WINECLOUD * DICAS DE BEBIDA PARA O VERÃO

O Conceito de Luxo Entrevistou o proprietário Leandro da WineCloud em Campinas – SP e ele nos deu grandes dicas de bebidas para o verão que está próximo.
 
 
O que torna um drink perfeito para o verão?

Com certeza a sua refrescância, assim sugerimos drink’s mais cítricos e que possam ser bebidos gelados.

Quais são as melhores combinações de frutas para o verão?
O morango é o queridinho dos brasileiros e combina com tudo, por ser uma fruta bem marcante; Mas o abacaxi, limao, kiwi, graviola e a laranja tem seu lugar reservado nos drink’s brasileiros neste verão

Quais são os melhores drink’s de verão com vinho, você poderia sugerir uma receita, quais marcas de vinho você sugere?
Temos vários drink’s possíveis com vinho, desde a tradicional sangria, com vinho tinto, laranja, frutas vermelhas e countreau, até mesmo com vinho do porto.

Um drin’k que gosto muito com vinho do porto é o Porto e Tônica

INGREDIENTES

½ xícara (chá) de vinho do Porto (120 ml)

1 lata de água tônica gelada

1 casquinha de limão

cubos de gelo a gosto

MODO DE PREPARO
Separe 2 copos e coloque em cada um ¼ de xícara (chá) do vinho do Porto.
Com um descascador de legumes (ou faca) faça duas tiras da casca do limão com cuidado para não extrair a parte branca que pode amargar o drinque. Coloque 1 tira em cada copo.
Complete os copos com gelo e preencha com a água tônica gelada. Sirva a seguir.

O Rosé Piscine está no seu catálogo. Você poderia sugerir um bom drink para fazer com essa bebida e quais são as características desse vinho?
Sim, o Rose Piscine é um campeão de vendas aqui em nossa loja, de coloração salmão pálido com reflexos azulados, quase transparente. No nariz é refinado, com aromas de morango e limão. Possui paladar harmonioso, com notas de lichia e pêssego. É um vinho para se tomar com gelo, naqueles dias quentes de verão, ótimo para acompanhar seu aperitivo predileto na piscina ou mesmo harmonizar uma gostoso jantar japonês.

Sugiro o seguinte Drink com o Piscine :

ESTAÇAO PISCINE

ROSÉ PISCINE COM GRAPEFRUIT LEVEMENTE TOSTADA,

FINALIZADO COM FÍSALIS E ZIMBRO.

DRINK COM SABOR MAIS FORTE, QUE HARMONIZA PERFEITAMENTE COM QUEIJO GORGONZOLA E TOQUE DE MEL.

Quais são as melhores bebidas alcoólicas para fazer drink’s refrescantes e porque? Também, quais são as melhores marcas dessas bebidas, Sugira uma receita?
Temos muitas marcas boas no mercado, tanto nacionais como importadas, mas com certeza o que combina com o verão é estar gelada e ser refrescante.

GIN – Tanqueray – importado e o nacional Amázzoni

Cointreau – traz um frescor cítrico as bebidas

Saque – ótimo para acompanhar frutas diversas

Cachaça – a cachaça GAVENA traz uma ótima relação custo beneficio, além de ser uma bebida macia, suave e pode ser degustada pura ou em drink’s

Vinho Branco, seja ele tranquilo ou frisante, são ótimas pedidas para um dia quente, sendo servido gelado, temos uma linha de vinhos portugueses brancos com ótimos preços

Receita de Sangria Espanhola

1 laranja-pêra sem casca, sem pele e sem sementes, cortada em pedaços

1 laranja-pêra com casca e sem sementes, cortada em rodelas

1 limão taiti com casca, cortado em rodelas

1 maçã vermelha e 1 maçã verde com casca, cortadas em fatias ou pedaços grandes

1 xícara (chá) de abacaxi cortado em pedaços

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de cointreau (licor de laranja)

3 colheres (sopa) de brandy

1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)

Suco de 1 limão

1 xícara (chá) de água mineral gasosa

2 paus de canela pequenos

Em uma jarra grande, coloque as frutas e polvilhe-as com o açúcar.

Adicione o cointreau e o brandy.

Deixe repousar por 15 minutos.

Junte o vinho gelado, o suco de limão, a água e a canela.

Misture e, se necessário, acrescente mais açúcar.

Sirva bem gelado.

Se preferir, decore as taças com paus de canela.

Os drink’s com picolés ainda estão em alta e qual a melhor combinação?
Sim, os drink’s com picolé estão na moda e estão muito presentes em eventos e festas de casamentos.

Uma ótima sugestão é o PICOLERITA – Marguerita de Picole

Em um copo mixer:

3 pedras de gelo

2 doses de tequila

2 limões espremidos

1 dose de licor de laranja

Misture

Em uma taça de Margarita 250ml:

Passe limão na borda

Grude sal e páprica na borda

Coloque gelo triturado

Despeje a mistura do mixer

Insira o picolé de Framboesa

Decore com pedaço de limão na borda

Pedaço de pimenta em cima do gelo

1 canudo

É comum encontrarmos drink’s com pimentas. Essa é uma boa combinação para o verão e qual o melhor tipo de pimenta para usar?
Sim, está muito em evidência alguns drink’s com pimenta, ela traz uma acidez diferente e estimula as papilas gustativas intensificando o sabor da bebida, a melhor pimenta a ser utilizada é a dedo-de-moça.

O gim está em alta este ano. Ele pode ser usado em bebidas refrescantes, quais são as melhores marcas e quais as melhores combinações?
Sim, o GIN volta à cena este ano com uma propaganda muito forte, associando-o à um estilo descontraído e moderno. Ele pode ser tomado, tradicionalmente com Água Tônica e limão, o famoso Gim com Tônica, ou podemos apreciá-lo como o drink preferido do agente 007, nas telas do cinema, o Dry Martini.

RECEITA DO DRY MARTINI

Ingredientes

1 dose de Gim

5 gotas de vermute

6 pedras de gelo

Preparo
Primeiramente, deixe a taça no congelador por alguns minutos. Enquanto isso, prepare o drink no copo-misturador, mais conhecido como mixing glass. Ponha entre quatro e seis pedras de gelo inteiras, evitando pedaços picados, pois eles derretem facilmente. Retire o excesso de água das pedras do gelo. Despeje uma dose generosa de gim (inglês, de preferência) sobre o gelo. Em seguida, acrescente cinco gotas de vermute, de preferência o clássico francês Noilly Pratt. Com uma colher longa (mais conhecida como bailarina), mexa o conjunto com movimentos rápidos e vigorosos. O drinque é apenas mexido, nunca batido. Retire a taça do congelador e despeje o líquido utilizando um coador de bar. Para decorar, corte uma fina casca de limão, sem a polpa branca, torça a casquinha para que o sumo do limão caia sobre a mistura. Por fim, espete uma azeitona verde em um palito, coloque-a no fundo da taça e sirva.

A cachaça é típica do Brasil. Como podemos tornar um drink sofisticado com essa bebida?
A sofisticação da cachaça está mais em sua qualidade do que em seus drinks, hoje conseguimos um grau de qualidade em certas cachaças que muito se assemelha aos bons whiskys, em alguns casos, acho até melhores que eles. Temos muitas cachaças boas e reconhecidas no mercado. Aqui na WINECLOUD trabalhamos com a Cachaçaria BRISA da SERRA, de Monte Alegre do Sul e a GAVENA de Itupava. A primeira é bidestilada e tem laudo de pureza emitido pela ESALQ/USP, a GAVENA tem paladar especial, macia e muito agradável. Ambas podem ser bebidas puras ou com frutas.

Observando: Uma coisa presente na maioria dos drink’s são os chás. Você sabe dizer quais são os cuidados na hora de adicionar o chá, é uma boa mistura, quais são as melhores combinações?
Os chás aparecem este ano como protagonistas em drink’s e fazendo uma ótima parceria com o GIN e a VODKA, remetendo à ideia dos antigos boticários.
A busca pelo paladar perfeito permeia por diversas sensações onde inúmeras ervas chegam a gerar um novo sabor. Imaginar que uma infusão de cascas cítricas, folhas aromáticas, especiarias, saídas das diversas cozinhas de nossos avós carinhosas ganham uma alinhada composição de sabores.
Os cuidados são os mesmos dos nossos chás diários, saber a procedências das ervas, mante-las limpas e em lugares secos e arejados para fazer a sua infusão perfeita.

Uma ótima receite e fácil de fazer é o PUTTZ
30 ml de Vodka com um chá verde pronto e transferir para um taça champanhe baixa e adornar com uma fina fatia de limão, dando uma adição mais cítrica ao drink.
A proposta da nomenclatura “Puttz” para o drink não vem do sentido pejorativo utilizado popularmente. Mas sim da sutileza de sabores e notas que temos nessa união, que é servida em taças Marie Antoniette, famosa amante do rei Francês Luiz XVI.

Frisante, espumante e champagne são boas bases para drinks, quais são os melhores tipos para esses drinks, e as frutas, quais são as melhores combinações?
Aqui entramos nas bebidas alcoólicas gaseificadas, para entender a diferença entre o frisante e o espumante, ela está apenas na quantidade de gás dissolvido na bebida, sendo o espumante mais gaseificado que o frisante.
Eles são ótimos para fazer drink’s e fazem sucesso absoluto nas festas.
Ah! caso goste mais de utilizar espumantes que champagne e não tem nada relacionado ao paladar mas sim ao custo. Champagnes são caros e levaram muito tempo para tornarem-se esta bebida, devendo assim serem respeitados e bebidos como tal. Os espumantes apresentam uma relação custo x beneficio melhor e ao adicionar as frutas descaracterizamos o seu paladar original, assim podemos utiliza-los sem moderação.

As frutas tropicais e as frutas vermelhas são ótimas para compor drink’s com eles, inclusive com o creme de cassis.

Morango Refrescante

Ingredientes

– 5 Morangos maduros picados

– 1 Copo de espumante Moscatel

– Gelo

– 1 Morango para decorar

Modo de preparo
Em uma coqueteleira bata o morango e o gelo. Adicione o espumante aos poucos inclinando o copo, para que a bebida não perca o gás. Decore o copo com um morango na borda, despeje a bebida delicadamente, e sirva.
Por último, escolha dois drink’s ideais para as festas de final de ano.

Você pode nos passar as receitas?
Eu gosto muito destes dois drink’s para as festas de final de ano :
Moscow Mule
Spritz de prosecco
SPRITZ ICE

Moscow Mule
Mesmo tendo o nome de Moscow Mule, essa é uma bebida que tem origem nos Estados Unidos e seu principal ingrediente é a vodca. Dizem que a invenção desse drink surgiu com o desejo de popularizar o consumo de dois ingredientes: a vodca e a ginger beer, uma cerveja de gengibre, ou ginger ale, refrigerante de gengibre. A ideia deu certo e a bebida ganhou diversos fãs!

Para preparar essa receita em casa você vai precisar apenas de gelo, vodca, limão e ginger beer, mas caso você não encontre esse último ingrediente, a sugestão é usar no lugar um refrigerante citrus combinado com gengibre. Depois que todos os itens forem batidos com o auxílio de uma coqueteleira, seu drink estará pronto para o consumo.
E sirva na tradicional caneca de cobre, recomendo também a espuma de gengibre como topping do drink, dando assim mais sofisticação.

Spritz de prosecco

Ingredientes

60ml de prosseco

40ml de Aperol

20ml de club soda

Uma rodela de laranja

Gelo quanto baste

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em um copo longo, com gelo, e misture-os com um canudo. Sirva em seguida.

SPRITZ ICE

Ingredientes

50 mililitro (ml) de Aperol

2 bola(s) de sorvete de limão

70 mililitro (ml) de prosecco ou espumante brut

Casca de laranja ou de limão-siciliano para decorar

Modo de preparo

Primeiro, bata com o mixer o Aperol e o sorvete.

Depois, acrescente o espumante e bata levemente, para que ele não perca seu gás.

Sirva na taça e decore com a casca da fruta.

Especial Drink’s – CONCEITO DE LUXO – Redação

Sobre Luis Guilherme Zenga

View all Posts

LUIS GUILHERME ZENGA – Jornalista de formação, com 25 anos atuando na área, passou por diversas editorias desde Área Têxtil, Moda, Beleza, Comportamento, Cidades e Entretenimento. Há 15 anos escrevendo nas editorias de Gastronomia, como crítico gastronômico, Enogastronomia (Vinhos e Cervejas) e Turismo Gastronômico. Colaborador no GOOGLE MAPS, avaliando Restaurantes visitados e tendo mais de (Cinco milhões e trezentas mil visualizações comprovadas) até a data de 01/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*