VENUTO BAR & RESTAURANTE * JARDIM PAULISTA /SP

AVALIAÇÃO CONCEITO DE LUXO

O Venuto Eatering Bar do premiado bartender Marcelo Serrano foi inaugurado a muito pouco tempo no Jardim Paulista em plena Capital.
O Conceito de Luxo foi convidado pra conhecer a casa. Eu estive em um Petit Comité, com Jornalistas da área, no Bar e Restaurante e foi uma noite muito agradável onde Marcelo nos preparou drinks deliciosos harmonizando com os pratos do talentosíssimo Chefe Sergio França. 

A casa é linda, muito bem decorada, você logo na entrada é recepcionado por um bar onde Marcelo Serrano prepara suas grandes criações. Um lindo balcão colorido nos dá as boas vindas, você tem a opção de ficar no bar, como também passar para o restaurante que é amplo, com um charme especial na decoração, com luzes baixas intimista, elegante e aconchegante ao mesmo tempo. 

O Venuto  é o tipo de casa que atende muito bem a grupos de amigos, talvez um almoço, ou jantar corporativo, familiares e amigos, e é lógico! um jantar a dois. A casa tem uma culinária excelente, onde o chefe França tem um cuidado especial no preparo dos pratos e a apresentação é impecável!

Degustamos diversas delicias na casa e todas harmonizadas com os drinks que Marcelo Serrano nos preparou. Fomos recepcionados com o drink que leva o nome da casa “Venuto” além de delicioso a apresentação é lindíssima, ele é servido em uma graciosa leiteira que é a coisa mais linda.

Passamos para o restaurante e na sequência veio uma entradinha curiosa – Profiterole recheado com queijo brie e mel trufado. Que delicia de entrada, a massa é perfeita, tudo muito leve e saboroso. 

Já os drinks, a ideia veio do encontro de um “barman e uma perfumista” em criar sabores e memórias através de drinks

Muitos foram harmonizados com os pratos oferecidos na casa. Ah! também compartilhamos na mesa o Carpaccio Rústico Venuto – Rosbife, queijo grana padano e alcachofras. Excelente!

Já o Bolinho de risoto trufado é um acontecimento. Que delicia, a massa perfeita, suave, e o recheio desmancha na boca. Imperdível!

Prato principal – cada um na mesa escolheu o seu prato predileto e eu não perdi a oportunidade de deliciar-me com o prato que é um dos mais pedidos na casa. Risoto de arroz vermelho com frutos do mar grelhados. Uhhh! vocês não fazem ideia do que é esse prato. Além de vir muito bem servido, os ingredientes que compõe o prato estavam deliciosos. Eu adorei!

Risoto de arroz vermelho com frutos do mar grelhados

Outra opção tentadora…

Sobremesa – Eu optei por Cheesecake de Limão Coulis de Jabuticaba – Uma sobremesa bem saborosa, nada muito doce e suave ao mesmo tempo. Vale experimentar!

Cheesecake de Limão Coulis de Jabuticaba

Outras delicias da casa

No geral, o Venuto Eatering Bar e Restaurante só veio à acrescentar ao portfólio de bons restaurantes em São Paulo. Como já citei acima, a casa é linda, os Drinks são todos assinados por Marcelo Serrano que é uma referência no setor e a Gastronomia da casa assinada pelo Chefe França só veio completar. O preço é justíssimo, a casa faz questão de servir o cliente de forma que saia satisfeito e se torne um novo amigo. Eu adorei! 

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA APROVADA PELO “CONCEITO DE LUXO” PARA DIVULGAÇÃO    

O premiado bartender Marcelo Serrano, que nos últimos anos dedicou-se à consultoria para importantes bares, decidiu voltar aos holofotes paulistanos inaugurando o seu próprio bar, em sociedade com seu antigo parceiro Frederic Renaut –  franco brasileiro empreendedor e idealizador do projeto que hoje dirige o restaurante –  e mais dois sócios,  Jimmy Kerber publicitário à frente do marketing e Jean Patrick na administração financeira.  

Misto de bar e restaurante, o conhecido chefe de cozinha Sergio França, especializado em culinária contemporânea italiana, foi convidado a assinar o primeiro cardápio da casa, com pratos especiais para o Venuto e também resgatando os que lançou na Brasserie des Arts, que faziam muito sucesso entre os frequentadores, como o carpaccio gratinado, profiterole recheado de brie, as massas recheadas com molhos leves, os assados e risotos com ingredientes surpreendentes.  Executando as delícias e no comando da cozinha está o chefe executivo Luciano Gama, que já teve passagens por vários restaurantes como a do Hotel Emiliano, Due Cuochi e a própria Brasserie des Arts.  

A carta de drinks de Marcelo Serrano
Para a carta do seu novo bar, Serrano está lançando o Drink Venuto – Vodka Absolut, Amaretto, abacaxi, uva, bitter, yuzu  – de sabor único e servido numa diferente leiteira de cobre. Promete ser a nova moda da noite de São Paulo.

Confirmando a sua característica de  criar drinks sempre muito elaborados e com ingredientes diferenciados, Serrano traz coquetéis inéditos que são frutos de uma parceria com uma das mais conceituadas perfumistas seniors do Brasil, Monica Rosseto.

Um barman e uma perfumista criando juntos
Segundo o bartender, esse encontro nasceu da vontade de criar uma conexão entre perfumes, sabores e memórias através de drinks. “ E deu match! Logo na primeira reunião rascunhamos algumas ideias, degustamos xaropes, “spirits”, cheiramos fragrâncias e criamos os conceitos”, revela Marcelo.
“Notas cítricas, florais, aromáticas, amadeiradas, notas de polpa de frutas, notas doces – o compositor parte das notas musicais para compor acordes e melodias. A proposta era um acorde criativo que remetesse à ideia da fragrância e que fosse saboroso, provocativo e peculiar”, explica Monica.  
Buscando seduzir pelo perfume e conquistar pelo sabor, Monica e Serrano ensaiaram muito: notas de saída, notas de corpo (coração da composição) e o retro gosto ou as notas de fundo. Monica conta que Marcelo magistralmente combinava e transformava esses acordes em drinks.

Como resultado quatro drinks figuram na carta inaugural do Venuto:
Drink JERSEY – Vodka Elyx com infusão de lavanda, leite de amêndoas, limão e caramelo salgado. Ao saborear o drink é possível sentir a leve lembrança  olfativa da  fragrância JERSEY de Chanel.  Monica sugeriu  um óleo essencial de lavanda para criar um drink que evocasse as notas frescas aromáticas de lavanda, as impressões florais de rosa/jasmim e o fundo de madeira e baunilha.

Drink SI (um chypre fresco (família olfativa)  inspirado na fragrância de Giorgio Armani)  – criado com Vodka Absolut Pears, lichia, rosas, toranja, limão e espumante.

Drink HUGO, que ganha Rum Havana Club 7 anos, Vodka de pera, xarope de hortelã, limão e essência de patchouli. Teve a inspiração no perfume Hugo Boss, que tem notas amadeiradas e patchouli.

Drink ROSSETTO – Blended de Runs com Havana Club, Spicy mango, chá de hibisco, limão, bitter e sálvia. A idéia foi o contraste entre o quente/picante com o fresco/aromático/frutado (hibisco) estruturado sobre madeiras. O vermelho do hibisco deu a cor e  o nome Rossetto dado ao drink – em homenagem à perfumista – significa batom vermelho em italiano.

Ainda a carta exibe o emblemático coquetel lançado por Serrano no MyNy Bar, o original e inconfundível MOSCOW MULE, que inspirou e faz sucesso em vários bares em São Paulo. E para quem não curte drinks alcoólicos Serrano está lançando uma tendência,  os Mocktails – coquetéis sem álcool com ingredientes diferenciados:

. DARK ANGEL –  Jabuticaba, gengibre, limão, água sem gás.

. SODA MILANESE  –  Toranja, Monin bitter, água com gás, alecrim.

. FRESH VENEZA  – Suco de abacaxi, hortelã, spirulina, gengibre.

. FRENCH LEMONADE  –   Chá de hibisco, Yuzu, Agave, água sem gás.

Além da recomendada degustação dos drinks, o diferenciado cardápio mediterrâneo do Venuto pode ser acompanhado de vinhos de uma adega especialmente selecionada por Frederic Renaut, com rótulos de vários países e regiões.

Com 55 lugares, o restaurante se destaca pelo atendimento personalizado,  oferecendo no almoço de segunda a sexta-feira –  além do cardápio à la carte –  um cardápio executivo com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor único de R$ 49,00. E a noite,  a partir do happy hour,  o badalado bar é comandando pessoalmente por Marcelo Serrano e sua equipe, com bistrô muito aconchegante com luz de velas nas mesas, para quem deseja vivenciar uma especial experiência de mixologia e gastronomia.

Venuto Eatering Bar
Rua Peixoto Gomide, 1658 – Jardins. 

Vá e comprove, eu adorei!

Por Luis Guilherme Zenga

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*