VAPORE & CO 1896 * SANTO AMARO/SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Vapore & Co 1896  é um charmoso restaurante em Santo Amaro, Zona Sul da Capital Paulista.  Na verdade, é uma mistura de Cafe & Bistro, muito bem decorado nos seus dois andares, com luminárias atraentes e painéis com mapas contando um pouco da história do restaurante.

É servido diariamente o delicioso café da manhã e o famoso almoço puxado para a culinária Mediterrânea, Caucasiana e Brasileira. Sendo que, existe uma grande preocupação na escolha da matéria prima para à preparação de seus pratos e doces. 

O Conceito de Luxo foi convidado, eu estive almoçando no Vapore & Co 1896 e é muito surpreendente o quanto é aconchegante e bonito o restaurante. Uma culinária perfeita, tudo muito bem elaborado, criativo e extremamente bem servido, além do atendimento ser impecável!

O interessante do restaurante é que você degusta pratos conhecidos com uma releitura em suas criações e especialidades. Tanto o prato mais pedido na casa que é o Bacalhau, como as Massas, também as Kaftas e algumas especialidades exclusivas como Falafel, Sujuk, Basturma e a Linguiça Merguez todos são aperfeiçoados com o talento do chef. 


Já os pães são todos produzidos na casa e servidos no café da manhã, juntando-se ao delicioso cardápio com as novidades de cada país onde suas culinárias imperam.
Segundo o proprietário Haig Yeghiaian o lema da casa é atender bem ao cliente e deixá-lo o mais satisfeito possível. O restaurante tem um público fiel da região entre alguns transeuntes que por lá circulam. 


Em minha degustação eu iniciei com uma entrada muito saborosa. Falafel – que é um bolinho originário do Oriente médio, na maioria das vezes fritos, feitos com grão-de-bico ou fava, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. Muitas vezes, são consumidos em pão pita, com homus, tahine e salada. Atualmente o falafel é consumido em todo o mundo e posso afirmar que no Vapore & Co 1896  talvez seja o melhor que eu já tenha comido. É muito bem feito, sequinho e crocante, ele lembra a consistência e o formato do bolinho de bacalhau. Delicioso!

Falafel

Já o meu primeiro prato foi o Bacalhau Lagareiro – Bacalhau frito no azeite com batata, brócolis, alho frito, cebola, pimentão e azeitonas negras. Esse saboroso prato é um dos mais apreciados pelos portugueses. Feito à base de bacalhau, o rei da gastronomia portuguesa, este prato típico está presente na maioria dos restaurantes e não existem grandes segredos ou truques para prepará-lo.

Já no Vapore & Co 1896 é um dos pratos mais pedidos no restaurante. É muito bem elaborado, começando com a deliciosa posta de Bacalhau (Gadus Morhua) bem servida e os acompanhamentos perfeitos. O sabor, a consistência e apresentação estavam perfeitos!

Bacalhau Lagareiro

Na sequência, eu experimentei o Oswaldo Aranha Filet Mignon –  o Filé à Oswaldo Aranha é um prato homenageando o político gaúcho Oswaldo Aranha. Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos.

Já no Vapore & Co 1896 a releitura do prato é muito interessante. O filé extremamente saboroso, eu pedi ao ponto por saber que a carne era muito macia e não iria interferir na composição geral do prato. Já o arroz com suas criações estava delicioso também, a batata me incomodou um pouco, acho laminas finas bem crocantes e saborosas, mas neste caso eu usaria batatas rústicas grossas talvez no orégano ou alecrim, além da apresentação ficar mais atraente, torna-se mais saboroso. Vale a dica! quem sabe as duas opções de batatas para o cliente optar.  

Oswaldo Aranha Filet Mignon

Finalizei os pratos quentes com a Kafta Armenia Bovina – Acompanha Arroz Sírio, Homus e Vinagrete. Esse delicioso prato é uma espécie de almôndega no formato de linguiça que faz parte da culinária de alguns países da Ásia Central e do Cáucaso, da Turquia, do Médio Oriente e o Norte de África e é muito comum você encontrar nesses países e ao redor do mundo. Cada qual tem sua receita e formatos, mas no Vapore & Co 1896  ela é muito pedida pelos clientes por ser suave e muito saborosa além dos complementos serem deliciosos também.  Imperdível!

Kafta Armenia Bovina

Já a sobremesa eu optei por Canoli –  é uma sobremesa que consiste em uma massa doce frita, em formato de tubo, recheada com um creme, doce de leite e atualmente existem receitas muito criativas no mercado. Estava delicioso, macio e crocante e adorei a ideia do recheio ser um lado creme e outro doce de leite. 

Canoli

Bom, não parei por aí e ainda me deliciei com Mamul – que é um doce árabe feito à base de semolina, leite e manteiga, com recheio de tâmaras, castanhas e água de flor de laranjeira, açúcar, margarina e outros ingredientes. Muito popular no Líbano e em outros países árabes, o Mamul foi trazido para o Brasil por imigrantes provenientes desses países.

No restaurante também é uma sobremesa bem pedida e estava deliciosa, diferente, só um pouco farinhosa, onde acaba desmanchando muito fácil no pegar. 

Mamul

No geral, o restaurante é muito bom e aconchegante. Excelente culinária, preço justíssimo e atendimento impecável. Recomendadíssimo. Eu adorei !

Sobre o Vapore & Co 1896 
Por Haig Yeghiaian 

Após uma viagem ao Oriente Médio e Itália em busca das nossas origens nos deparamos com uma rica e deliciosa culinária. Imaginamos como seriam as viagens no Século XIX feitas à vapor partindo do Oriente Médio com paradas obrigatórias em Gênova, Barcelona, França e Lisboa com destino ao Brasil.Nossa viagem começa em 1896 quando meu avô ainda pequeno, embarcou com sua família em Gênova, minha avó em 1898 em Barcelona e meu pai partindo de Jerusalém em 1953. Alemães, Árabes, Armênios, Espanhóis, Franceses, Italianos e Portugueses entre muitas outras culturas, se misturavam ao longo destas viagens que carregavam com si uma grande herança culinária e que seria amplamente difundida por seus filhos e netos. Vapore & Co. 1896 carrega uma parte desta herança entre seus fundadores e queremos servi-los com o que existe de mais delicioso de cada país, proporcionando um pouco do ambiente da época, assim como vários dos seus pais e avós viveram. Viaje com a gente no Vapore & Co. 1896 e desfrute dessa deliciosa herança culinária

Vapore & Co 1896  
Rua Alexandre Dumas, 744 – Santo Amaro, São Paulo

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*