VINHOS * “CABERNET,MELOT E MALBEC” – SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ELES.

O Conceito de Luxo através do Sommelier da Decanter, Sidney Lucas, esclarece a dúvida dos leitores sobre as diferenças entre (Cabernet, Merlot e Malbec) – que estão entre os vinhos mais conhecidos e consumidos por todos. Veja abaixo as dicas para identificar os diferentes estilos.

Entenda as principais diferenças entre os vinhos (Cabernet, Merlot e Malbec)

O vinho é uma bebida elegante e saborosa, que apresenta várias características que auxiliam na definição do seu sabor, como por exemplo, o aroma, coloração, produção, tipo de uva e até o teor alcoólico. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site americano especializado na bebida, Wine Folly, estima-se que exista mais de 200 tipos de vinhos no mundo.

O tipo de uva utilizado é um dos fatores mais determinantes para diferenciar os vinhos. As mais utilizadas no mundo da bebida são as uvas viníferas. A variedade impressiona, atualmente, existe cerca de 5 mil tipos de uvas viníferas no mundo. As mais famosas entre os tintos são a Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir.

De acordo com o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, entre as uvas mais plantadas no mundo para a produção de vinhos finos estão a Cabernet Sauvignon e a Merlot. A produção mundial é dominada pela Itália, França e Espanha, e representa cerca de 54% da produtividade do vinho em todo o mundo.

Muitas pessoas acreditam que a apreciação e diferenciação do vinho é algo exclusivo dos enólogos, sommeliers e grandes apreciadores da bebida, porém, cada vez mais pessoas buscam consumir e adquirir conhecimento sobre o universo da bebida que se popularizou e conquistou a todos.

Diferenciar os inúmeros sabores e aromas da bebida, parece ser uma tarefa difícil. Os vinhos Cabernet, Merlot e Malbec estão entre os mais conhecidos e consumidos. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre as diferenças entre eles. Para auxiliar e esclarecer algumas questões, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas dá algumas dicas para identificar os diferentes estilos.

A uva Cabernet Sauvignon é uma das tintas mais conhecida no mundo. Popular na região de Bordeaux, na França, a bebida apresenta uma característica tânica forte. O vinho tem características encorpada, com aroma de frutas vermelhas escuras, como amora, mirtilo e ameixa, além de traços vegetais, como aspargo e pimentão, textura refinada e altos níveis de taninos.

De acordo com o sommelier, os vinhos produzidos com a uva Cabernet possuem coloração bem escura e com grande complexidade de aromas e sabores, que variam de frutas vermelhas escuras, quando ainda novos, até tabaco, trufa e couro depois de maduros. Uma das grandes diferenças da Cabernet Sauvignon é a espessura grossa de sua casca, tornando a uva mais resistente às diversidades climáticas.

Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. Extremamente frutado, a bebida apresenta aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa. A coloração varia de violácea quando jovem e parte para um roxo intenso. A uva é mais utilizada para a produção de vinhos mais jovens, embora também seja possível produzir rótulos mais duráveis.

“Os Merlots harmonizam perfeitamente com carnes de porco, cordeiro e vaca, além de queijos como parmesão, brie e camembert e pratos condimentados”, observa Sidney.

Derivado da família dos tintos mais clássicos, o vinho Malbec possui cor em tom vermelho púrpura intenso. Na boca apresenta sabor prolongado e taninos “doces”. O vinho pode ser robusto e bem concentrado, possui aroma de frutas vermelhas, como cerejas maduras, ameixas, morangos e anis. “Por se tratar de um vinho aromaticamente intenso e com excelente profundidade de sabor, é a escolha perfeita para as noites de temperaturas mais baixas, do outono e inverno”, finaliza Lucas.

Quanto à harmonização, a bebida é uma ótima escolha para pratos com carnes vermelhas e temperos de sabor mais intenso, como alecrim, pimenta e hortelã.

Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Da redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA Jornalista de formação, com 30 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há mais de 20 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, tendo mais de 1.000 estabelecimentos visitados e avaliados. Entre bares, restaurantes etc...Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo. Editor do Conceito de Luxo - www.conceitodeluxo.com.br e da página do instagram @conceito_deluxo com 22.8 seguidores, orgânico e verificado. No Feed mais de 1.000 avaliações realizadas e comprovadas. Colaborador no GOOGLE MAPS, nível 08 - avaliação de estabelecimentos visitados. Sendo: (Dez milhões de visualizações comprovadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*