; Ika: lula; Tako: polvo; Ebi: camarão ou lagosta; Saba: cavala (espécie de peixe).

O Sushi é um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus ou cozidos.

Há vários tipos de sushis, os mais conhecidos são:

Nigirisushi: Pequenas bolinhas de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus ou cozidos, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo e salmão.

Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes.

Makizushi: sushi enrolado com a ajuda de uma esteira de bambu, que tem 03 variações o Futomaki, Hossomaki e Uramaki;

Futomaki: sushi enrolado grande é um dos mais populares. Possui como recheio variada combinação de peixes, folhas e raízes.

Hosomaki: rolinhos finos são geralmente feitos com apenas um recheio, como pepino ou kani.

Uramaki: makisushi enrolado ao contrario, o nori (folha de alga) e o recheio ficas no centro, e a camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas ficam do lado de fora.

Inarizushi: sushi recheado, uma espécie de saquinho é confeccionado com tofu bem frito, e recheado com arroz temperado.

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

2 Comentários sobre este post

  1. Obrigada pela ajuda! Não conheço bem a culinária japonesa e essa matéria ajudou bastante.
    Obrigada.

    Viviane Carneiro / Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*