VIAGEM ENOGASTRONOMICA * ROTA DO WHISKY

A Escócia é um destino que tem ganhado destaque na Europa. Rica em história e paisagens pitorescas, guarda também a produção do whisky mais tradicional do mundo, com cinco regiões produtoras: Campbeltown, Highlands, Lowlands, Speyside e Islay. São mais de 100 destilarias em funcionamento em todo o país, com cerca de 40 delas concentradas em Speyside. Por isso, visitar a região é a opção ideal para os amantes da bebida. Confira aqui o que fazer por lá, com dicas elaboradas pela Snew Travel, agência que realiza o roteiro regularmente com acompanhamento do especialista em bebidas Cesar Adames.

 

A sugestão inclui também passagem por Edimburgo, visitas a seis destilarias, passeios a castelos, visita à Scotch Whisky Experience e, ainda, períodos livres para explorar a região.

Speyside

Com chegada pelo aeroporto de Inverness, capital da famosa região das Highlands, uma boa opção é se hospedar em Elgin, cidade bem localizada para explorar Speyside. Aproveite o dia do desembarque para dar uma volta pela região.

Destilarias

O que não faltam são opções de destilarias para visitar. Tudo vai depender do seu tempo de viagem e disposição. Algumas das que não podem ficar de fora da sua lista são: Strathisla, conhecida como “a Casa de Chivas”, Glenfiddich, que por muitos anos foi a marca de single malts mais vendida em todo mundo e ocupa hoje a segunda posição, Glen Moray, pioneira na maturação em barris que já tiveram outras bebidas, Macallan, considerada por muitos o Rolls Royce dos single malts escoceses por sua elegância e sabor marcante, Cardhu, que destina cerca de 75% de sua produção para a linha Johnnie Walker, e Glenlivet, detentora do título de marca mais vendida de single malts em todo o mundo e conhecida por sabores suaves e florais.

Nelas, o visitante será apresentado aos termos básicos que permeiam a produção de um whisky e, claro, degustará produtos de cada uma delas. Por isso, para deslocar-se na região, é aconselhável contar com uma van com guia.

Entre uma destilaria e outra não faltam pontos de parada. Aproveite os percursos para visitar pontos como o Knockando Wool Mill, um antigo moinho de lã que produz os tradicionais tecidos na estampa Tartan da Escócia, e o castelo de Ballindalloch, rico em história e jardins floridos.Edimburgo

São aproximadamente 3 horas e meia entre Speyside e a capital da Escócia. Vale esticar até lá! Uma boa pedida é hospedar-se na Royal Mile, principal via do centro histórico da cidade, conhecido como Old Town. A região preserva os aspectos da vila medieval que foi um dia.

O que visitar

De Royal Mile, é possível explorar a pé as maiores atrações da cidade: Igreja de St. Gilles, Castelo de Edimburgo e Scotch Whisky Experience, sendo esta última uma atração imperdível para quem está traçando a rota do whisky: após algumas explicações animadas, conduzidas por um holograma de um “Ghost Host”, é possível apreciar a maior coleção de garrafas de whisky do mundo, com mais de 3500 exemplares diferentes! Após a visita, há a tradicional degustação de alguns rótulos.

E os pubs da cidade! O The White Hart Inn, o mais antigo da cidade (aberto desde 1516), ou o The Last Drop Pub, ambos situados no Grassmarket, são ótimas opções.

New Town, considerada uma obra-prima de planejamento urbano, também não pode ficar fora de seu roteiro. Lá você poderá explorar lojas, parques e construções em estilo Neoclássico. Há, ainda, o Scott Monument, um tributo ao mais famoso autor escocês, Sir Walter Scott (1771-1832), que é uma torre em estilo gótico vitoriano, com 60,9 metros de altura (o maior do mundo em homenagem a um escritor).

Para os que quiserem esticar a viagem, há a opção de incluir a visita às demais regiões produtoras de whisky da Escócia ou, ainda, aproveitar para esticar nos países ao redor, como Inglaterra e Irlanda.

A SNEW Travel promoverá uma nova rota do Whisky em setembro. Na viagem, os participantes visitarão seis destilarias na região de Islay, também na Escócia, e o Whisky Show em Londres, um evento com mais de 600 amostras para degustação, food-pairings, cocktails, mini-masterclasses, entre outras coisas.

Serviço:

2ª Rota do Whisky

Quando: setembro/outubro de 2017 (embarque no dia 24)

Detalhes sobre a viagem e investimento: http://snew.travel/rotadowhisky2/

Realização: Agência SNEW Travel

Contatos: turismo@snew.com.br  

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*