TRADICIONAL FESTA DA PISA DA UVA “SÃO ROQUE”

A Festa em São Roque acontece nos dias 17 e 24 e abre espaço para visitante conhecer e participar da colheita, pisa da uva e produção de vinhos artesanais, além da degustação da uva nos parreirais

Pisa da Uva

Janeiro é o mês da colheita das uvas próprias para a produção de vinhos e as videiras na região de São Roque são um espetáculo à parte. Os parreirais ficam carregados das variedades Isabel, Lorena, Niagara branca, rosada e violeta.

Durante a Pisa da Uva, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo e a produção. Ao final, os participantes da festa são convidados a degustar a fruta no próprio pé, além de auxiliar na colheita e participar da pisa – o processo artesanal de pisar as uvas para a extração do suco que será fermentado e dará origem ao vinho.

Anualmente o evento atrai turistas de diversas regiões do estado, que passam o dia acompanhando as festividades. Na Quinta do Olivardo são 4 mil pés de uvas e toda safra é destinada para a produção artesanal de 20 mil litros de vinho, comercializados no local ou em eventos.

“A Pisa da Uva é uma das etapas mais importantes para a produção de um bom vinho e é muito enriquecedor que o turista tenha essa experiência de auxiliar na colheita e na pisa”.

A Festa da Pisa da Uva é um evento aberto e pode ser acompanhado por todos os visitantes. Para o turista que deseja ter uma experiência única, a Quinta do Olivardo disponibiliza um pacote que inclui a participação na colheita, entrada no lagar para pisar as uvas e almoço completo, com bolinho de bacalhau, bolo do caco, salada, espetada madeirense, pastel de Belém, além de vinhos e suco de uvas à vontade.

Além disso, a tradicional festa conta com a participação do Grupo Folclórico da Ilha da Madeira, que apresenta músicas e danças típicas durante o evento. Ele é formado por 35 integrantes e coordenado por Maria Sardinha, pesquisadora e divulgadora da cultura portuguesa.

www.quintadoolivardo.com.br

 Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*